Câmara de Jaboticabal sedia 2º Conferência de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

por Ana Paula publicado 12/05/2022 14h19, última modificação 12/05/2022 14h19

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Câmara Municipal de Jaboticabal realiza na próxima quinta-feira (19/05), a partir das 19 horas, no Plenário da Casa, a 2º Conferência de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento é aberto ao público e será transmitido em tempo real pelos canais da Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal) e Facebook (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal).

A iniciativa, proposta pela vereadora Val Barbieri, membro da CDHC ao lado dos vereadores Prof. Jonas (presidente), Profa. Paula, Dra. Andréa Delegada e Dr. Mauro Cenço, integra a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída em Jaboticabal no ano de 2017, pela Lei nº 4.869/2017.

“Fizemos a primeira edição em 2021 e retornamos com a proposta para reforçar as ações de combate e conscientização contra a violência sexual infantojuvenil, e fazer coro à campanha “Maio Laranja”, que acontece todos os anos em vários municípios e estados do país. Nosso objetivo é levar conhecimento e conscientizar a população para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. Todos estão convidados a participar”, convidou Val Barbieri.

Os números são preocupantes. De acordo com o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil - estudo realizado e editado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em outubro de 2021 -, mostra que entre os anos 2017 e 2020, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas até 19 anos – uma média de quase 45 mil casos por ano. O estudo mostra ainda que crianças de até 10 anos representavam 62 mil das vítimas nesses quatro anos, ou seja, um terço do total. As meninas seguem sendo as maiores vítimas de violência sexual, representando quase 80% do total. Os dados ainda apontam que a maioria dos casos de violência sexual ocorre na residência da vítima e, para os casos em que há informações sobre a autoria dos crimes, 86% dos autores eram conhecidos das vítimas.

As exposições acerca de assuntos sobre o tema serão feitas por especialistas das áreas de Serviço Social, Psicopedagogia, Direito e Conselho Tutelar.

SERVIÇO

2ª CONFERÊNCIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DATA: 19/05/2022
INÍCIO: 19 horas
LOCAL: no Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal – Rua Barão do Rio Branco, 765 – Centro.
CONTATO: Vereadora Val Barbieri – (16) 3209-9484


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478