Câmara de Jaboticabal sedia II Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio

por Ana Paula publicado 05/05/2023 16h55, última modificação 09/05/2023 08h32

Para reforçar o compromisso de combater as violências contra crianças e adolescentes, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboticabal, Ministério Público do Estado de São Paulo, OAB/SP 6ª Subseção de Jaboticabal, com apoio da prefeitura municipal, promove no dia 18 de maio, a partir das 19h30, o II Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é aberto ao público e contará com transmissão pelos canais da Câmara no YouTube e Facebook.

A segunda edição do Fórum ocorre na data que marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” (Lei Federal 9.970/10) e o “Dia Municipal de Combate à Violência Infantil” (Lei Municipal nº 3740/2008). Em Jaboticabal, ainda há a Lei nº 4869/2017, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a fim de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade jaboticabalense pela luta em defesa dos direitos infanto-juvenis.

Neste ano, a abordagem do tema será feita pelo Prof. Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa, psicólogo do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pessoa, que traz em seu currículo o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente; atuou como representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (2014-2019). É Editor Associado da Revista School Psychology International (SPI). Entre seus temas de interesse de pesquisa estão os processos de resiliência; o desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei.

Integrantes da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB/SP 6ª Subseção de Jaboticabal também apresentarão um painel sobre o assunto. O evento deve ainda contar com a presença do prefeito municipal Prof. Emerson Camargo; do promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Jaboticabal, Dr. Carlos Macayochi de Oliveira Otuski, de integrantes da Escola do Legislativo e da OAB/SP Jaboticabal.

PARA SABER – Neste ano, completamos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, encontrada morta aos 8 anos carbonizada após ser sequestrada, drogada e estuprada em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo. A data acabou se tornando um marco nacional no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.