Câmara Municipal de Jaboticabal abre inscrições para o curso gratuito de LIBRAS no dia 21 de agosto

por Ana Paula publicado 10/08/2023 16h30, última modificação 10/08/2023 16h30

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal abre, na segunda-feira (21/08), as inscrições para novas turmas do curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o público ouvinte. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente na página da Escola do Legislativo, no site institucional da Câmara (www.jaboticabal.sp.leg.br). O formulário de inscrição ficará disponível para preenchimento das 08h00 do dia 21/08 às 17h00 do dia 22/08.

O curso é destinado a qualquer pessoa que queira aprender a segunda língua reconhecida do país. Os cursos oferecidos são: “Nível 1 – Introdução à Língua Brasileira de Sinais”, para pessoas a partir dos 16 anos que nunca tiveram contato com LIBRAS; “Nível 2 – Básico”, voltado para pessoas a partir dos 16 anos que já concluíram o nível de Introdução com no mínimo de 40 horas; e o “Nível 3 – Intermediário”, direcionado a pessoas a partir dos 16 anos que já concluíram os níveis de Introdução e Básico, com no mínimo de 40 horas cada nível.

“A pessoa que estuda e entende Libras assegura à pessoa surda, ou com deficiência auditiva, o acesso à comunicação, à informação e à educação, ou seja, propicia a efetiva integração dos surdos na vida em sociedade”, defende o Presidente da Câmara Municipal e idealizador do curso, vereador Dr. Edu Fenerich (MDB).

Para a vereadora Profa. Paula (PT), presidente da Escola do Legislativo, “o curso possibilita ao aluno se comunicar em Libras nos mais diversos contextos sociais”. “Aprender Libras é permitir a acessibilidade e a inclusão”, complementou a diretora da Escola, Silvia Mazaro.

NÚMERO DE VAGAS – Ao todo serão oferecidas gratuitamente 105 vagas, sendo 40 para o curso de Introdução, 40 para o Básico e 25 para o Intermediário. As aulas acontecem na Câmara Municipal de Jaboticabal, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 765.

As aulas do nível de “Introdução” acontecerão todas as terças-feiras, das 18h00 às 20h00 – a partir do mês de outubro, as aulas serão em dois dias da semana, todas as terças e quintas-feiras, ambos os dias no mesmo horário, para que o conteúdo possa ser fechado até dezembro.

Os encontros do nível “Básico” também ocorrerão todas as terças-feiras, das 20h00 às 22h00 – a partir do mês de outubro, as aulas serão nas terças e quintas-feiras, ambos os dias no mesmo horário.

Já para a turma do nível “Intermediário”, as aulas acontecerão todas às quartas-feiras, das 19h30 às 22h00.

As aulas, com módulos teóricos e práticos, começam no dia 29 de agosto, na Câmara Municipal de Jaboticabal para os níveis (1) Introdução e (2) Básico, e no dia 30 de agosto para o nível 3, Intermediário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3209-9477.

COMO SE INSCREVER? Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela Internet, via formulário disponibilizado na página da Escola do Legislativo, no site www.jaboticabal.sp.leg.br.

O concorrente à vaga deve clicar no banner “Escola do Legislativo”, posicionado na página principal do site da Câmara; na sequência, clicar em CURSOS E TREINAMENTOS (banner verde), e então em “Faça sua inscrição no curso de LIBRAS”. Preencher o formulário e enviá-lo.
O formulário de inscrição ficará disponível das 08h00 do dia 21/08 às 17h00 do dia 22/08.

As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de recebimento da inscrição devidamente preenchida. Aqueles que ficarem de fora da primeira chamada, formarão uma lista de espera.