Câmara Municipal de Jaboticabal antecipa devolução de R$ 100 mil aos cofres do Município para ajudar na saúde

por Ana Paula publicado 15/04/2021 14h58, última modificação 15/04/2021 20h20

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboticabal, comandada pela vereadora Renata Assirati (PSC), devolveu à Prefeitura o valor de R$ 100 mil na tarde dessa quarta-feira (14/04). A entrega oficial do cheque ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Prof. Emerson Camargo (PATRI); da secretária de saúde, Ornella Padovani Perez; da responsável pelo Laboratório Municipal, Eliana Camilotti; do Chefe de Gabinete, Edson Ganzarolli; do 1º secretário da Câmara, Prof. Jonas (Republicanos), da 2ª secretária, Profª Paula (PT), além dos vereadores Dr. Mauro Cenço (Podemos), líder do Governo da Câmara, e Dr. Edu Fenerich (MDB).

A decisão de antecipar a devolução de parte do duodécimo mensal do Legislativo veio após um pedido protocolado na Casa, pelo prefeito, solicitando ajuda do Poder Legislativo para o término da reforma do Laboratório Microrregional Municipal “Dr. Alfredo Paschoal Calarota”. A finalização das obras deve garantir o retorno do laboratório ao prédio de origem, que pertence ao município. Com isso, a prefeitura deve deixar de gastar R$ 2.862,54 por mês com o aluguel do imóvel que tem abrigado o laboratório temporariamente desde 2015.

Prefeito Prof. Emerson Camargo recebe oficialmente o cheque das mãos da presidente da Câmara, Renata Assirati.

“De pronto a Câmara já se dispôs de fazer essa devolutiva. E por que isso? Porque o laboratório é de extrema importância para a cidade e para os munícipes. E outra coisa, além de nós voltarmos à origem o laboratório, a prefeitura vai deixar de pagar aluguel. Então isso é mais importante ainda, porque vai voltar esta verba [do pagamento do aluguel] para os cofres públicos, para outras coisas que precisam também. Todos [os vereadores] estiveram de acordo para esta devolutiva”, afirmou Renata Assirati.

O prefeito igualmente ressaltou a importância do laboratório para a estrutura de saúde do município. Isso porque, o Laboratório Microrreginal de Jaboticabal é responsável por atender gratuitamente às solicitações de exames laboratoriais feitas pelos médicos de todas as unidades básicas de saúde do município; além de pedidos do Hospital das Clínicas, do Hospital do Amor, da Vila Vicentina. São mais de 140 tipos de exames realizados nas áreas de hematologia, bioquímica, uroanálise, parasitologia, sorologia e microbiologia. Entre eles estão o de HIV; hepatites A, B e C; exames hormonais e marcadores tumorais; hemograma; proteinúria; cultura de urina, fezes e secreções em geral; TGO; TGP; glicose; colesterol; ácido úrico; pesquisa de sangue oculto; entre outros. Segundo a responsável pelo laboratório, Eliana Camilotti, são mais de 270 mil exames e mais de 40 mil pacientes atendidos por ano.

“Este laboratório é do município, e atende a população há mais de 50 anos, e a Câmara Municipal sempre foi muito parceira da Prefeitura. Quando a gente fala de parceria, nós não estamos falando de conivência, mas estamos falando de trabalhar em prol de um bem comum. E qual é o bem comum? Uma educação de qualidade, a saúde de qualidade, desenvolvimento social de qualidade, enfim tudo aquilo que vai favorecer obviamente a sociedade”, pontuou Prof. Emerson.

Vereadores com o prefeito municipal e representantes da saúde momentos antes do ato da entrega antecipada de parte do duodécimo da Câmara aos cofres públicos.

Agora, com a devolução antecipada da Câmara, a expectativa do prefeito municipal é de que o retorno ao imóvel da prefeitura aconteça ainda no primeiro semestre deste ano. “Nós daremos início às licitações para que todo o projeto de finalização da obra aconteça: piso, equipamentos internos, os móveis, a parte de bancada, torneira, a parte de telhado, das portas. Calculamos aí dentro de 90, no máximo 120 dias, concluir esta obra. Claro que essa é uma estimativa e pode prorrogar para mais ou obviamente vir para menos. A gente quer o mais rápido possível pra que a gente possa atender com qualidade os nossos munícipes”, finalizou o prefeito.

Prédio do Laboratório Microrregional de Jaboticabal, anexo ao Centro de Saúde “Albertino Affonso”, aguarda finalização de reforma.

Até a conclusão das obras, o laboratório segue atendendo na Av. Dr. Fontes, 699, das 7h às 16 horas. Logo após, o equipamento volta a atender no anexo ao Centro de Saúde “Albertino Affonso”, com entrada pela Rua Monteiro Lobato.

Assista:

imprensa@camarajaboticabal.sp.gov.br