Câmara Municipal de Jaboticabal apoia o movimento “Novembro Azul”

por Ana Paula publicado 18/11/2021 10h14, última modificação 18/11/2021 10h26

A fachada do prédio da Câmara Municipal de Jaboticabal está iluminada de azul desde o início de novembro para chamar a atenção para a conscientização sobre a saúde do homem, com destaque para a prevenção ao câncer de próstata. As luzes ficam acessas na cor azul até o dia 30 deste mês em apoio ao movimento mundialmente conhecido como “Novembro Azul”.

“Várias instituições públicas e privadas pelo país também aderem ao movimento para ajudar a dar mais visibilidade à causa. É um ato simples, mas que serve exatamente para chamar a atenção. Para que todos se lembrem de que cuidar da saúde é fundamental para ter qualidade de vida. No caso dos homens, é extremamente importante fazer consultas regulares e os exames preventivos relacionados principalmente ao câncer de próstata. Temos que parar com aquela história de que homem não se cuida. E eles têm que se cuidar sim!”, pontuou a presidente do Legislativo, Renata Assirati (PSC).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais incidente entre os homens (excluindo-se o câncer de pele não-melanoma). Em 2019, foram 15.983 mortes pelo câncer de próstata (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM). No Brasil, entre 2020 e 2022, 65.840 homens por ano serão afetados com esse tipo de câncer.

A detecção precoce da doença é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. Sintomas como: Dificuldade de urinar; Diminuição do jato de urina; Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; ou Sangue na urina, é bom investigar. Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

O INCA disponibiliza uma cartilha intitulada “Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?”. Acesse para saber mais: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf

NOVEMBRO AZUL
A campanha Novembro Azul nasceu em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.  No exterior a campanha é chamada de Movember - Moustache/November (em livre tradução bigode/novembro), e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.

ILUMINAÇÃO
Desde setembro deste ano, por decisão da Chefe do Legislativo (Portaria nº 38/2021), a fachada da Câmara fica iluminada para apoiar os movimentos nacionais e internacionais de diferentes áreas, somando forças para ampliar a visibilidade das campanhas de conscientização e prevenção públicas. Para isso, foram instaladas luzes RGB de LED na fachada para a iluminação do prédio.