Câmara Municipal de Jaboticabal entrega Diploma de Honra ao Mérito à Ialorixá Neide Ribeiro

por Virginia publicado 26/08/2022 15h02, última modificação 26/08/2022 15h02

Câmara Municipal de Jaboticabal entregou oficialmente, no final da tarde dessa quinta-feira (25/08), o Diploma de Honra ao Mérito à Ialorixá Neide Ribeiro. O Ato Solene, realizado no Plenário do Palácio Ângelo Berchieri, foi conduzido pela presidente da Casa, Renata Assirati, e contou com a presença de familiares e amigos.

A honraria foi concedida à Ialorixá Neide Ribeiro em cumprimento o Decreto Legislativo nº 780 de 22 de março de 2022, de autoria da vereadora Profa. Paula de Faria.

“Esta é uma noite de reencontro, de reencontro da Mãe Neide com sua cidade natal e, simbolicamente, do reencontro do Brasil consigo mesmo. Do Brasil com sua agenda inclusiva, do encontro com a efervescência política e cultural que merece ser respeitada”, disse a autora da honraria, Profa. Paula, durante seu pronunciamento no Ato Solene.

A Ialorixá Neide Ribeiro recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelas mãos da presidente da Câmara Municipal, Renata Assirati, e da vereadora Profa. Paula.

Na sequência a homenageada fez uso da palavra. “Estou muito feliz de estar recebendo essa honraria das mãos de duas mulheres... Estou muito feliz de estar sendo reconhecida pelo trabalho que fiz a vida toda humildemente. Hoje recebo [ao honraria] com muita satisfação... Isso que eu faço, faria tudo de novo.” A Ialorixá ainda compartilhou com os presentes um pouquinho da sua história de vida e de luta pela valorização da pessoa negra e as atividades oferecidas pelo Centro de Cultura Òrunmìlà, da qual faz parte, em Ribeirão Preto, para a promoção de ações em combate ao racismo e valorização da identidade sociocultural das tradições religiosas de matriz africana. Também falou com orgulho de sua família autodidata em instrumentos musicais e encerrou sua fala afirmando que “desde criança, eu nasci com essa missão. E hoje eu sou a Ialorixá Neide Ribeiro. Eu passei a minha vida toda atendendo fazendo essa minha missão. Eu só existo, porque as pessoas me reconhecem”.

Antes de finalizar a cerimônia, a presidente, Renata Assirati, manifestou que “a entrega desse Diploma de Honra ao Mérito é motivo de muito orgulho para a nossa querida Jaboticabal”.

A íntegra do Ato Solene está disponível no canal da Câmara pelo YouTube.