Câmara Municipal de Jaboticabal entrega dois Títulos de Cidadania em Ato Solene

por Ana Paula publicado 04/03/2022 15h39, última modificação 04/03/2022 16h58

A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou a entrega oficial de dois Títulos de Cidadania Jaboticabalense na tarde de quinta-feira (24/02), em Ato Solene realizado na Sala da Presidência.

A outorga de Cidadã Jaboticabalense foi concedida à engenheira agrônoma e professora doutora Maria Esmeralda Soares Payão Demattê, conforme o Decreto Legislativo nº 724, de 21 de maio de 2019, de autoria do então vereador João Bassi, aprovado à época por unanimidade pelos vereadores. Por conta da pandemia, e dos cuidados de saúde necessários à homenageada, a honraria foi entregue a sua representante, Sandra Helena dos Santos, pelas mãos da presidente da Casa, Renata Assirati, e pelo vereador Paulo Henrique Advogado, representando no ato João Bassi.


Sandra Helena, em representação à Maria Esmeralda, recebe a honraria das mãos da presidente da Casa, Renata Assirati, e do vereador Paulo Henrique Advogado, representando o então vereador João Bassi, autor do Decreto.

A leitura da biografia da homenageada, que é bauruense de nascimento, foi feita por André Felipe Maria. Antes da leitura, o jovem, um admirador da história e da luta de Maria Esmeralda nas áreas do meio ambiente, cultura e da filantropia em terras jaboticabalenes, destacou o trabalho da homenageada para manter vivo o sebo Saber, que “na época, era o único sebo que tínhamos e ia fechar. A professora Esmeralda dispensou recursos próprios, que não foram poucos, para adquirir e preservar o sebo... É uma pessoa a quem Jaboticabal deve muito a sua cultura... [ela] abriu o sebo também como um espaço cultural. Além de sebo, uma biblioteca comunitária e também um espaço sociocultural”, pontuou.

Em nome de Maria Esmeralda, Sandra Helena, relatou a felicidade pelo reconhecimento: “Palavras dela - ela se sente imensamente alegre por receber esse título, pois há tantos anos morando nessa cidade, ela já se sentia jaboticabalense de coração”, contou a representante.

Moradora de Jaboticabal desde a década de 60, Maria Esmeralda atuou como pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) entre os anos de 1968 e 1974, bem como exerceu atividades docentes, administrativas e de pesquisa na UNESP, onde se aposentou como professora titular. Além da contribuição acadêmica, Maria Esmeralda dedicou-se a trabalhos filantrópicos na área de meio ambiente e cultural, diligenciando, por exemplo, projeto cultural Cine Sebo & Biblioteca Comunitária, voltado para a preservação e comercialização de obras literárias, disponibilização de obras para consulta pública, promoção de artistas de Jaboticabal e região, entre outros.

> Assista a entrega da honraria à Maria Esmeralda >


Na sequência, o advogado Pedro Augusto Maciel Caldas Cavalcanti também recebeu o Título de Cidadão Jaboticabalense por meio do Decreto Legislativo nº 737, de 18 de setembro de 2019, de autoria do vereador Paulo Henrique Advogado, aprovado por unanimidade na Casa de Leis.


Dr. Pedro Cavalcanti recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos da presidente da Casa, Renata Assirati, e do vereador Paulo Henrique Advogado, autor da homenagem.

“Isso não é apenas uma honra a mim concedida, é o reconhecimento de uma dedicação a essa terra que me acolheu com tanto amor, com tanto carinho, com tanta atenção... sinto-se muito honrado, porque Jaboticabal é uma terra de conquistas, de frutos e de crescimento como ser humano”, manifestou Dr. Pedro.

Nascido em Cabrobó (PE) em 15 de outubro de 1981, Pedro Cavalcanti, ingressou na primeira turma do curso de Direito da Faculdade de Educação São Luís, de Jaboticabal, no ano 2000. Trabalhou até 2006 no Banco do Brasil, em Monte Alto (SP), quando decidiu desligar-se para dedicar totalmente às atividades advocatícias. Especialista em Direito Administrativo atuou em terras jaboticabalense junto ao quadro de advogados do escritório Vantini Advogados, e prestou, por mais de sete anos serviços de assistência gratuita aos hipossuficientes em Jaboticabal, por meio do convênio entre a OAB e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Em 2016, o jovem advogado retornou a sua terra natal para participar da disputa eleitoral para o cargo de vice-prefeito, onde se sagrou vitorioso. Atualmente reside em Cabrobó, porém sua mãe segue morando em Jaboticabal, onde retorna sempre que pode pelos laços familiares e de amizades.

> Assista a entrega da honraria a Pedro Cavalcanti >


Além da presidente da Casa, Renata Assirati (PSC), e do vereador Paulo Henrique Advogado (PATRI), também participou do ato a vereador Professora Paula (PT).

Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478