Câmara Municipal de Jaboticabal homenageia os Destaques do Ano da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra

por Ana Paula publicado 24/11/2021 10h41, última modificação 24/11/2021 12h01

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, nessa segunda-feira (22), os destaques do ano da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra TG02-018, de Jaboticabal. A solenidade ocorre anualmente em cumprimento a quatro decretos legislativos que instituíram o diploma de “Atirador do Tiro de Guerra Destaque do ano” (Decreto Legislativo nº 540/2010); o de “Policial Militar do Ano” (Decreto Legislativo nº 560/2011); o de Policial Civil do Ano (Decreto Legislativo nº 578/2012); e o de “Bombeiro do Ano” (Decreto Legislativo nº 626/2014). Todos aprovados por unanimidade no Legislativo municipal.

Em 2021, o Cabo PM Reinaldo Augusto Mota foi escolhido em sua corporação como “Policial Militar do Ano”; a investigadora Adriana Aparecida Marques a “Policial Civil do Ano”; Guilherme Andreotto de Almeida como “Atirador do Tiro de Guerra Destaque do Ano”; e o Soldado PM Wilson Carlos Sylvestre foi eleito o “Bombeiro do Ano”.


Vereador Dr. Mauro Cenço saúda os homenageados em nome da Câmara Municipal de Jaboticabal.

Na cerimônia para a entrega das honrarias, o vereador Dr. Mauro Cenço usou a tribuna em nome do Poder Legislativo para saudar os homenageados. “Todos os escolhidos são exemplos de cidadania plena, comportamentos exemplares e altamente merecedores desta digna homenagem. Nossas congratulações a todos”, discorreu o parlamentar.

Ao longo da cerimônia, ao passo que as biografias dos homenageados eram lidas, cada um recebia o seu diploma das mãos do seu superior hierárquico e da presidente da Casa, Renata Assirati.

Para o Subtenente do Exército Brasileiro, Eloisio Siqueira, atual chefe de instrução do TG02-018 de Jaboticabal, “... É importante incentivar aqueles que se destacam positivamente, e este evento tem essa finalidade. No decorrer do ano de instrução, fica notório a desenvoltura de alguns jovens, quer seja por ser identificado com a situação militar ou pela sua garra, determinação e vontade de fazer a coisa certa. Virtudes que serão evidenciadas de alguma maneira... Andreotto demonstrou atributos que são do verdadeiro soldado brasileiro”, pontuou o Subtenente.


Guilherme Andreotto de Almeida recebe o diploma de "Atirador do Tiro de Guerra Destaque do Ano" das mãos do Subtenente do Exército Brasileiro, Eloisio Siqueira, e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Na sequência, o jovem atirador, Guilherme Andreotto de Almeida, subiu à tribuna. Em seu discurso, o homenageado destacou a importância e o significado de “turma”, em referência ao grupo de atiradores do TG. “Para nós camaradas de armas... turma é identidade, é símbolo, é comunhão, é analogia. Turma é marca registrada. A “turma” nos distingue no tempo e no espaço profissional. É ordenação hierárquica que nos faz perder a individualidade e nos abriga na coletividade..., quando um irmão parte e nos da sensação de perda irreparável, só quem passou por um curso militar sabe e sente como é”, manifestou Andreotto.

Já o Capitão da PM, Leonardo Frederico Tayar Lui, enalteceu o desempenho funcional do Cabo da PM homenageado, bem como a importância do papel familiar no suporte ao policial. “Por várias vezes eu precisei que o Mota ocupasse funções muito acima do que o Estado paga... Responsável por turnos, e faz isso com uma grandeza, que se eu pudesse aqui, eu mesmo o tornava Sargento... Tenho certeza que além de sua capacidade, tem algo em casa que te ajuda bastante, que é sua esposa e sua filha, que tanto te apoia e tanto que aguenta as escalas noturnas, fora de casa, muitas vezes dando sinal de vida: estou vivo, estou aqui!”, relatou o Capitão.


O Cabo da PM Reinaldo Augusto Mota recebe o diploma de "Policial Militar do Ano" das mãos do Capitão Tayar e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Em seu pronunciamento, Mota, agradeceu: “Primeiramente agradecer a Deus por este presente. Quero também agradecer minha família, minha esposa, minha filha e também o meu comandante. Muito obrigada a minha equipe que me apoia no dia a dia, porque sem eles eu não estaria aqui”.

Por sua vez, a vereadora Dra. Andréa Delegada, titular da Delegacia de Defesa da Mulher, destacou o trabalho conjunto das corporações no município, e exaltou a competência da investigadora homenageada. “Como Policial Civil estou orgulhosa de participar dessa solenidade em que a investigadora Adriana Marques recebe a homenagem de Policial Civil do Ano a poucos dias de completar 27 anos de carreira. Sempre dedicada ao seu compromisso de servir a nossa população... Adriana é exemplo de comprometimento e modelo de empoderamento, afinal, nós mulheres podemos e devemos participar de tudo aquilo que nos credenciamos, seja ao atendimento público ou na hora de tirarmos uma simples dúvida de balcão, ou durante uma operação ou investigação policial com todos os riscos que ela possa vir representar para nossas vidas... Rogo a Deus diariamente que recompense todos vocês com muita saúde, sabedoria e coragem”, declarou a Delegada.


Adriana Marques recebe o diploma de "Policial Civil do Ano" das mãos da vereadora e delegada de Polícia, Dr. Andréa, e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Para a Investigadora do Ano, Adriana Marques, gratidão foi a palavra de ordem: “Eu só tenho uma coisa a dizer: Gratidão. Gratidão em primeiro lugar pela minha mãe, sem ela decidir levar a gestação adiante eu não estaria aqui. Em segundo lugar, ao Rogério... que é psicólogo, também bombeiro. Ele me trouxe de volta à vida, porque nossa profissão é muito árdua, e às vezes a gente não aguenta. Eu passei por um momento muito difícil quando eu cheguei em Jaboticabal, e graças à sabedoria e ao trabalho desse homem [Rogério], eu estou viva aqui hoje recebendo essa homenagem!... Ninguém é policial sozinho, então a gente precisa de equipe. Precisa de companheirismo! E eu agradeço a todos que me apoiaram e que trabalham comigo, que dividem o dia a dia comigo”, expressou Adriana.

Depois foi a vez do 2º Sargento da PM, Dinael Buzinaro Ricardo, discorrer sobre o Destaque do Ano do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal. “A rotina militar exige muito da dedicação de cada um, inclusive da família, da participação, da paciência, do companheirismo que a gente tem dentro de casa. E o Soldado Silvestre tem sido de fato um exemplo a ser seguido... Ele se acumula de tarefas e executa com maior bom gosto. Ele se coloca à disposição mesmo nas suas horas de folga. É uma pessoa dedicada, é um amigo fiel, é um profissional aplicado. Busca sempre melhorar e compartilhar os seus conhecimentos com seus colegas. Então tenho certeza que estamos bem representados aqui hoje. Como dizem: ‘se ferem algum de nós, ferem a todos’, mas quando homenageia algum de nós, homenageia a todos. Nada mais justo esse reconhecimento na data de hoje, e que isso sirva de incentivo para que ele continue buscando cada vez mais o aprimoramento profissional e trabalhando para harmonia dentro do quartel”, exprimiu o 2º Sargento.


Sylvestre recebe o diploma de "Bombeiro do Ano" pelas mãos do 2º Sargento da PM, Dinael Ricardo, e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Em seu discurso, o Bombeiro do Ano, Wilson Carlos Sylvestre, que chegou a se emocionar no início de sua fala, foi categórico: “se eu tenho alguma coisa a dizer por estar sendo homenageado hoje, como Bombeiro do Ano, é graças aos meus companheiros. Se não fossem eles, eu não estaria aqui!... Todo conhecimento possível eu acabo transmitindo, e ao mesmo tempo, nessa transmissão, eu recebo muito mais... Agradeço imensamente, pois somos o Corpo de Bombeiros, ou seja, um corpo só...”, destacou Sylvestre.


Vice-Prefeito, Nelson Gimenez, durante seu pronunciamento em representação ao prefeito Prof. Emerson Camargo.

O vice-prefeito municipal, Nelson Gimenez, que representou o prefeito Prof. Emerson na solenidade, fez a leitura de uma carta enviada pelo Chefe do Executivo: “... Hoje toda nossa população os aplaude pela bravura e compromisso com a segurança e bem-estar de nossa sociedade. É justa essa homenagem, que certamente se estende a vossas corporações que tanto trabalham para manutenção da ordem. Enalteço-os pela força, coragem e inteligência empregadas diariamente em nossos serviços...”, diz trechos da carta lida por Gimenez. “Estendo meus cumprimentos a todos os homenageados, mas não somente a vocês, mas sim a todos de suas corporações. Como disseram: somos todos um só... pois todos nós dependemos uns dos outros”, externou o vice-prefeito.


Presidente da Câmara, Renata Assirati, conduz a cerimônia de homenagem aos destaques do ano da PM, PC, Corpo de Bombeiros, e Tiro de Guerra.

Por fim, a presidente do Legislativo, Renata Assirati, que comandou a sessão solene, destacou o papel heroico desempenhado diariamente pelos profissionais da segurança pública na luta contra o crime. “Muito me orgulha poder presenciar e vivenciar este momento, principalmente para mim, que venho de uma família de militares: meu saudoso pai e minha irmã, ainda na ativa. Tenho exemplo em casa de como é ser herói sem capa... Parabéns a todos vocês que estão sempre atuantes... cumprindo suas missões, protegendo nossa comunidade, a nossa Jaboticabal. Essa é uma homenagem aos nossos heróis de Jaboticabal”, enfatizou Assirati.

Também marcaram presença na cerimônia os vereadores Val Barbieri, Daniel Rodrigues, Gregório Casagrande e Pepa Servidone.

A íntegra da sessão solene, com os discursos e biografia dos homenageados, está disponível no canal da Câmara no Youtube e também pelo Facebook. A galeria de fotos está disponível pelo Facebook.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478