Câmara Municipal de Jaboticabal participa da 6ª Ed. da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG)

por Ana Paula publicado 20/09/2023 11h58, última modificação 20/09/2023 12h08

Terminou na última sexta-feira (15.set.2023) a 6ª Edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), realizada este ano em Genebra, na Suíça. O evento teve como pauta a cooperação global para capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público e contou com uma série de atividades de capacitação, troca de experiências e rodadas de intenções e acordos de cooperação entre a comunidade internacional e escolas de governo do Brasil.

A Câmara Municipal de Jaboticabal esteve presente no evento. Representada pelo presidente Dr. Edu Fenerich e pela diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, a Câmara integrou a Mostra Brasileira de Relatos de Experiência para Cooperação Prestada e Recebida, que reuniu cerca de 40 organizações brasileiras aprovadas por Edital, além da mostra de organizações internacionais.

O relato apresentado pela Câmara de Jaboticabal no último dia do evento (15 de setembro) foi o Parlamento Jovem (PJ), programa desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL). Na oportunidade, os representantes jaboticabalenses destacaram a importância de programas públicos que incentivem o exercício da cidadania entre a população jovem. O presidente da Casa ainda destacou os programas coleta de lixo eletrônico e do curso de Língua Brasileira de Sinais oferecido gratuitamente à população.

Para a canadense Lori Bell, membro do Grupo de Avaliação das Nações Unidas (UNEG) desde 2000, e que atualmente vive em Paris, a troca de experiências com outros países é uma oportunidade para o surgimento de novas ideias quando o assunto é política pública. Lori ainda chama a atenção para a importância das avaliações e para o papel das redes sociais como relevantes canais de divulgação dos resultados. “... Se você é uma Câmara Municipal, você também tem que ser transparente e tem que retribuir para as pessoas os resultados das avaliações... eu acho que com as redes sociais agora tem muito mais [possibilidades]. Você sabe que no passado teríamos consultas públicas, mas agora você pode usar as mídias sociais e maneiras novas e interessantes de escuta social. Existem outras formas de tentar compreender o que o eleitorado da Mesa e a sua população pensam sobre a nova política de educação ou a nova política de proteção social. Então acho que a oportunidade de vir a Genebra para tentar explorar outras práticas de avaliação, em outros países, é uma grande oportunidade.”, opinou Lori.

Primeiro dia do evento contou com painéis e mesas redondas sobre Cooperação, Democracia e Cidadania; Cooperação para Avaliação de Políticas Públicas; entre outros. Foto: Governo de Sergipe/SEAD

O presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), Roberto Lamari, destacou que os órgãos públicos brasileiros ainda devem avançar na questão de avaliação para resultados. “A gente peca um pouco em como fazer essa avaliação. Eles [comunidade internacional] levam muito a sério isso. Talvez é um ensinamento que a gente leva que é importante. E que sem dúvida nenhuma vai melhorar o processo de gestão. E isso traduz no que, em melhores politicas para a sociedade. É muito importante a presença da Escola do Legislativo, que vai começar a trabalhar isso, e do presidente da Câmara, porque ele vai se preocupar cada vez mais que a Câmara tenha um processo de avaliação dela mesma. Daquilo que ela quer entregar para a sociedade. Nós precisamos fazer uma agenda nossa, de 2030, aonde que a nossa Câmara quer chegar em 2023. O que nós queremos atender a população. Agora, vamos tentar conseguir parcerias pra ver esse processo de avaliação e que a gente consiga levar isso para o Brasil”.

Para o Embaixador do Brasil em Genebra, Tovar da Silva Nunes, aproximar pequenos municípios do cenário mundial também é necessário quando o assunto é alcançar a Agenda 2023. “Acho muito importante a participação de uma ampla representação de escolas, de pequenas cidades, sobretudo, que é um desejo nosso, aqui no exterior, de fazer com que em todos os rincões do Brasil exista uma percepção da importância da política pública”, pontuou o diplomata.

Agora, a expectativa é colocar em prática o conhecimento adquirido e as assinaturas de protocolos de intenções para projetos de fortalecimento à cidadania, cursos de capacitação junto a organizações nacionais, como o TRE de Sergipe; o Interlegis; TCE da Bahia, Câmara Municipal de Itapevi e Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Representantes brasileiros de diversos órgãos públicos selecionados para a 6ª SAEG. Foto: Divulgação.

A SAEG foi organizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

PARA SABER – A Agenda 2023 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, que visam promover o desenvolvimento sustentável em três dimensões: social, econômica e ambiental. Eles foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas em 2015, como parte da Agenda 2023, e devem ser alcançados até o ano de 2023. Um dos objetivos (ODS) é Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.