Caminhada #EuAcreditoNaVida abre Semana de Prevenção ao Suicídio em Jaboticabal

por Virginia publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
A segunda edição do “Setembro Amarelo: um grito pela vida” vai movimentar Jaboticabal entre os dias 8 e 14 de setembro com diversas palestras que abordarão um dos temas ainda considerados tabu para muitos: o suicídio.

A Caminhada #EuAcreditoNaVida abre as atividades no próximo sábado (08/09), na Rui Barbosa, com saída às 9h do Ginásio Municipal de Esportes e chegada na Praça 9 de Julho. Neste ano, também estão programadas sete palestras com profissionais da área da saúde mental, como psicólogos, psiquiatra e fisioterapeuta, que vão apresentar assuntos relacionados à prevenção ao suicídio: mitos e verdades, o que leva alguém a cometer suicídio, quais os indícios, como prevenir, entre outros.

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (2017), divulgados pelo Ministério da Saúde, 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, em média no Brasil. O suicídio já é a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Só no Estado de São Paulo, foram 2.339 mortes por suicídio em 2014, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), divulgados em setembro de 2016.

“Convido a todos para participar conosco desta Semana tão importante de conscientização. O suicídio é um final trágico de problemas que tem causado tanta dor para diversas pessoas e suas famílias. É importante compreender as causas que podem levar uma pessoa a atentar contra a própria vida e, sobretudo, o que fazer para ajudar”, pontuou o vereador Luís Carlos Fernandes (PSC), autor da lei de criação da Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio em Jaboticabal.

PARA SABER – A Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio foi criada pela Lei nº 4.872/2017 e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Jaboticabal. O objetivo é intensificar, durante a Semana, os trabalhos de atenção primária em especial as relacionadas à prevenção ao suicídio e outros transtornos, além de ampliar o debate sobre o problema, incentivar a criação de programas para conscientização e orientação quanto à importância da prevenção, alertando sobre o risco das doenças que levam ao suicídio, e das vantagens do diagnóstico precoce e possibilidade de cura, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E PARTICIPE:

08/09 – Caminhada #EuAcreditoNaVida
Horário: 9h00
Concentração e saída: Ginásio Municipal de Esportes e chegada na Praça 9 de Julho

10/09/2018 – Palestra “Precisamos continuar falando sobre suicídio” (aberta ao público)
Horário: 19h30
Palestrante: Dr. Vinícius Faria (Médico Psiquiatra)
Local: Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal

11/09/2018 – Palestra “Suicídio, conhecer para prevenir” (para a Polícia Militar)
Horário: 13h00
Palestrante: Fernanda Stéfani Cassiano (Psicóloga)
Local: Auditório do Sindicato dos Motoristas