Carreta do curso de qualificação profissional de soldagem chega a Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O curso foi solicitado ao governo estadual pelo vereador Pepa Servidone (PPS) ainda em 2018, e neste ano, o parlamentar comemora a vinda da unidade móvel.

Começaram nessa quarta-feira (27/02), em Jaboticabal, as aulas do curso de Soldador do programa “Via Rápida Emprego”, oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado de São Paulo. Em Jaboticabal, foram ofertadas 60 vagas para aulas em três turnos, manhã/tarde/noite, com 20 alunos por turma. As aulas seguem até 29 de março.

Realizado em uma carreta itinerante, com espaço para aulas teóricas e dez cabines com equipamentos de soldagem para as práticas, o curso de qualificação profissional foi solicitado ao governo estadual pelo vereador Pepa Servidone (PPS) ainda em 2018, e neste ano, o parlamentar comemora a vinda da unidade móvel.

Vereador Pepa Servidone, ao lado do instrutor Carlos Alberto Bottino (Bato) participa de aula inaugural.

“O importante é ter bom relacionamento com seus deputados, secretários, com o governador. Hoje tenho como vice-governador o Rodrigo Garcia, uma pessoa que tem ajudado muito, um parceiro, e demonstrou isso agora. Diante de 645 municípios do estado de São Paulo, Jaboticabal é o primeiro [do ano] a ser contemplado com o curso de soldador. A pessoa vai sair daqui com diploma e vai ajudar muito na sua contratação pós o término do curso. Isso é muito importante para Jaboticabal na questão de geração de empregos. E quero agradecer não só o prefeito Hori, mas também o proprietário da Tobace, que cedeu os cabos que precisávamos para fazer a instalação [elétrica] da carreta”, disse Pepa.

De acordo com a assistente técnico administrativo da Fatec, instituição responsável pela gestão do curso em Jaboticabal, Janaína Mirabelli, foram mais de 300 pedidos de inscrições. “Temos nesse curso de soldagem, a maioria homens, porém, tivemos mulheres inscritas. Isso é muito importante, mostrar que não só os homens tem interesse nessa área”, pontuou Janaína.

Isabel Gasparino, uma das mulheres a encarar o curso de soldagem.

É o caso de Isabel Gasparino. “Eu gosto desse tipo de coisa. Nós mulheres estamos pronta para tudo. Esse curso vai ser muito bom pra gente poder ter mais alguma coisa para apresentar no currículo. Eu quero sim trabalhar nesse ramo de soldadora. É muito desafiador, muito bom”, disse a aluna.

Marcos Paulo pensa em se "encaixar na área de solda”.

Para o vendedor externo Marcos Paulo Silvério, o curso pode ser uma oportunidade para iniciar uma nova carreira. “Me interessou muito por causa da capacitação que dá pro profissional nessa área da indústria. A expectativa que eu consiga aprender tudo o que for me passar, para poder usar adequadamente no futuro. A primeira oportunidade que tiver eu vou tentar me encaixar na área de solda”, torce o aluno.

O instrutor no curso em Jaboticabal, Carlos Alberto Bottino (Bato), inspetor de solda N1, destacou a importância da constante qualificação. “Tudo é soldagem, desde em câmeras, ônibus, carros, cada um dentro do seu processo, mas todos com a mesma importância. [O curso] É um começo. Uma oportunidade boa, que está se dando gratuitamente. E daí pra frente, optar por mais cursos, por mais qualificação, chegando nos patamares melhores. A gente nunca sabe pra qual empresa que vai, às vezes pode ir para uma pequena ou grande, mas todos fazem parte de uma escada, que leva sempre, se tiver determinação, pro caminho mais alto”, ressaltou o instrutor.

Agora, a expectativa do vereador Pepa Servidone é garantir outros cursos itinerantes de qualificação profissional. “O segundo passo é o curso de panificação, juntamente com o curso de açougueiro. A gente já entrou com o pedido, eu creio que terminando esse, se já puder vir seguido, já quero que na próxima semana [após finalizado o de soldagem]. Agora, nesse momento político, quero focar um pouco mais na questão de geração de emprego”, finalizou Pepa.