CIAFs VII e II devem receber recurso de emenda parlamentar conquistada pelo vereador Daniel Rodrigues

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Visita à unidade do CIAF VII apontou necessidade de reparos para eliminação de infiltrações em paredes, nova pintura, de equipamentos como ventiladores, entre outros.

O vereador Daniel Rodrigues (PSC) visitou na manhã dessa segunda-feira (25/03) o Centro Integrado de Atendimento à Família “Alice Kamla” (CIAF VII), na Cohab IV, juntamente com o secretário municipal da Saúde, João Roberto da Silva, para conferir de perto a estrutura da unidade básica de saúde.

Vazamentos e trincos na parede, agravados em parte pelas chuvas das últimas semanas, motivaram a visita do parlamentar, que quer saber o que deve ser feito para resolver, ou no mínimo, amenizar os problemas do local.

“Durante a visita, constatamos que o forro de gesso do teto da recepção caiu, também vimos algumas infiltrações em paredes, que pode dar mofo, como inclusive aconteceu em uma das salas. A gente vê a necessidade de uma reforma de urgência, e a emenda parlamentar que conseguimos com o deputado Zerbini certamente vai ajudar nisso”, relatou Rodrigues.

CIAF VII deve receber parte de emenda parlamentar conquistada pelo vereador Daniel Rodrigues.

O parlamentar se refere a um reforço financeiro de R$ 150 mil para o custeio, fruto de uma emenda parlamentar conquistada pelo vereador junto ao deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB), e que deve ser utilizado prioritariamente, segundo o secretario da Saúde, para serviços de manutenção nos CIAF VII e também no CIAF II “Danilo Pretoucic”.

“A saúde é prioritária, temos um percentual vinculado [do orçamento] de 15% para a saúde, mas investimos em torno de 30% do nosso orçamento. E só com recursos próprios, não conseguimos manter o sistema de saúde. Então essas verbas, que nossos representantes trazem, são de extrema importância, como por exemplo, essa verba que o vereador Daniel está trazendo. Vamos prioritariamente tentar vincular [o recurso] ao CIAF VII. Agora nós temos que fazer o levantamento do que falta, quais as obras que realizaremos aqui, porque o CIAF VII tem uma estrutura excelente, mas carece de alguma manutenção, como reboco, pintura. Também vamos tentar destinar parte do recurso para o CIAF II, que precisa da construção de um muro, e outras pequenas demandas”, revelou o secretário.

Parede de uma das salas de procedimento fica mofada por conta da umidade.

O vereador, por sua vez, destacou que “o CIAF VII faz cerca de 900 consultas médicas por mês, mais as ações das equipes de estratégia da família. São cerca de 30 colaboradores que atendem pacientes da Cohab IV, Santo Antônio, Jardim Alvorada, Boa Vista, Residencial, Jardim Angélica e outros bairros que também utilizam esse CIAF. Então é importante que todos que utilizam aqui tenham além do bom atendimento, um local adequado. A unidade precisa de pintura, de alguns equipamentos como ventiladores, além de uma cobertura estendida na fachada para abrigar os pacientes em dias de chuva, ou até mesmo do sol, quando tiver muita gente. Então estamos fazendo nosso trabalho como vereador. Conseguimos a liberação de verba e também temos que fiscalizar o que está sendo feito pelo Governo para melhorar a qualidade de vida da nossa população, e vamos acompanhar de perto a evolução desse trabalho”, finalizou Rodrigues.