Clube da Velha Guarda de Jaboticabal é homenageado pela Câmara Municipal pelos seus 50 anos

por Ana Paula publicado 01/09/2023 15h23, última modificação 01/09/2023 15h23

Em uma noite recheada de lembranças, o Clube da Velha Guarda de Jaboticabal recebeu Diploma de Honra ao Mérito pelos seus 50 anos de fundação. Além da instituição, 50 pessoas que fizeram e fazem parte dessa história, receberam placas comemorativas. A homenagem, prestada pela Câmara Municipal em sessão solene, foi realizada na última segunda-feira (28.ago.2023) na sede do clube.

O vereador Gregório Casagrande, autor do Decreto Legislativo (DL nº 798/2022), que conferiu as placas comemorativas, foi o primeiro a ocupar a tribuna. Em seu discurso, Casagrande relembrou momentos de sua infância e juventude no clube, e destacou a força da Velha Guarda no enfrentamento da pandemia da COVID-19, sobretudo no quesito financeiro. “Tudo iniciou com seis pessoas que tiveram um sonho de ter esse clube... Um clube que passou por esse momento de pandemia, onde não tinha arrecadação... hoje consegue fazer três bailes por mês [além de locações do espaço]... isto é mérito de todos que passaram por aqui e de quem está na gestão hoje”, parabenizou o parlamentar.

Vereador Gregório Casagrande ocupa a tribuna para saudar os homenageados com placas comemorativas.

Após a entrega das placas comemorativas, uma a uma, sob os olhares de familiares e amigos, Carmo Leonildo da Cunha ocupou a tribuna para falar em nome dos homenageados. “Podem ter certeza que esta noite é marcante para o CVG. Este é um dos poucos clubes na região que chega aos 50 anos com atividades todos os sábados atraindo casais de cidades vizinhas, até de Ribeirão Preto. O CVG sempre foi muito bem administrado e hoje é presidido por uma mulher: professora Zoraide Folachio Carvalho. A primeira mulher a assumir a presidência do CVG! Dançar faz bem para o corpo, mente e espírito. Que venham mais 50 anos!”, desejou Carmo Leonildo.

Carmo Leonildo fala em nome dos homenageados.

Na sequência, o vereador Ronaldinho, autor do Decreto Legislativo que conferiu diploma de Honra ao Mérito ao Clube (DL nº 799/2022), fez a entrega oficial da honraria à presidente da instituição, Zoraide Folachio Carvalho.

“Exatamente cinco décadas de muita história, que se fossemos contar cada uma delas, um dia aqui não seria suficiente. Belos Bailes tradicionais aos sábados, inesquecíveis festas juninas, competições de bocha, animados carnavais de salões, enfim, são 50 anos! E, diga-se de passagem, não deve ser fácil administrar e conseguir uma longevidade tão fértil por tanto tempo assim... Infelizmente todos nós atravessamos por uma pandemia e o clube passou por dificuldades de não poder funcionar ativamente, contudo a garra a perseverança e por sermos uma cidade coragem, fizeram que este estimado Clube da Velha Guarda passasse por mais esse período de maneira positiva, tanto que aqui estamos para comemorar com muita alegria este Jubileu de Ouro”, discorreu Ronaldinho.

Presidente do CVG, Zoraide Carvalho - primeira mulher a ocupar a presidência do clube -, comemora o recebimento do diploma de Honra ao Mérito conferido ao clube por iniciativa do vereador Ronaldinho.

Para a presidente do CVG, Zoraide, “o Clube da Velha Guarda tem papel importante na comunidade jaboticabalense e na região no contexto cultural, pois contribui para o estreitamento de laços de amizade com outras comunidades por meio de trabalho e alegria. Os que hoje estão sendo homenageados representam todos aqueles, associados ou não, colaboradores, que fizeram e fazem a diferença para o nosso clube, porque ninguém passou pelo nosso clube sem deixar nada, muito menos sem levar algo. Contribuíram para que o Clube da Velha Guarda continue cumprindo com seus objetivos e realizando o sonho de todos, porque Dançar é Viver, faz bem para o corpo e para a alma”.

O vice-prefeito Nelson Gimenez encerrou os discursos da noite de homenagem em nome do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo. “O Clube da Velha Guarda marcou muito a minha vida. Pulei muito carnaval aqui! Uma história muito marcante da minha vida foi quando eu pedi a minha esposa em namoro. Eu disse: – Nós vamos namorar, mas só depois de amanhã, porque hoje eu vou pular carnaval lá na Velha Guarda! – Se hoje o Clube completa 50 anos se deve muito ao trabalho de todos que aqui passaram, pela contribuição de cada um... A gente diz que o pessoal vem pra cá dançar, mas não, eles vêm pra confraternizar!”, pontuou Gimenez.

Vista parcial da sessão solene, presidida pelo presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, saudou os guardistas falecidos e os presentes. “Parabenizo a todos pelos 50 anos de feliz e profícua existência entre nós. Vocês indubitavelmente são motivos de orgulho e contentamento para todos os jaboticabalenses. Que Deus continue a abençoá-los e protege-los sempre”, desejou Fenerich.

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Dr. Mauro Cenço, Prof. Jonas e Renata Assirati.

Confira a íntegra da Sessão Solene:

Veja a galeria de fotos da solenidade: