Combate ao suicídio mobiliza psicólogos e psiquiatras no Setembro Amarelo, em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Atividades acontecem de 7 a 13 de setembro, e contará com palestras voltadas ao público de diversas idades.

Com o objetivo de diminuir o índice de suicídio em Jaboticabal e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, a terceira edição do “Setembro Amarelo: um grito pela vida” realiza uma série de atividades que começam no sábado (07/09) e seguem até o dia 13 de setembro em diversos locais da cidade.

A Caminhada #EuAcreditoNaVida abre as atividades no desfile cívico da Independência, que acontece no dia 7 de setembro, na Rui Barbosa, com saída às 8h45 do Ginásio Municipal de Esportes e chegada na Praça 9 de Julho. Neste ano, também estão programadas dezenas de palestras com profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, que vão apresentar assuntos relacionados à prevenção ao suicídio. Afinal, como sobreviver em tempos de pressão? Qual o ponto de vista de religiões, como a católica e a evangélica, bem como de espíritas e umbandistas, sobre o suicídio? Essas e outras reflexões integram a pauta de discussão do “Setembro Amarelo” na cidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que pelo menos 800 mil pessoas cometam suicídio a cada ano, e o problema já é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Um boletim epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde, e divulgado em 2017, aponta que entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio no país.

Diante dos números, políticas públicas e conscientização são quesitos fundamentais na luta contra o suicídio, uma vez que 90% dos casos são evitáveis, segundo especialistas da área. “Ano a ano estamos conseguindo atrair mais parceiros e levar mais pessoas a refletir sobre a questão do suicídio, que é tão sério, tão complexo, e ainda tão estigmatizado por tanta gente, e isso impede que muitas pessoas procurem ajuda. Não é frescura, não é falta do que fazer! É preciso entender que conhecimento e informação podem salvar vidas. E é exatamente essa nossa intenção. Difundir para a população, por meio de profissionais capacitados, o que podemos fazer para combater esse mal que não escolhe classe social, sexo, cor, enfim... Convido todos a participar conosco”, propôs o vereador Luís Carlos Fernandes (PSC), autor da Lei nº 4.872/2017, que criou e integrou a Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio no Calendário Oficial de Eventos de Jaboticabal.

PREMIAÇÃO LITERÁRIA – Para tratar do assunto com o público jovem da cidade, o CRIAR REDAÇÃO passou a integrar, neste ano, o movimento “Setembro Amarelo” em Jaboticabal, e propôs uma prova de premiação de redação para estudantes da rede pública de ensino do 9º ano do Ensino Fundamental, e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. O resultado sai dia 13 de setembro. Os cinco primeiros colocados de cada grupo ganharão bolsas de estudo gradativas do CRIAR REDAÇÃO. As redações premiadas, junto com fotos da edição do Setembro Amarelo, ficarão expostas no Jaboticabal Shopping.

PARA SABER – A Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio foi criada pela Lei nº 4.872/2017 e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Jaboticabal. O objetivo é intensificar, durante a Semana, os trabalhos de atenção primária em especial as relacionadas à prevenção ao suicídio e outros transtornos, além de ampliar o debate sobre o problema, incentivar a criação de programas para conscientização e orientação quanto à importância da prevenção, alertando sobre o risco das doenças que levam ao suicídio, e das vantagens do diagnóstico precoce e possibilidade de cura, entre outros.


PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO 2019

07/09/19 | 8h45 > Caminhada #EuAcreditoNaVida – Saída do Ginásio Municipal de Esportes

09/09/19 | 19h > Palestra “No Limite: como sobreviver em tempos de pressão?”
Dr. Vinícius Faria (Médico Psiquiatra)
Local: Centro de Convenções UNESP

10/09/19 | 14h > Palestra “Cheguei na 3ª Idade. E agora?”
Cláudia M. F. Silva e Nathália Zocollaro (Psicólogas)
Local: Clube da 3ª Idade

11/09/19 | 19h30 > Mesa Redonda “Fé e Religião. Uma nova perspectiva sobre o suicídio”.
Pr. Gideoni Morais (Igreja Evangélica), Mário Fernando Berlingieri (Espírita), Pe. Paulo Mazzi (Igreja Católica), Sérgio Ramos (Umbanda).
Local: Câmara Municipal

12/09/19 | 19h30 > Cine pela Vida “Reflexão sobre o filme Yonlu”
Carla Bellodi (Psicanalista)
Local: Colégio Santo André

13/09/19 | 19h30 > Encerramento “Show SobreViver”
Várias apresentações
Local: Concha Acústica | Entrada: 1 litro de leite

Palestras nas escolas da rede Estadual e Municipal: “Não deixe a dor do presente ferir os seus futuros sonhos”, com diversos psicólogos do Grupo SobreViver.


Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478