Começa o curso de Libras na Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O curso, realizado pela Escola do Legislativo, conta com 60 vagas distribuídas em duas turmas. A segunda turma começa nesta quinta (4/10), às 19 horas.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), abriu oficialmente o curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), na noite dessa terça-feira (02/10). O curso, realizado pela Escola do Legislativo, conta com 60 vagas distribuídas em duas turmas. É totalmente gratuito e segue até dezembro.

O objetivo da formação é dar condições para que o aluno ouvinte adquira conhecimentos e habilidades necessárias para se comunicar com os surdos; é também promover o conhecimento sobre o mundo do surdo, seu modo de ser, sentir, agir, suas necessidades e a sua cultura; desmistificar alguns conceitos sobre os surdos; proporcionar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma contextualizada; e favorecer situações de reflexão e troca de experiências.

“Agradecer muito a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta contribuíram para que isso fosse possível, e agradecer os inscritos. E lembrar que o nosso objetivo é a multiplicação de pessoas capacitadas na Língua Brasileira de Sinais, e em consequência, a maior inclusão das pessoas com deficiência auditiva no nosso cotidiano. Desejo a todos os alunos pleno sucesso. Que ao final, ao receber o certificado, possam exercer essa função fantástica da multiplicação do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais em benefício das pessoas com deficiência auditiva”, destacou o presidente da Casa, idealizador da implantação do curso na Câmara de Jaboticabal.

Aula inaugural da Turma 1, nesta terça-feira (02/10).

No total, foram recebidos 202 pedidos de inscrição, dos quais os 60 primeiros garantiram vaga. As inscrições foram efetivadas em ordem cronológica, ou seja, de acordo com o horário de recebimento dos e-mails no correio eletrônico disponibilizado para o curso (cursodelibras.cmj@gmail.com). Por conta da grande procura, uma lista de espera foi formada para substituição em caso de desistências ou falta na primeira aula.

De acordo com a diretora do órgão da Câmara, Silvia Mazaro, a turma, que seria apenas uma com 25 alunos, acabou sendo ampliada. “Devido à grande procura, aumentamos para 30 o número de alunos. Além disso, o presidente da Casa nos solicitou a abertura de uma turma extra. Tivemos inscrições de professores, comerciantes, estudantes, enfim, pessoas de vários ramos de atividade. Para se ter uma ideia, somente nas duas primeiras horas do dia 17 de setembro, quando começaram as inscrições, o e-mail já registrava mais de 60 pedidos de inscrição”, pontuou Silvia.

A segunda turma começa nesta quinta (4/10), também às 19 horas. As aulas terão duração de três horas, sendo a primeira hora dedicada à parte teórica, e as duas últimas para a parte prática. O curso totalizará 40 horas, com certificado ao final, pelos que concluírem o curso.

Para fevereiro de 2019 está programada uma nova turma de módulo básico e uma para o módulo sequencial. Mas é bom ficar atento, porque será impreterivelmente somente uma turma por curso, com 30 vagas cada. Ainda não há data definida.