Comissão de Assuntos Relevantes sobre prevenção ao suicídio é instalada na Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 11/05/2022 09h08, última modificação 11/05/2022 14h00

A Comissão de Assuntos Relevantes para averiguar e propor soluções de políticas públicas de suporte emocional e prevenção ao suicídio no município de Jaboticabal foi instalada no final da tarde dessa segunda-feira (09/05), na Câmara Municipal de Jaboticabal.

A vereadora Profa. Paula (PT), escolhida para presidir a comissão durante a sessão ordinária em que a resolução foi aprovada por unanimidade, conduziu a reunião de abertura dos trabalhos. Compõem ainda a comissão, como membros, os vereadores Dr. Edu Fenerich (MDB), Dr. Paulo Henrique Advogado (PATRI), Val Barbieri (PRTB) e Daniel Rodrigues (PSDB).

Durante a reunião de instalação, os parlamentares debateram sobre a importância de se entender qual o gargalo municipal acerca do atendimento e suporte às pessoas em sofrimento emocional e para a prevenção do suicídio. Para isso, a comissão quer ouvir profissionais da área da saúde que atuam no município para iniciar um mapeamento na cidade. O objetivo é verificar quais os protocolos adotados pela rede municipal de saúde e por profissionais da área quanto ao atendimento daqueles que precisam de atendimento psicológico e psiquiátrico no combate à depressão, transtornos da ansiedade, entre outros, e para a prevenção ao suicídio.

Vereadores membros da Comissão de Assuntos Relevantes para averiguar e propor soluções de políticas públicas de suporte emocional e prevenção ao suicídio em Jaboticabal se reúnem para instalação da comissão e início dos trabalhos.

“Recebi uma mensagem de desabafo de uma pessoa que tempos depois perdeu a luta para o sofrimento emocional. É muito triste! Não podemos ficar de braços cruzados. E nesta primeira reunião, de instalação da comissão, já partimos com algumas ideias. Nosso próximo passo é ampliar o grupo, somando profissionais da área da saúde que atuam em nosso município, para ouvi-los e delimitarmos um plano de ação concreto. Já adianto que em breve faremos visitas nos locais de atendimento da rede municipal de saúde para entendermos na prática como é o protocolo de atendimento ao cidadão que busca por atendimento psicológico e psiquiátrico”, disse Profa. Paula.

PARA SABER – A comissão foi criada pela Resolução nº 369/2022, de autoria da vereadora Profa. Paula, e tem como objetivo fiscalizar in loco os serviços de saúde e outros órgãos que atendam esta demanda; além de apurar as notificações, dados sobre automutilação e tentativas de suicídio pelos diferentes órgãos do município; verificar as políticas públicas de valorização da vida em execução no município; verificar o fluxograma, plano de trabalho e/ou protocolos de atendimento para os casos de automutilação, ideação suicida, tentativa de suicídio ou situações de crise de quem procura os Serviços Municipais de Saúde e Conselho Tutelar; entre outros.

A comissão tem 90 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo o prazo ser prorrogado por igual período.