Conhecimento na prática: Câmara recebe visita de alunos do Colégio Duílio Poli - Equilíbrio

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Conhecer a Câmara Municipal pessoalmente é um momento em que eles podem vivenciar o Legislativo.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na terça-feira (27/11) a visita de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Duílio Poli - Equilíbrio. No total, 32 crianças acompanhadas das professoras Cristina Jus Chioda e Aline Cristine Scarpim da Cunha fizeram a visitação guiada, que teve como objetivo ampliar a compreensão dos escolares a respeito da Casa de Leis.

A diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, durante recepção aos visitantes.

A diretora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal, Silvia Mazaro, foi quem recepcionou os visitantes no salão nobre, onde está localizada a Galeria dos Presidentes. Em seguida os estudantes foram acomodados na galeria do Plenário e puderam conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo, qual a função da Câmara, para que serve o parlamentar, o que é a Escola do Legislativo. A servidora também explicou como funcionam as sessões, falou sobre a Mesa Diretora e como ela é composta, sobre as sessões ordinárias que são realizadas na primeira e terceira segundas-feiras de cada mês, e, por fim, destacou que as sessões da Câmara são acessíveis aos surdos por meio da interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além do Plenário, o tour contou ainda com passeio pelos departamentos administrativos e gabinetes parlamentares.

Professoras Aline Cristine Scarpim da Cunha e Cristina Jus Chioda, com o 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Duílio Poli - Equilíbrio.

Para a professora Aline, conhecer a sede do Legislativo municipal é uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos. “Eles estão estudando sobre o assunto [os três poderes] na disciplina de Geografia. Então, conhecer a Câmara Municipal pessoalmente é um momento em que eles podem vivenciar o Legislativo. É uma forma deles aprenderem ainda mais”, avalia a docente.

AGENDAMENTO – Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal devem entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento, caso o grupo precise de interpretação de LIBRAS, basta avisar na hora do agendamento.

A galeria de fotos está disponível na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).

Texto: Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira