Conscientização ambiental: Câmara de Jaboticabal disponibiliza ponto permanente de descarte de lixo eletrônico

por Ana Paula publicado 23/06/2023 15h37, última modificação 23/06/2023 15h41

Que os equipamentos tecnológicos trazem facilidades para o mundo pós-moderno, ninguém duvida. O que muita gente não sabe, ou esquece, é que dentro destes dispositivos pode haver elementos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente quando descartados de forma errada, como mercúrio, cadmio, chumbo, entre outros.

Para ajudar no descarte correto, e contribuir para ações de preservação do meio ambiente, a Câmara Municipal de Jaboticabal passa, a partir desta sexta-feira (23.jun.23), a oferecer permanentemente um ponto de coleta para o descarte de lixo eletrônico.

Caçamba colocada no estacionamento da Câmara, cedida pela Reúsa, vai receber o lixo eletrônico descartado.

O programa cumpre uma resolução aprovada por unanimidade na Casa de Leis jaboticabalense em maio deste ano. Cabos, carregadores, fones de ouvido, lanternas, telefones celulares, telefones fixos, monitores, CPU/teclados de computador, impressoras, CD/DVD/pilhas e baterias, placas de rede, placa de vídeo, caixas de som, estabilizadores, televisão, entre outros aparelhos eletrônicos, estão entre os itens que podem ser descartados no ponto de coleta da Câmara.

“Estamos vivendo um momento em que o aumento do lixo eletrônico é exponencial dentre a população brasileira, em virtude da maior utilização de aparelhos que consumimos em nosso cotidiano. A conscientização e educação na prática do descarte destes materiais é de suma importância para toda a sociedade brasileira, pois, sua execução evitará, ou, no mínimo reduzirá consideravelmente a ocorrência de enorme malefícios a todos nós”, defende o presidente do Poder Legislativo, Dr. Edu Fenerich, autor da Resolução ao lado dos vereadores que compõem a Mesa Diretora do biênio 2023/2024, Val Barbieri (Vice-Presidente), Renata Assirati (1ª Secretária) e Ronaldinho (2º Secretário).

Um relatório do Global E-waste Monitor 2020, que contou com a participação da ONU, ratifica o pensado do vereador. O levantamento aponta que cerca de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico foi produzido no mundo em 2019 – destes, 13.1 milhões de toneladas são produzidos pelas Américas. Um relatório das Nações Unidas coloca o Brasil em quinto lugar no ranking mundial entre os maiores produtores de lixo eletrônico, atrás da China, Estado Unidos, Índia e Japão.

Coletor de pilhas disponível na recepção da Câmara. Para o descarte dos equipamentos eletroeletrônicos, leve na Câmara e solicite na recepção para que seja feito o depósito do material na caçamba.

Segundo Fenerich, o programa foi propositalmente colocado em prática no mês de junho, por ser considerado o mês de conscientização ambiental. Vale lembrar que o dia 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído com o objetivo de mobilizar a comunidade a tomarem iniciativas em favor da preservação do ambiente natural.

Para garantir a destinação final conforme a legislação ambiental vigente, os materiais eletrônicos coletados na Câmara serão encaminhados a empresas parceiras certificadas, como por exemplo, por meio de convênio com a FUNEP [Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão], da UNESP/Câmpus Jaboticabal. O programa conta ainda com o apoio da Reúsa.

“Convido a todos que tenham equipamentos eletrônicos inservíveis, quebrados, para que façam o descarte correto por meio do ponto disponibilizado na Câmara Municipal”, finalizou o presidente da Casa.

COMO DESCARTAR?
Separe os materiais antes de sair de casa;
• Não desmonte os equipamentos que vai ser descartado, basta deixá-lo por inteiro, para evitar acidentes e contaminações;
• Leve até a Câmara Municipal, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 765 – centro –, no horário de expediente (de 7h30 às 12h00 e de 13h30 às 17h00), e solicite na recepção para que seja feito o depósito do material na caçamba disponibilizada na Casa para este fim;
• Pilhas comuns podem ser descartadas soltas em um recipiente posto na recepção da Câmara;
• Qualquer cidadão (pessoa física), empresas ou lojas, podem levar o seu lixo eletrônico para ser depositado na caçamba da Câmara para o destino correto;
• As empresas ou lojas que tiverem lixo eletrônico em maior quantidade podem entrar em contato e agendar um horário para descartar o material;
• O material descartado na lixeira disposta na sede da Câmara Municipal somente poderá ser retirado pela empresa autorizada a dar o descarte correto do material.