Curso de Preparação para Gestantes forma cerca de 50 mamães em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 26/10/2023 16h05, última modificação 26/10/2023 16h07

Chegou ao fim, nessa quarta-feira (25.out.23), o Curso de Preparação para Gestantes, oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal, e que neste ano trouxe como slogan “Transformando Amor em Conhecimento”.

Iniciado no final de agosto deste ano, ao todo foram oito semanas consecutivas, sempre às quartas-feiras, com palestras sobre diversos assuntos que afetam a vida das mamães e seus bebês, como por exemplo: as vias de parto, as fases da gravidez, como amamentar corretamente, como cuidar da dentição, como prevenir acidentes dos pequenos dentro de casa e como agir caso haja incidentes, sobre a vacinação dos pequenos, além da relação entre a gravidez e os animais de estimação, e a anticoncepção.

A cerimônia de encerramento, ocorrida no Centro de Recreação Edson Martini (3ª idade), contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB), do prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), dos secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, e da Saúde, Sérgio Ramos, além das mamães, acompanhadas de familiares, que participaram do programa.

De acordo com os organizadores, 68 grávidas se inscreveram, mas nem todas concluíram o curso. Foram cerca de 50 que garantiram o certificado de formação, das quais todas receberam um Kit Enxoval de bebê contendo saída de maternidade, toalha, manta, meias e macacões. As gestantes que marcaram 100% de presença também levaram pra casa um carrinho de bebê.

Formandas conferem o kit enxoval que receberam no encerramento do Curso de Preparação para Gestantes.

Segundo o chefe do Legislativo, vereador Dr. Edu Fenerich, médico ginecologista e idealizador do curso ainda na década de 80, antes mesmo do surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e de ocupar cargo de agente político, o objetivo do curso sempre foi o de formar cada vez mais gestantes e puérperas quanto aos assuntos que permeiam a vida dessas mulheres. “Eu imaginei que se ministrasse para essas gestantes, conhecimentos de tudo aquilo que acontece durante a gravidez, durante o trabalho de parto, a gravidez seria muito mais tranquila. Os partos também. E não deu outra! Essa ideia vingou e a gente foi aperfeiçoando cada vez mais. Agora, com apoio fundamental do Prof. Emerson, finalizamos com êxito mais uma edição desse curso”, manifestou Fenerich, ao destacar que o curso já preparou, ao longo das edições realizadas, mais de 1.300 gestantes, incluindo a nova turma.

[Esq. à dir.] Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Auriciar Grigório; presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB); prefeito Municipal de Jaboticabal, Prof. Emerson Camargo (MDB); secretário Municipal de Saúde, Sérgio Ramos, ladeados pelos itens do kit de enxoval para bebê a serem distribuídos às participantes. Gestantes que concluíram o curso com 100% de presença também ganharam carrinhos.

Por sua vez, Prof. Emerson parabenizou os profissionais envolvidos na execução do curso e enalteceu a importância do conhecimento neste processo de mudança na vida das mulheres e suas famílias. “Quem é mãe, já é a manifestação de que Deus existe. Quando tem um filho, já é a manifestação de que o milagre é real. Vocês são milagres por estarem aqui hoje vivas, sendo mães. Nós somos milagres dessa vida! E é importante que se tenha um curso como esse, porque o aprendizado e o conhecimento sempre tem espaço, e nunca é suficiente. A gente sempre precisa de mais. Que vocês levem esse curso, além desses presentes que estão sendo ofertados [hoje], pra vida de vocês. A cada filho, uma nova história. A cada nova história, uma nova jornada. A cada jornada, um novo aprendizado”, expressou Prof. Emerson durante seu pronunciamento no evento.

Formandas do Curso de Preparação para Gestantes 2023 juntamente com autoridades municipal.

O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Assistência e Desenvolvimento Social; do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Unimed Jaboticabal; apoio da Oxiquímica Agrociência; sob coordenação do médico ginecologista Dr. Edu Fenerich.