Curso gratuito de Preparação para Gestantes atrai mais de 100 participantes em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Programado para durar nove semanas, o curso oferece palestras que contam com uma equipe multidisciplinar.

Começou nessa quarta-feira (03/04), em Jaboticabal, mais uma edição do Curso de Preparação para Gestantes. As palestras “Vivência da Maternidade/Paternidade e Mudanças Familiares" e “Desenvolvimento Infantil”, ministradas pela psicóloga da UNIMED, Patricia Penariol, e pela terapeuta da UNIMED, Andréa Costa Cesar, abriram o ciclo de palestras. Ao todo, 118 gestantes em diversas fases da gestação participam do curso, que segue até o dia 05 de junho, sempre às quartas-feiras, às 14 horas, no Centro de Recreação Edson Martini (3ª idade).

Programado para durar nove semanas, o curso oferece palestras que contam com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, bombeiros, dentistas, veterinários e psicólogos que abordam as relações entre família-filhos, as fases da gravidez, como amamentar corretamente, como dar banho na criança, como cuidar da dentição, como prevenir acidentes dos pequenos dentro de casa e como agir caso haja incidentes, sobre a vacinação dos pequenos, além da relação entre a gravidez e os animais de estimação. Também haverá explicações sobre os tipos de parto, entre eles, o parto humanizado.

Médico ginecologista da rede pública e vereador na Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, participa da abertura do curso.

O idealizador do curso ainda na década de 80, o médico ginecologista da rede pública de saúde e vereador da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), participou da abertura do evento ao lado do secretário de Saúde, João Roberto da Silva. "A ideia nasceu justamente da observação. As pacientes que faziam o pré-natal naquela oportunidade [em 1986], chegavam no hospital sem o menor conhecimento do que estava acontecendo nos seus organismos grávidos, porque que aquelas alterações aconteciam e como é que deviam conviver salutarmente com elas. Então a ideia foi criar um curso justamente para que elas pudessem ter um ciclo grávido-puerperal, uma gravidez muito mais tranquila. Chegasse no hospital na hora do parto, fosse ele normal ou cesário, mais preparada e sabendo como agir. E inclusive depois, como cuidar dos seus recém-nascidos, e ainda como devia proceder no puerpério, aquele período pós-parto até que o organismo retorne as condições não-gravídicas. Por isso nasceu o curso em 1986”, contou Fenerich. De acordo com idealizador e atual coordenador do evento, o curso preparou ao longo das edições 1.263 gestantes.

Grávida do segundo filho, Jaine Veiga participa do curso pela segunda vez. A primeira foi há sete anos.

E é exatamente a variedade de assuntos discutidos ao longo do curso que atraiu Jaine Ribeiro Veiga mais uma vez. Grávida de três meses, essa é a segunda vez que Jaine participa. A última foi há sete anos, quando estava grávida da primeira filha. Dessa vez, ela volta atrás de novidades. “Eu acho que tira bastante dúvida, é bem interativo. Eles [palestrantes] tiram todas as dúvidas. Acho bem legal. Nesta primeira palestra mesmo, gostei de saber como é o desenvolvimento do bebê, porque muitas mães às vezes sabe o tempo que o bebê leva para cada coisa”, pontuou a participante.

"Era minha preocupação. Como saber os meses certinho, o que eles vão fazendo. Foi bem legal hoje. Deu pra dar uma descontraída e aprender um pouco mais já" - Graziela da Silva, mamãe de primeira viagem.

Grávida de cinco meses, Graziela Geovana da Silva, que encara a maternidade pela primeira vez, vê no curso uma oportunidade de buscar conhecimentos. “Quando descobri que estava gráfica foi um pouco de medo, mas agora tá sendo uma emoção maravilhosa. Uma prima minha já participou e disse que era bom eu vir porque eu ia entender muito mais coisa. É uma experiência a mais. Hoje, gostei de saber como as crianças vão se desenvolvendo. Era minha preocupação. Como saber os meses certinho, o que eles vão fazendo. Foi bem legal hoje. Deu pra dar uma descontraída e aprender um pouco mais já”, revelou a mamãe de primeira viagem.

O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Assistência e Desenvolvimento Social; do Fundo Social de Solidariedade; do Hospital e Maternidade Santa Isabel, e Unimed Jaboticabal.

A galeria de fotos do evento está disponível no Facebook da Câmara.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

03/04/2019 – 1ª SEMANA (Concluído)
14h00 – Abertura: Apresentação do curso/Secretário João Roberto e Dr. Edu Fenerich
14h20Vivencia da Maternidade/Paternidade e mudanças familiares
Palestrante: Patricia Penariol – Psicóloga da Unimed
15h00Desenvolvimento Infantil
Palestrante: Andréa Costa Cesar – Terapeuta da Unimed

10/04/2019 – 2ª SEMANA
14h00Anatomia e Fisiologia do aparelho reprodutor feminino/Assistência pré-natal
Palestrante: Dr. Edu Fenerich
15h00A gravidez e os animais de estimação
Palestrante: Dra Hellenara Machado da Silva  -Veterinária da Unesp de Jaboticabal