Curso gratuito de Preparação para Gestantes reúne mais de sessenta mulheres no Centro de Recreação Edson Martini

por Ana Paula publicado 01/09/2023 17h21, última modificação 01/09/2023 17h21

A Prefeitura Municipal de Jaboticabal abriu oficialmente o Curso de Preparação para Gestantes 2023, nessa quarta-feira (30.ago.2023), no Centro de Recreação Edson Martini (3ª idade).

Neste ano, 68 gestantes se inscreveram para participar da capacitação, que traz como tema “Transformando amor em Conhecimento”. É o caso de Roberta Cardozo Leoneves, 20 anos, mamãe de primeira viagem e grávida de 26 semanas da Lavínia. “É a [minha] primeira gestação. A gente não tem noção de nada! E é tanto ‘pitaco’. Tanta gente fala tanta coisa, que você não sabe em que acreditar. Então falei: - vou fazer o curso porque aí eu sei que é certeza e é aquilo que vai ser verdade no que eu tenho que fazer”, opinou a jovem.

E foi pensando em gestantes como Roberta que o curso foi idealizado ainda no final da década de oitenta. De lá pra lá, mais de mil gestantes foram formadas no curso. É o que conta o ginecologista da rede municipal de Saúde, e atual presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, que marcou presença na abertura do evento ao lado dos secretários municiais de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, e de Saúde, Sérgio Ramos. “Eu tive a ideia de realizar [esse curso] porque eu iniciava a minha vida profissional no Hospital São Marcos, e as pacientes que faziam pré-natal comigo, nos primeiros CIAFS – CIAF Centro ¬–, chegavam para ter os nenéns lá no hospital em completo desespero, sem saber o que estava acontecendo, o que ia acontecer, tanto durante o trabalho de parto como no parto, fosse ele normal ou cesáreo. Então eu imaginei que se ministrasse para essas gestantes, conhecimentos de tudo aquilo que acontece durante a gravidez, durante o trabalho de parto, a gravidez seria muito mais tranquila. Os partos também. E não deu outra! Essa ideia vingou e a gente foi aperfeiçoando cada vez mais. Agora, com apoio fundamental do Prof. Emerson, iniciamos mais uma edição do curso”, contou Fenerich.

Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio Ramos, “essas políticas públicas, que são também políticas de inclusão, trazem capacitação, neste momento voltado às gestantes, para que possam, assistindo as palestras, também contribuir para uma gestação responsável, uma gestação com mais segurança e mais saúde. Ou seja, é trazer qualidade de vida, disponibilizar qualidade de vida para nossa população”.

A primeira semana do curso começou com a palestra “Saúde Mental na Gestação”, com a psicóloga e analista do comportamento, Márcia Ulian, que falou sobre a ansiedade do momento e chamou a atenção pra importância do apoio familiar. “Nesse caso, a ansiedade ela acaba atingindo. não tem como. É tudo novo, e a gente tem medo, normalmente, do desconhecido... A ansiedade ela faz parte. Acredito que uma vida mais tranquila, o apoio das pessoas, aonde ela [gestantes] possa descansar, que ela possa se permitir. Porque o que pega muito é a questão da falta de permissão para poder descansar, para ter esse alívio que tanto precisa, evitando assim a exaustão. Acho que tirar alguns cochilos, praticar uma atividade física caso a pessoa já esteja atuante de forma moderada, de acordo com as indicações médicas, fazer medicação. Acho que isso é uma coisa importante, porque a respiração faz com que alivie muitas vezes essa ansiedade”, incentiva a psicóloga.

Psicóloga Márcia Ulian ministra palestra sobre "Saúde Mensal na Gestação".

Serão oito semanas consecutivas, sempre às quartas-feiras, no Centro de Recreação Edson Martini, com palestras que tratam de diversos temas que afetam, principalmente, a vida das mamães e de seus bebês, como por exemplo, as vias de parto, as fases da gravidez, como amamentar corretamente, como cuidar da dentição, como prevenir acidentes dos pequenos dentro de casa e como agir caso haja incidentes, sobre a vacinação dos pequenos, além da relação entre a gravidez e os animais de estimação, e a anticoncepção.

O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Assistência e Desenvolvimento Social; do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Unimed Jaboticabal; e Corpo de Bombeiros; e apoio da Oxiquímica Agrociência.

Veja como foi o primeiro dia de atividades>