Destaques do Ano da PM, PC, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra recebem honrarias em sessão solene; diplomas de Honra ao Mérito também são entregues

por Ana Paula publicado 29/11/2023 16h00, última modificação 01/12/2023 14h53

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, no dia 24 de novembro, os destaques do ano da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra TG02-018, de Jaboticabal.

A solenidade é realizada anualmente em cumprimento a quatro decretos legislativos que instituíram o diploma de “Atirador do Tiro de Guerra Destaque do ano” (Decreto Legislativo nº 540/2010), o de “Policial Militar do Ano” (Decreto Legislativo nº 560/2011); o de Policial Civil do Ano (Decreto Legislativo nº 578/2012), e o de “Bombeiro do Ano” (Decreto Legislativo nº 626/2014), todos aprovados por unanimidade no Legislativo municipal.

Dois títulos de Honra ao Mérito também foram entregues. Um ao Dr. Mauricio Lacerda Nogueira, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 751/2021, de iniciativa da vereadora Dra. Andréa Delegada (PODEMOS), e outro à Cooperativa Agroindustrial (COPLANA) pelos 60 anos de fundação, em atenção ao Decreto Legislativo nº 816/2023, de autoria do vereador Gregório Casagrande (SOLIDARIEDADE).

DESTAQUES DO ANO – Em 2023,  Silva foi quem recebeu o diploma de "Atirador do Tiro de Guerra Destaque do Ano". A honraria foi entregue pelas mãos do Chefe de Instrução do tiro de Guerra 02-018, Sargento Fabio Vinicius de Carvalho Fabre, e do presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB). Em seu discurso, Contarin ressaltou a importância dos pais em sua formação e agradeceu os ensinamentos recebidos durante sua passagem no TG02-018. “O TG proporcionou a oportunidade de amizades que vou levar para o resto da minha vida, pois com eles aprendi muito e vivi momentos que jamais esquecerei”, compartilhou o Contarin.

Gabriel Contarin recebe o diploma de Atirador do Tiro de Guerra Destaque do Ano de 2023.

Por sua vez, o Cabo PM Irineu Prais Junior foi o escolhido como “Policial Militar do Ano”. “Aqui a Polícia Militar não é só Polícia Miliar: é uma família! Tive a sorte de trabalhar com excelentes profissionais”, avaliou Prais, que recebeu a homenagem das mãos do comandante da PM de Jaboticabal, Capitão Tayar, juntamente com o presidente da Casa, Dr. Edu Fenerich.

Cabo PM Irineu Prais Junior recebe o diploma de Policial Militar do Ano de 2023.

Na sequência, o escrivão Roberto Luis Limeira Volpe recebeu o diploma de “Polícia Civil do Ano”, entregue pela Dra. Andréa Delegada, titular da Delegacia de Defesa da Mulher, e pelo chefe do Poder Legislativo, Dr. Fenerich. Em seu pronunciamento, Volpe compartilhou as honras recebidas. “Eu queria estender essa homenagem a todos os meus colegas policiais civis. Antes pudessem estar todos aqui comigo e receber esta homenagem... Vivemos um período muito conturbado, muito difícil, a Polícia Civil, as forças de segurança. A falta de investimento nas carreiras policiais na Secretaria de Segurança Pública é notório em nossa cidade... O número de profissionais diminui drasticamente, porém, os esforços da nossa Polícia Civil, junto com a Policia Militar, é claro, não diminui!... Na Polícia Civil o trabalho é árduo, é difícil, é oneroso psicologicamente, [mas], ser policial é mais que uma profissão, é uma vocação, chega ser um sacerdócio!”, discorreu o policial civil.

Roberto Luis Limeira Volpe recebe o diploma de Polícia Civil do Ano de 2023.

Depois foi a vez do PM Guilherme Brunini Martinez receber o título de “Bombeiro do Ano”. Da tribuna, o homenageado enalteceu a importância de cada pessoa que passou por sua vida. “Essa homenagem não é somente do meu esforço individual, mas sim de uma colaboração contínua de vários indivíduos. Dedico essa homenagem a todos que de alguma forma contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. Não é segredo para ninguém que somos resultado da influência de várias pessoas, então acredito que a homenagem que recebo essa noite deve ser dividida com elas”, manifestou Brunini.

PM Guilherme Brunini Martinez recebe o diploma de Bombeiro do Ano de 2023.

DIPLOMAS DE HONRA AO MÉRITO – O médico e pesquisador Dr. Mauricio Lacerda Nogueira, que participou ativamente da terceira fase de testes da vacina Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, recebeu o diploma de “Honra ao Mérito” da Câmara Municipal de Jaboticabal.

Nogueira, que agradeceu pelo reconhecimento, não poupou críticas quanto a posicionamentos políticos das ações tomadas no início da pandemia da COVID-19 no Brasil. “Nós conseguimos, dentro do Estado de São Paulo, sobre a liderança do Instituto Butantan, agir de uma forma bastante agressiva, para que nós pudéssemos salvar vidas... Eu não posso deixar de falar as mortes evitáveis que ocorreram. Pessoas morreram, que não precisavam ter morrido, por falta de ação. E eu dedico esse prêmio ao meu tio que faleceu, Vladimir, essa honraria, porque ele não merecia. Poderia ter sido salvo se as coisas tivessem andado da forma como deveriam ser”, relatou o cientista.


Dr. Mauricio Lacerda Nogueira recebe diploma de Honra ao Mérito.

A Cooperativa Agroindustrial (COPLANA), representada pelo Diretor-Presidente Bruno Rangel Geraldo Martins, e pelo Diretor-Secretário, José Antonio de Souza Rossato Junior, igualmente recebeu diploma de Honra ao Mérito, na noite de homenagens, em reconhecimento aos 60 anos de história da cooperativa. A honraria foi entregue pelo vereador Gregório Casagrande, autor da homenagem.

“A nossa palavra aqui hoje é de agradecimento... Nós temos um trabalho de governança muito sério, onde a gente faz a capacitação dos jovens para que eles, no futuro, possam vir a administrar nossa cooperativa e continuar levando o nome da cooperativa e, consequentemente de Jaboticabal, não só para o Brasil inteiro, mas pelo mundo afora. Mais uma vez agradeço, e fica nosso comprometimento com o desenvolvimento econômico, social da cidade de Jaboticabal e também com o desenvolvimento sustentável de nossos agricultores. Eles sim são os merecedores de toda essa homenagem”, expressou Martins.


Diretor-Presidente Bruno Rangel Geraldo Martins, e pelo Diretor-Secretário, José Antonio de Souza Rossato Junior, recebem diploma de Honra ao Mérito em nome da COPLANA.

Além de familiares e amigos, prestigiaram a cerimônia os vereadores Prof. Jonas (REPUBLICANOS) e Val Barbieri (PRTB), além do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, que compuseram a Mesa ao lado do Presidente da Casa.


Veja a galeria de fotos:



Confira a íntegra da sessão solene:



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477