Dez escolas participam do Parlamento Jovem 2023 da Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 24/08/2023 14h16, última modificação 24/08/2023 14h16

Começou a oitava edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaboticabal. Neste ano, dez escolas, entre públicas e privadas, enviaram seus representantes para vivenciarem na prática o universo Legislativo. O programa é realizado anualmente pela Escola do Legislativo (EL) e envolve alunos do 1º Ano do Ensino Médio dos estabelecimentos de ensino.

A primeira oficina, realizada na quinta-feira (17.ago.23), no Plenário da Casa, foi aberta pela presidente da Escola do Legislativo, Profa. Paula, que deu as boas-vindas aos alunos. A vereadora destacou a importância e o objetivo do programa.

Na sequência, o servidor do Departamento Técnico Legislativo, Luiz Carlos dos Santos, conduziu a primeira oficina, conjuntamente com a diretora do órgão, Silvia Mazaro, e falou sobre os tipos de proposituras que podem ser propostas pelos vereadores, como por exemplo, o projeto de lei, a indicação, a moção e o decreto legislativo.

Jovens parlamentares acompanham informações sobre os tipos de projetos na primeira oficina do PJ 2023, ministrada pelo servidor do Departamento Técnico Legislativo, Luiz Carlos dos Santos.

No próximo dia 30 de agosto, os jovens parlamentares terão a missão de eleger, entres seus pares, os membros da Mesa Diretora (Presidente, Vice-Presidente, 1º/ª Secretário(a) e 2º/ª Secretário(a), que serão responsáveis por conduzir a sessão ordinária do Parlamento Jovem, no dia 25 de setembro deste ano.

Já no dia 09 de novembro, os estudantes e seus professores orientadores partem para uma viagem político-cultural a São Paulo, custeada pelo Legislativo, onde vão conhecer a Assembleia Legislativa do Estado e o Museu da Língua Portuguesa.

O PJ é um projeto apartidário organizado pela Escola do Legislativo. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e instigar debates sobre cidadania. Recentemente, o programa Parlamento Jovem foi um dos selecionados para compartilhar experiências e práticas com outras instituições nacionais e internacionais na 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que acontece em Genebra, Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro.

COMO FUNCIONA O PJ? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com palestras e visitas às escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio, públicas e privadas, podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores desenvolvem os textos com os pupilos. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição que será enviada à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal.

Confira abaixo os jovens parlamentares que compõem o PJ 2023:

Centro Educacional SESI – Juliana Delfino e Maria Vitória Ribeiro
Colégio Maria – Guilherme Travaini Chinalia e Maria Eduarda Nogueira de Oliveira
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Mariana Farinelli e Maria Eduarda Ferreira
Colégio Novo Anglo – João Pedro dos Santos e Marcos Politi
Colégio Poligenes – Marco Antônio Cabral Nascimento e Camily Vitória Fumagali Sacco
Colégio Santo André – Bianca Carvalho da Cunha e Bruno Zocolaro de Campos
Colégio Técnico Agrícola – Maria Clara Ferreira da Silva e Vitória Helen de Melo
Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins (Estadão) – Jefferson Silva Prachedes Bento
Escola Estadual Doutor Joaquim Batista – Ariel dos Santos Alcidio e Isac Santos Conceição
Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso – Karoline Marques dos Reis e Felipe André Pereira Miranda