Dia da Árvore: Passeio Ciclístico Ecológico e plantio de mudas estão programados para este domingo (25/09) em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 21/09/2022 14h25, última modificação 21/09/2022 14h25

A Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Jaboticabal participa neste domingo (25/09) de um ato em alusão ao Dia da Árvore, anualmente comemorado no dia 21 de setembro. No total, 100 mudas de árvores nativas serão plantadas no Loteamento João Costa e outros locais autorizados por seus proprietários. A ação faz parte do 14º Passeio Ciclístico Ecológico, idealizado pela ONG Organização Cultural e Ambiental (OCA), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de vereadores, por meio da Comissão, e diversas empresas da cidade.

As ações programadas para o dia 25/09 começam com o passeio ciclístico, com largada às 8h30, da Praça Felício Buzaidi, ao lado da Escola Joaquim Batista, e segue até a área do loteamento João Costa, para o plantio das mudas. A participação no passeio ciclístico é aberta ao público e a inscrição solidária é de 1 kg de ração de cão ou gato (sem corante).

A proposta é incentivar a conscientização ambiental, reforçando a importância da arborização com o plantio e cultivo de árvores pela população. “As árvores são riquezas naturais. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam as erosões nas margens dos rios, fazem sombras que serve de abrigo para vários animais, sem contar as que são frutíferas, servindo de alimento. Ou seja, é extremamente importante pra nossa vida. Mas infelizmente, apesar de todos os benefícios que as árvores proporcionam, temos muito desmatamento. Por isso a conscientização tem que ser constante. Muitas vezes as pessoas esquecem que as árvores são essenciais pra nossa sobrevivência”, diz a vereadora Val Barbieri, presidente da Comissão, que ainda é formada pelos vereadores Ronaldinho (PATRI) e Daniel Rodrigues (PSDB).

Em Jaboticabal, o Dia da Árvore, em 21 de setembro, foi instituído pela Lei Municipal nº 3904, de 23 de junho de 2009, que prevê as datas comemorativas relativas ao Meio Ambiente. A data é a mesma comemorada em todo o país, que marca a chegada da primavera no hemisfério sul – que começa dia 23 de setembro.

VOCÊ SABIA? Em Jaboticabal, a árvore símbolo é a Jabuticabeira, instituída pela Lei Municipal nº 4688, de 26 de maio de 2015. O corte ou queimada de Jabuticabeira em áreas públicas é proibido no Município, e a multa é R$ 6.394,00 (200 UFESPs) por árvore.

As regiões do país também possuem árvores símbolos diferentes: na região Norte é a Castanheira; na região Nordeste é a Carnaúba; na região Centro-Oeste é o Ipê Amarelo, que também é considerada a árvore símbolo do Brasil; e na região Sul é a Araucária.

Jaboticabal tem uma lista de árvores declaradas como tombadas e que não podem ser cortadas. A lista está descrita na Lei Municipal nº 4054, de 14 de maio de 2010, e é formada por Tipuanas, Sibipirunas, Ficus, Tamareiras-das-Canárias, Palmeiras-de-Leque, localizadas em diversos endereços da cidade, como, por exemplo, nas praças Dr. Joaquim Batista e Dom José M. Homem de Mello, e não podem ser cortadas, removidas, replantadas, queimadas ou sofrer poda abusiva. As árvores tombadas só podem ser erradicadas após apresentação de parecer técnico de um profissional habilitado na área de Engenharia Agronômica, atestando que a árvore esteja mutilada, sem recuperação ou morta; com ataque de pragas e/ou doenças sem solução possível; descortiçada, sem solução possível; apresentando inclinação que, mesmo com rebaixamento da copa, não pode ser corrigida; causando danos severos ao patrimônio do solicitante; e aprovação da erradicação pelo CONDEMA.

cartaz do passeio ciclistico ecológico

Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478