Dia do Ceramista é comemorado pela Câmara de Jaboticabal em sessão solene

por Ana Paula publicado 02/06/2023 13h58, última modificação 02/06/2023 16h47

A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou sessão solene na sexta-feira (26.mai.2023) para a entrega placas Comemorativas em homenagem ao Dia do Ceramista [comemorado pelo país no dia 28 de maio]. Ao todo, foram homenageadas 25 pessoas que atuam na área da cerâmica.

O vereador Pepa Servidone (DEM), autor da propositura, saudou os homenageados. “... A ideia veio de uma bolinha que está sempre na minha mesa, na UNESP, e ela cai do meu bolso. A data 31/07/2019, a data do falecimento do nosso querido Pajé...”, em sua fala ressaltou a importância da profissão para Jaboticabal. “Ceramista, depois que entra na veia, é difícil sair dessa profissão, e dessa garra... Ser ceramista é uma arte de fazer um filtro... Jaboticabal continua insistindo, lutando e vocês são a prova viva disso”, discursou o parlamentar.

Vereador Pepa Servidone, autor da propositura, saúda os homenageados pelo Dia do Ceramista.

Na sequência, um a um dos homenageados, ou seus representantes, recebeu a Placa Comemorativa das mãos de Servidone: Antônio Luiz Renzi Junior (in memoriam); Antônio Pascoal de Oliveira; Aparecido Paiva (Pajé) (in memoriam); Aparecido Valentim Leite (in memoriam); Jesus Benedito Rodrigues; Bento Aparecido Marcondes; Brauner José dos Santos Simões (Bráulio); Claudeci Damião (Pi); Claudemir Carlos Machado; Dalva Aparecida Padula; Decimo de Jesus Frizzas (in memoriam); Dionisio da Silva Pereira (Linguiça); Flavio Ricardo Morais Pires; Gervásio Lopes Filho (Binho); João Batista da Matta; João Domingos Fornezari; Joel Ribeiro de Oliveira; José Antônio Ignacio; José Osnei Pedrinho; José Sesso (in memoriam); Leo Sandro Braguim; Leonardo Antônio Marques (Pingo); Maria Hilda S. S. Coelho; Roberto Carlos Servidone; Wanderlei Aparecido Raymundo.

José Antônio Ignácio durante o uso da Tribuna em nome dos homenageados.

José Antônio Ignácio foi quem subiu à Tribuna para usar a palavra em nome dos homenageados. Ignácio, que também relembrou de Pajé e da sua importância para a categoria, enalteceu o papel do ceramista. “... Eu quero agradecer, não por estar recebendo esta homenagem, e sim, agradecer por vocês representar esta categoria... Vocês estão de parabéns, inclusive nossos guerreiros que trabalham lá no chão de fábrica... é o chão de fábrica que faz as coisas acontecerem, e vocês estão de Parabéns!... Hoje tem 30 anos que o sindicado foi fundado em Jaboticabal. O ceramista está no Brasil a 70 anos e em Jaboticabal a 33 anos... Muito obrigada por estar aqui, por esse dia”, expressou Ignácio, ao pedir uma salva de palmas a todos os ceramistas.

João Fornezari fala em nome do Sindicato.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas Vidreiros e Ópticos de Jaboticabal, João Domingos Fornezari, também ocupou a Tribuna. Para ele, “ser ceramista em Jaboticabal, há tantos anos, gerando emprego e divulgando o nome de Jaboticabal em todo território nacional e também em alguns países, levando saúde para a população [deve ser sinônimo de orgulho]. A importância que teve o filtro de cerâmica de Jaboticabal, durante essa crise hídrica, que nós tivemos aí, levando saúde para todos!”, enalteceu Fornezari.

Por sua vez, o Vice-Prefeito Municipal, Nelson Gimenez, saudou os homenageados em nome do Poder Executivo: “o segmento ceramista está presente aí, mundo a fora, levando saúde, levando qualidade de água, mas também levando beleza, porque muitos aqui são artesãos, fabricam peças raríssimas e de grande ganho para nossa população. Jaboticabal tem seu viés à questão ceramista é conhecida por este setor. Então a gente tem que parabenizar! Muito obrigado pelo trabalho que vocês realizam frente ao nosso munícipio”, manifestou Gimenez.

Prestigiaram ainda a solenidade, além de amigos e familiares, os vereadores Val Barbieri, Renata Assirati e Dr. Mauro Cenço, e o ex-prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori.

A íntegra da sessão, com os discursos, está disponível no canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal). O álbum de fotos completo pode ser visto no Facebook da Câmara.

Confira como foi a solenidade >