Diversidade marca sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A diversidade tomou conta do plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal na noite de sexta-feira (06/03) para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. Ao todo, 26 mulheres que atuam em diferentes setores da sociedade jaboticabalense receberam diploma comemorativo.

O pronunciamento de boas-vindas às homenageadas, em nome da Câmara Municipal, foi feito pelo vereador Samuel Cunha. Para o parlamentar, “a mulher é muito prática, e ao mesmo tempo, muito simples nas suas atitudes. Muito guerreira na forma de lidar com as situações... seguindo a Bíblia Sagrada... pode-se retratar [nas mulheres] a humildade de Maria, a perseverança de Ana, a coragem de Maria Madalena, a sabedoria de Mirian, o temor de Raabe. Engloba tudo no caráter de vocês... enfrentam os obstáculos, lutam pelas suas famílias, trabalham incansavelmente pela sua casa, e hoje, mais que merecidas, representam toda a nossa população de Jaboticabal”, expressou Cunha.

Vereador Samuel Cunha saúda as homenageadas em nome da Câmara Municipal.

Na sequência, uma a uma das homenageadas tiveram suas histórias reveladas. A cada biografia narrada pelo mestre de cerimônia ao longo da noite, era fácil perceber nos olhos de cada uma o reflexo de suas lembranças. Ora dores que somente elas saberão, ora vitórias e amores por elas compartilhados com a família, amigos e até desconhecidos. E apesar das 26 histórias distintas, entre sabores e dissabores, um ponto em comum: a resiliência. Mulheres como Dona Linda, como é conhecida Ariovalda Wasconcellos de Paulo, hoje com 93 anos, que sentiu na pele, por ser negra, a dor do preconceito, mas que soube lutar para conseguir seu espaço e impulsionar sua prole. Ou como Antonia Aparecida Rigler Belesso, que na infância teve que lavar salsichas retiradas de lavagem, com seus irmãos, para matar a vontade de comer carne, mas que encontrou no amor da família forças para melhorar de vida. Como a ‘down’ Priscila Bulgarelli, que corre diariamente atrás das oportunidades para mostrar suas habilidades. Como a transexual Regina de Souza, que desde os sete anos se reconhecia como mulher, apesar de nascer em corpo masculino, e que até hoje, aos 32 anos, segue na luta pelo respeito.

Aline Barbosa Nunes durante seu pronunciamento em LIBRAS, em nome das homenageadas.

A representatividade também ficou marcada pelo discurso em nome das homenageadas, feito por Aline Barbosa Nunes. Surda desde a infância, por conta de uma meningite, Aline discursou em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com tradução para língua portuguesa para o público ouvinte. “Estou aqui representando não só a mulher, mas sim a mulher surda... Cada mulher aqui presente representa: amor, alegria, beleza, gentileza, força e a luta constante pelo empoderamento feminino. Agradeço a todos os vereadores pela iniciativa da realização desta solenidade formidável. E me permitam uma analogia: mulheres são como flores e precisam ser regadas com amor. Essa homenagem nos faz sentir assim; regadas com amor, por cada um dos senhores vereadores”, declarou. A homenageada ainda pediu aos presentes uma salva de palmas em som e gesto “a todas as mulheres aqui presentes, surdas, ouvintes, símbolos de resistência, merecedoras de terem seus sonhos realizados”, discursou Aline.

Prefeito José Carlos Hori faz seu pronunciamento em nome do Poder Executivo.

O prefeito José Carlos Hori também ocupou a tribuna para saudar as mulheres em nome do Poder Executivo e chamou a atenção para a diversidade. “[As homenageadas] vêm de todos os lugares, de várias cidades, de vários estados. Mulheres que nasceram em cidades grandes, cidades pequenas, cidades importantes... essas mulheres que vieram de fora, trazer história e criaram suas raízes aqui [em Jaboticabal]. Mulheres que sofrem com o preconceito, mulheres que sofreram a discriminação da trans, da pessoa ser negra. E assim nós vamos ver o preconceito latente ainda em nossa sociedade. Mas, os vereadores muito sábios e muito maduros, conseguem detectar a mulher empreendedora, a mulher mãe, a mulher religiosa, católica, evangélica, espírita, e conseguiram reunir num lugar só, a superação na luta contra o câncer, a Down, que vem para cá mostrar as suas potencialidades, e isso demonstra... a sensibilidade, a grandiosidade de vocês, mulheres”, manifestou Hori.

Chefe do Legislativo, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro, durante a condução da solenidade.

Na sequência, o presidente da Câmara, Pretto Miranda Cabeleireiro, fechou a solenidade ao destacar que “tudo isso começou, essa luta das mulheres, para serem iguais principalmente nos direitos, que eram bem diferentes. Os mesmos direitos dos homens. E isso a sociedade hoje tá tendo que engolir! Muitas vezes, as mulheres superando os homens. Vocês estão de parabéns... cada mulher que existe neste planeta”, concluiu o Chefe do Legislativo.

A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).

Conheça as homenageadas indicadas pelos vereadores para representar o público feminino em 2020:

Pepa Servidone

ADRIANA MARIA ROVAROTO CURYLUZIA DE SOUZA