#DoGabinete – Abandono de animais de grande porte no perímetro urbano é assunto em reunião da Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal

por Ana Paula publicado 01/04/2022 11h15, última modificação 01/04/2022 11h32

Texto por gabinete da vereadora Val Barbieri

A Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal (CMAPA) da Câmara Municipal de Jaboticabal, presidida pela vereadora Val Barbieri (PRTB), e composta ainda pelos vereadores Ronaldinho (PATRI) e Daniel Rodrigues (PSDB), se reuniu na tarde dessa quinta-feira (31/03), na sede do Legislativo, com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Proteção Animal, Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, representante da Associação Protetora dos Animais (APA), veterinário atuante na causa, além do vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Nelson Gimenes, e também do Secretário da Saúde, André Domingues.

Em pauta, a necessidade de adoção de medidas mais eficazes para lidar com a circulação e abandono de animais no perímetro urbano, sobretudo de animais de grande porte. Segundo a vereadora, as reclamações de animais soltos nas vias públicas, ou mesmo abandonados, continuam. “Sabemos que quando eles [animais] estão soltos ou abandonados nas ruas, representam perigo de acidente. Tanto pras pessoas, quanto pros próprios animais. Como também sabemos que nem todos têm bom senso, o poder público tem que endurecer as ações de fiscalização e punição”, acredita Val Barbieri.

Além disso, a construção de um gatil público e o problema da circulação de capivaras no Lago Municipal também foram discutidos na reunião.

Reunião do dia 31/03/2022 promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal. Foto: Matheus Botelho.

“Nosso gabinete está à disposição para ouvir as sugestões da população sobre esses assuntos, que afeta a vida de toda a comunidade, porque também envolve questão de saúde pública e segurança. Mas, não basta somente o poder público fazer leis, correr para executar. Cada pessoa tem sua cota de responsabilidade, principalmente, os tutores dos animais”, finalizou Val Barbieri.

Texto e foto: Gabinete da vereadora Val Barbieri
Contato: (16) 3209-9477 ou 3209-9484
E-mail: valbarbieri@camarajaboticabal.sp.gov.br
*Texto produzido e de responsabilidade do gabinete da vereadora Val Barbieri. As ideias e opiniões expressas não representam, necessariamente, o posicionamento do Poder Legislativo Municipal.