#DoGabinete - Dezembro Verde: mês de dizer NÃO ao abandono de animais

por Virginia publicado 03/12/2021 10h14, última modificação 03/12/2021 10h14

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

Prédio da Câmara Municipal de Jaboticabal fica com luzes verdes em prol da Campanha “Diga não ao abandono de animais”.

A campanha Diga Não ao Abandono de Animais, que acontece neste mês de dezembro, combate o abandono e maus-tratos de animais. A Câmara Municipal de Jaboticabal abraça esta causa, conscientizando a população quanto à guarda responsável e ilumina a fachada do prédio do Palácio Angelo Berchieri, sede do Poder Legislativo de Jaboticabal.

Para a presidente da Câmara Municipal, Renata Assirati, é importante conscientizar a população para que não ocorra o temido abandono. “Temos que abraçar verdadeiramente esta causa. Proteger e fazer com que nossa população se conscientize do amor que os bichos de estimação trazem à nossa vida. O abandono é crime e temos que proteger nossos animais. A adoção consciente deve ser espalhada e cada um fazer a sua parte”.

Desde a década de 90, abandonar ou maltratar animais é considerado crime no Brasil, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Como destaca a vereadora Val Barbieri. “A campanha Dezembro Verde nasceu no Ceará e se espalhou para várias outras cidades do Brasil. O intuito da campanha é combater e falar sobre o abandono de animais. Infelizmente, dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, apontam que no Brasil há 30 milhões de animais em situação de rua, sendo a maioria por abandono.”

Ainda, segundo a vereadora, o mês da campanha foi escolhido devido ao grande número de abandonos nesta época do ano.   “Os números alcançam 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. O mês escolhido é dezembro, justamente por ser nesta época que o abandono aumenta. Em razão das férias, viagens e festas de fim de ano, inúmeros tutores irresponsáveis abandonam os seus animais. Abandono é crime de maus tratos”, informa Val Barbieri.

A presidente destaca: “é importante que os tutores tenham responsabilidades e compromisso. Os cuidados são grandes e vamos fazer a diferença sempre. Nós, da Câmara Municipal, estamos fazendo a nossa parte, juntamente com a vereadora Val Barbieri, que conta com uma luta grande em defesa dos animais”, conclui Renata Assirati.

Texto: Poliana Taliberti
Fotos: Gabinete da vereadora Renata Assirati