#DoGabinete - Presidente do Legislativo Renata Assirati participa da palestra do TCE-SP

por Virginia publicado 05/08/2022 17h04, última modificação 05/08/2022 17h04

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) Dimas Ramalho esteve em Jaboticabal – SP, na última quinta-feira, dia 5, para uma palestra com o tema “O Tribunal de Contas do Estado e Municípios”. O evento aconteceu no Cine Teatro Municipal e reuniu autoridades e lideranças políticas de Jaboticabal e região.

Entre as autoridades locais estiveram presentes o prefeito Emerson Camargo, a presidente do Legislativo Renata Assirati, os vereadores Dr. Edu Fenerich, Dr. Mauro Henrique Cenço, Ronaldinho Perucci, Daniel Rodrigues, Pepa Servidone e Prof. Jonas, secretários municipais, estudantes do curso de direito da Faculdade São Luís, imprensa, entre outros.

Durante a palestra, Dimas Ramalho comentou alguns casos de gestão pública que ferem a transparência e a legalidade do sistema. E que o TCE faz um papel importante de ensinar gestores municipais. “Temos que repercutir o trabalho que fazemos. Vim falar um pouco sobre o meu trabalho e a função do Tribunal, que é controlar o dinheiro público. Contamos com a presença de muitas autoridades de Jaboticabal e da região nesta noite, e é sempre bom encontrar estas pessoas e ensinar cada vez mais. É fundamental passarmos tudo o que aprendemos. O Tribunal é informatizado e temos acesso a tudo que os gestores gastam por dia”, explicou Dimas Ramalho.

A presidente do Legislativo, Renata Assirati, sempre está atenta aos ensinamentos do TCE quando a mesma procura pelos responsáveis. “Foi um prazer muito grande receber em Jaboticabal o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. É realmente importante conhecermos em detalhes todos os procedimentos e trabalharmos na mais legalidade possível. Hoje o TCE tem um papel de escola para nós, legisladores, e sempre que necessitamos, tiramos todas as dúvidas necessárias no próprio Tribunal. Temos que ter um papel de eficiência e transparência na gestão pública. Foi uma honra encontrar pessoas importantes, como o Diretor Regional do TCE de Ribeirão Preto, Flávio Henrique Pastre, o assessor do deputado federal Arnaldo Jardim, nosso amigo Fábio Pádua, e sua esposa Paula, presidentes de Câmaras, vereadores e prefeitos da nossa região. Foi uma noite muito importante mesmo”, destaca Renata Assirati.

O prefeito Emerson Camargo agradeceu a presença do presidente do TCE, marcando as comemorações de aniversário de Jaboticabal. “Dimas Ramalho tem uma das histórias mais ricas que conheço. Uma conversa com Dimas Ramalho vale mais do que anos e anos de muito estudo. Agradeço ao Sr. Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por abraçar Jaboticabal e marcar presença no nosso Cine Municipal”, enfatiza o prefeito Emerson Camargo, que complementa. “Eu sou fã do Dimas de longa data, desde jovem, quando meu pai apresentou e destacou o que ele representava, a honestidade. O Tribunal é um órgão fiscalizador e quem trabalha com a gestão pública tem a obrigatoriedade de respeitar as orientações. Procuro praticar as orientações, o que não pode ocorrer é errar por dolo, isso não pode acontecer. Sempre temos que pensar na boa ética e agradeço a presença de todos os representantes presentes durante esta palestra”, conclui o prefeito.

Um pouco sobre Dimas Ramalho

Dimas Ramalho é natural de Taquaritinga – SP. Formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), Dimas Ramalho é uma sumidade na área. Foi promotor de Justiça, deputado federal e estadual, conselheiro e atual presidente do Tribunal de Contas. Dimas Ramalho também foi secretário de Habitação do Estado de São Paulo, professor universitário e coordenador de pós-graduação na Universidade Nove de Julho.

Texto e Fotos: Poliana Taliberti
 (16) 3209-9488.
*Texto produzido e de responsabilidade do gabinete da vereadora Renata Assirati. As ideias e opiniões expressas não representam, necessariamente, o posicionamento do Poder Legislativo Municipal