Dr. Edu Fenerich participa de atividade estudantil com palestra sobre prevenção do câncer ginecológico

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), participou na tarde de segunda-feira (27/08) de um bate-papo com alunos do SENAC sobre a importância da prevenção do câncer ginecológico.

Autor da Lei Municipal nº 2.931/2001, que instituiu a “Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico” em Jaboticabal para alertar e conscientizar a população sobre o risco da doença, as vantagens do diagnóstico precoce e a possibilidade de cura, Fenerich foi convidado pelos alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho para abordar o assunto na abertura da “Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SPAT)”, atividade estudantil promovida e organizada pelos próprios alunos como parte de desenvolvimento no curso.

A semana é uma simulação do que os estudantes vão encarar no mercado de trabalho, dentro de uma empresa, quanto à organização de eventos desta natureza. “Eles são desafiados a desenvolverem dentro do SENAC uma semana relacionada à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Eles que fazem o contato [com o palestrante], que organizam toda a estrutura, sendo que em uma empresa, ele [aluno] que vai aplicar o que está vivenciando nesse evento. Toda escolha dos profissionais partem dos próprios alunos. Os docentes apenas mediam”, explicou o docente do curso, Pedro Camilo. Estudantes dos cursos de Técnico em Enfermagem e Administração também participaram da exposição.

Durante o encontro, Fenerich falou da criação da legislação municipal, cujo objetivo é intensificar os trabalhos de atenção primária para a prevenção e detecção precoce da doença, com a realização de palestras e/ou jornadas de estudos para atualização dos profissionais que atuam na área, e abordou sobre as possíveis causas para o surgimento do câncer, os fatores de risco e tratamentos, entre outros.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que o país registre mais de 59 mil novos casos de câncer de mama em 2018. Diante dos números, as ações de prevenção e controle da doença devem ser intensificadas no dia a dia da gestão da saúde.

O Chefe do Legislativo aproveitou a oportunidade para convidar os alunos e professores da instituição para a 10ª edição da Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico, que acontece de 24 a 28 de setembro. A abertura está programada para o dia 24 de setembro, às 20 horas, na Câmara Municipal de Jaboticabal, e contará com a participação do médico mastologista do Hospital de Amor de Barretos.