Encerrado o Curso de Preparação para Gestantes 2019 em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Terminou nessa quarta-feira (05/06) o Curso de Preparação para Gestantes 2019, em Jaboticabal. Foram nove semanas de atividades envolvendo diversas áreas voltadas à gestação, à mamãe e ao bebê.

Cerca de 90 participantes concluíram o curso. Entre 45 gestantes que marcaram presença em todas as semanas, foram sorteados 30 carrinhos de bebês. Por outro lado, todas as concluintes receberam certificados de participação e ganharam um kit contendo, entre outros, uma banheira.

Fenerich finaliza o Curso de Gestantes 2019.

O idealizador do curso ainda na década de 80, o médico ginecologista da rede pública de saúde e vereador da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), participou do encerramento do curso ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, e primeira-dama, Adriana Hori; do secretário de Saúde, João Roberto da Silva; e do representante da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, André Luiz Palazzo. “Espero que vocês tenham realmente incorporado ao patrimônio intelectual, o conhecimento que vocês adquiriram e que só a morte irá levar. E que vocês utilizem isso tudo no dia a dia, no cuidado com vocês, com o bebê. Meus parabéns a todas que se esforçaram para estar aqui e concluir com êxito esse curso”, manifestou Fenerich.

“Que esse curso tenha ensinado bastante a vocês, porque a gente nunca sabe tudo, sempre temos alguma coisa a aprender”, pontuou Adriana Hori.

Para o secretário de saúde, João Roberto, “extremamente significativo oferecer para a população de forma gratuita todas essas informações que vocês receberam, importante pra saúde de vocês, dos bebês. Se vocês seguirem à risca aqueles aspectos de forma preventiva, com certeza a qualidade de vida de vocês aumenta demais”.

Participantes conferem os carrinhos para doação por sorteio àquelas que marcaram presença em todos os encontros.

O CURSO – Programado para durar nove semanas, o curso proporcionou palestras ministradas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, bombeiros, dentistas, veterinários e psicólogos que abordam as relações entre família-filhos, as fases da gravidez, a forma correta de amamentar, como dar banho na criança, como cuidar da dentição, como prevenir acidentes dos pequenos dentro de casa e como agir caso haja incidentes, sobre a vacinação dos pequenos, além da relação entre a gravidez e os animais de estimação. Também teve explicações sobre os tipos de parto, entre eles, o parto humanizado.

O curso, oferecido gratuitamente, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Assistência e Desenvolvimento Social; do Fundo Social de Solidariedade; do Hospital e Maternidade Santa Isabel, e Unimed Jaboticabal, e apoio da Câmara Municipal de Jaboticabal.