Escola do Legislativo abre rodada de visitas para apresentação do Parlamento Jovem 2023

por Ana Paula publicado 30/03/2023 08h47, última modificação 30/03/2023 09h55

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal começou nesta terça-feira (28/03) as visitações às unidades escolares de ensino público e privado para divulgação do projeto Parlamento Jovem (PJ). As visitas ocorrerão até dia 28 de abril.

Esta é a oitava edição do PJ, que estava suspenso desde 2020 por conta da pandemia da COVID-19. O Parlamento Jovem é voltado a alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma imersão no Poder Legislativo. Apresentar a estrutura da Câmara Municipal, falar sobre as funções dos vereadores previstas no ordenamento jurídico, expor as competências do Poder Legislativo e as diferenças entre os Poderes, além de como se elabora um projeto de lei, estão entre as propostas do Parlamento Jovem.

“O distanciamento social imposto pela pandemia, que vivemos na nossa história recente, fez com que tivéssemos que suspender o Parlamento Jovem por um tempo. Mas agora voltamos com força total para retomarmos este projeto, que é considerado o carro-chefe da nossa Escola para a faixa etária em torno dos 15 anos. É um período de descobertas e que os jovens selecionados poderão viver um pouquinho do universo Legislativo”, conta a diretora da EL, Silvia Mazaro.

Como funciona? - A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar um tema livre com os alunos para a elaboração de um texto que será transformado em uma proposta de projeto de lei ou indicação. Cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas pelos respectivos alunos e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de duas oficinas ministradas pela Escola do Legislativo, na sede da Câmara Municipal, e concluem a participação com uma viagem político-cultural custeada pelo Poder Legislativo jaboticabalense.

Etapas - Em 2023, a primeira oficina está marcada para o dia 09 de agosto, às 13h30, na Câmara Municipal. No encontro, os alunos conhecerão como funciona a Casa de Leis, seus departamentos, e serão instruídos na formatação e adequação dos projetos que representarão suas escolas.

A segunda oficina está prevista para o dia 30 de agosto, quando os estudantes elegerão a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2023, aprenderão como organizar e apresentar uma Sessão Ordinária e escolherão, entre opções apresentadas pela Câmara, o local cultural a ser visitado em São Paulo.

Já no dia 25 de setembro, às 19 horas, é a vez dos estudantes ocuparem o Plenário para a discussão dos projetos apresentados por suas escolas na Sessão Ordinária do Parlamento Jovem 2023.

Por fim, os alunos farão uma viagem cultural à capital paulista para visitar a Assembleia Legislativa do Estado e o Museu da Língua Portuguesa. A excursão está programada para o dia 19 de outubro. Informações pelo telefone (16) 3209-9477.

Anote na agenda:

29/03 a 28/04 - Visita de apresentação do PJ nas escolas;

31/07/2023 - Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal;

09/08/2023 | 13:30h - Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;

30/08/2023 | 13:30h - Segunda Oficina - Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;

25/09/2023 | 19h - Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;

A ser definido - Reunião com o prefeito Prof. Emerson Camargo;

19/10/2023 - Viagem a São Paulo - Assembleia Legislativa e Museu da Língua Portuguesa.

As datas podem sofrer alterações.