Escola do Legislativo apresenta palestra sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro no Colégio Santo André

por Ana Paula publicado 29/04/2022 16h00, última modificação 29/04/2022 16h00

A Escola do Legislativo (EL), órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal, realizou na manhã dessa sexta-feira (29/04), no Colégio Santo André, uma palestra sobre o “Sistema Eleitoral Brasileiro”.

A apresentação partiu de uma solicitação do estabelecimento de ensino à EL, que foi acatada pelo órgão. A palestra foi apresentada a alunos do 3º Ano do Ensino Médio e do Grêmio Estudantil da instituição pela diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro. Entre os tópicos abordados estava o histórico do processo eleitoral brasileiro; o funcionamento das eleições; o alistamento eleitoral; a importância, finalidade e consequências do exercício do voto; votos branco, nulo, válidos e abstenções; e o funcionamento das urnas eletrônicas.

“Infelizmente a pandemia fez com que deixássemos, nesses dois últimos anos, de fazermos as atividades presenciais, como o curso de Libras e o Parlamento Jovem, por exemplo. Mas agora, retomamos as atividades. Voltamos com as visitações guiadas, com o curso de Libras e estamos abertos a trocar conhecimentos com todos que procurarem pela parceria da Escola do Legislativo, como foi este caso do Colégio Santo André. Aproveito para agradecer ao presidente da Escola, vereador Dr. Edu Fenerich, pela liberdade que nos dá na condução das atividades propostas”, disse a dirigente.

Os estabelecimentos de ensino e entidades que queiram desenvolver atividades em parceria com a Escola do Legislativo podem entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477.

PARA SABER – Criada em 2012, a missão da Escola do Legislativo é aproximar a Câmara Municipal da comunidade, a fim de tornar a Casa Leis cada vez mais presente na construção democrática do saber e da formação cidadã, promovendo atividades de interesse público, cursos de capacitação e qualificação, difusão cultural para agentes públicos e políticos, e também para toda a comunidade jaboticabalense. O órgão é presidido, no biênio 2021/2022, pelo vereador Dr. Edu Fenerich, e tem como vice-presidente o vereador Paulo Henrique Advogado, diretora Silvia Mazaro e secretária Carina Moreira.