Escola do Legislativo dá pontapé inicial no Parlamento Jovem 2020

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal inicia na próxima semana o ciclo de palestras nos estabelecimentos de ensino da cidade para divulgar o programa Parlamento Jovem (PJ) do Legislativo jaboticabalense. As visitas aos estabelecimentos de ensino acontecem durante todo o mês de março. As escolas que queiram participar terão até o dia 03 de abril para enviar à Câmara os projetos e a indicação de dois alunos para participar do PJ 2020.

“Esta etapa de visitação nos estabelecimentos de ensino serve para tirarmos dúvidas e levarmos informações aos alunos e professores sobre o projeto, além, claro, de fazermos oficialmente o convite para que as escolas participem do Parlamento Jovem. Neste ano, assim como no anterior, o tema é livre, ou seja, as proposições a serem apresentadas pelas escolas podem ser referentes a qualquer área. Os alunos que queiram ser os jovens parlamentares desta edição devem se esforçar para conseguirem o cargo em suas respectivas escolas. Vale lembrar que os escolhidos participarão de oficinas da Casa de Leis, da sessão, de uma visita ao prefeito municipal além de uma viagem político-cultural para a capital do estado”, destaca Sílvia Mazaro.

Realizado desde 2013, o Parlamento Jovem é um projeto apartidário voltado a alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático.

Parlamentares mirins de 2019 durante oficina de formatação de projetos.

Durante o projeto, os jovens parlamentares conhecem na prática como funciona o Poder Legislativo, as funções dos vereadores previstas no ordenamento jurídico, as competências do Poder Legislativo e as diferenças entre os Poderes; além de participar de oficinas sobre a formatação de projetos de lei, indicações, entres outros. Neste ano, as oficinas ocorrem nos dias 08 e 15 de maio, na Câmara Municipal. A sessão ordinária do PJ está prevista para o dia 29 de maio. Ao final do processo, previsto para dia 04 de junho, os alunos e seus respectivos professores partem rumo a São Paulo para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado, e um ponto cultural da cidade, ainda a ser definido.

Confira o calendário do PJ 2020:

01 a 31/03/2020 - Visita de apresentação do  PJ nas escolas;

30/04/2020 - Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo /Câmara Municipal de Jaboticabal;

08/05/2020 | 14h - Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;

15/05/2020 | 14h - Segunda Oficina - Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;

29/05/2020 | 19h - Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;

A ser definido - Reunião com o Prefeito José Carlos Hori;

04/06/2020 - Viagem a São Paulo - Assembleia Legislativa e Ibirapuera (ainda a ser definido);

*As datas e horários podem sofrer alterações.

Câmara Municipal de Jaboticabal