Escola do Legislativo promove Roda de Conversa sobre o Câncer Ginecológico

por Ana Paula publicado 20/10/2022 14h32, última modificação 20/10/2022 14h32

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal, presidida pelo vereador Dr. Edu Fenerich (MDB), promove na próxima quarta-feira (26/10), a partir das 20 horas, uma roda de conversa sobre a "Prevenção e Tratamento do Câncer Ginecológico e Proteção Jurídica dos pacientes". O evento é gratuito, aberto ao público, e terá transmissão pelo canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal), com retransmissão pelo Facebook (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal). O evento conta com o apoio do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Unimed Jaboticabal e OAB 6ª Subseção de Jaboticabal.

A roda de conversa, que será mediada pela jornalista da Câmara, Ana Paula Junqueira, contará com a participação do médico oncologista e mastologista, Dr. Cleber Henrique de Souza; da enfermeira oncologista, Ana Paula Vendramini De Angelis; do psicólogo e hipnoterapeuta Rogério Ricardo; da advogada Junia Martins; e do presidente da EL, Dr. Edu Fenerich, que também é médico ginecologista.

“O câncer ginecológico abrange o de mama, de colo do útero, de ovário, entre outros. É uma doença muito séria que, quando descoberta precocemente, em sua maioria, tem grandes chances de cura. E a informação é importantíssima nessa guerra contra essa doença que causa tanto sofrimento. Por isso, convidamos a todos, sobretudo as mulheres, a participar conosco dessa roda de conversa, lembrando que quem não pode participar pessoalmente, pode acompanhar pelos canais da Câmara no YouTube e Facebook, mandando por lá suas perguntas”, convida Fenerich.

Os altos números de casos de câncer de mama e de colo do útero que atingem centenas de mulheres pelo país reforçam a necessidade da informação para a prevenção do câncer ginecológico. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos de câncer de mama e mais de 16 mil de colo de útero em 2022.

Em Jaboticabal, a Semana de Prevenção ao Câncer Ginecológico acontece desde 2001, quando foi instituída pela Lei Municipal nº 2.931/2001, de autoria de Dr. Edu Fenerich. A norma, que integra o calendário oficial do Município, tem como um dos objetivos a realização de campanhas de conscientização e alerta à população sobre os riscos da doença, vantagens do diagnóstico precoce e da possibilidade de cura. Recentemente a lei sofreu uma alteração, por iniciativa de Fenerich (PL nº 5216/2021), para que a Semana seja realizada anualmente a partir da última segunda-feira do mês de outubro, e não mais em setembro, como na legislação original, uma vez que em todo o Brasil, diversas atividades ligadas à saúde da mulher, especialmente, à prevenção do câncer ginecológico, acontecem no mês em que foi denominado “Outubro Rosa”.