Ética, justiça e transparência: Jaboticabal reconhece legado de Dimas Ramalho com Título de Cidadão Jaboticabalense

por Ana Paula Junqueira publicado 26/09/2025 17h19, última modificação 26/09/2025 17h21

A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou na noite de quinta-feira (25.set.2025) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Jaboticabalense a Dimas Ramalho, Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A cerimônia reuniu autoridades da cidade e região, entre eles o ex-deputado federal e estadual, Duarte Nogueira, além de familiares, amigos e admiradores de Ramalho para celebrar a trajetória de um homem que se tornou referência na vida pública não só do estado de São Paulo, mas de todo o país.

Vereador Pepa Servidone, autor da homenagem ao Dr. Dimas Ramalho.
Vereador Pepa Servidone, autor da homenagem ao Dr. Dimas Ramalho.

O primeiro a saudar o homenageado foi o autor da propositura, vereador Pepa Servidone (PSD) [Decreto Legislativo nº 834/2024]. Em sua fala, ele relembrou os laços históricos entre a família Ramalho e Jaboticabal e enalteceu a atuação de Dimas Ramalho como deputado estadual, deputado federal e conselheiro da Corte de Contas, destacando sua ética, humildade e compromisso com a justiça. O parlamentar ressaltou que, embora natural da vizinha Taquaritinga/SP, Dimas Ramalho, com o título, passa a ser "também filho de Jaboticabal," uma cidade que o acolhe de coração aberto. “Hoje Jaboticabal vive um momento histórico. Não é apenas uma cerimônia, é um ato de reconhecimento e gratidão”, declarou Servidone.

Vice-Prefeita, Dra. Andréa Delegada, na sessão solene para entrega do Título de Cidadão Jaboticabalense ao Dr. Dimas Ramalho .
“Hoje Jaboticabal reconhece com gratidão e orgulho o homem que escolheu a luz, que soube servir e transformar a vida pública em um instrumento de justiça social” - Vice-Prefeita de Jaboticabal, Dra. Andréa Delegada.

A Vice-Prefeita de Jaboticabal, Dra. Andréa Delegada (PODE), representando o prefeito Emerson Camargo (MDB), também ressaltou a ética, o compromisso público e a busca pelo bem comum como pilares da trajetória de Dimas Ramalho. A Vice-Prefeita enfatizou o papel fundamental do homenageado no fortalecimento da gestão pública estadual, com seu lema focado na justiça, transparência, eficiência e apoio constante aos municípios. “Hoje Jaboticabal reconhece com gratidão e orgulho o homem que escolheu a luz, que soube servir e transformar a vida pública em um instrumento de justiça social”, enalteceu a Dra. Andréa.

Deputada estadual Thainara Faria (PT) durante sessão solene para entrega do Título de cidadão Jaboticabal ao Dr. Dimas Ramalho.
"Esse cara é antenado, responsável, ético, comprometido e completamente apaixonado pelo povo..." - Deputada Estadual, Thainara Faria.

A deputada estadual Thainara Faria (PT), líder da Minoria na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), emocionou o público ao compartilhar sua admiração por Dimas Ramalho: “Esse cara é antenado, responsável, ético, comprometido e completamente apaixonado pelo povo. Talvez nem ele tenha noção do impacto positivo que provoca a partir de cada decisão tomada no tribunal.” Ela também destacou a atuação de Dimas, enquanto presidente do TCE-SP, para que os municípios respeitassem as cotas raciais nos concursos públicos, um avanço de "ganho inenarrável" para um país com histórico de escravidão. Dirigindo-se a Dimas Ramalho, a deputada expressou gratidão, chamando-o de prioridade e conselheiro pessoal, por se dedicar a "servir o povo" de maneira brilhante. Ela concluiu exaltando Jaboticabal como uma cidade próspera e reafirmando que a democracia e a cidadania são inegociáveis, visando garantir os direitos básicos de toda a população.

Dr. Dimas Ramalho recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense em sessão solene realizada no dia 25/09/2025.
"A gratidão é a memória do coração" - Conselheiro Vice-Presidente do TCE-SP, Dimas Ramalho.

Visivelmente emocionado, Dimas Ramalho fez questão de agradecer a presença de amigos e figuras importantes da cidade e da região. O Conselheiro declarou-se merecedor do título, encarando o reconhecimento como um "amor correspondido" por uma cidade que ele acompanha há anos. Em tom descontraído e afetuoso, relembrou suas origens e a influência de sua professora, Marisa Murakami, presente na solenidade, ao destacar que sua carreira foi guiada por ensinamentos de honestidade e conduta moral. Ele atribuiu sua trajetória de promotor, deputado estadual e federal, e conselheiro do Tribunal de Contas foi construída com base nos valores ensinados por seus professores da escola pública. “Faz o certo, não passa ninguém para trás, respeite os mais velhos, cuide das crianças. Seja uma boa pessoa dentro e fora de casa”, defendeu. “Você tem que ser uma pessoa só, dentro e fora. Não dá para ser duas caras," disparou.

Ainda em sua fala, Dimas Ramalho fez uma crítica contundente às transformações sociais trazidas pela tecnologia, lamentando o mundo atual, que é "virtual na certa," em contraste com o "mundo real" do diálogo e do contato olho no olho. Ele ressaltou que temas cruciais não dependem de celular e citou graves problemas sociais: o Brasil é o país que tem mais situações análogas à escravidão e maior índice de violência doméstica na América.

Dimas abordou temas sociais relevantes, como a inclusão de pessoas autistas nas escolas, a defesa da saúde pública e a necessidade de políticas que atendam quem mais precisa. “Quem depende do Estado não pode ficar pedindo favor para político. Tem que ser obrigação”, pontuou.

O conselheiro também se manifestou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, argumentando que deputados devem ter garantia para votar e se expressar, "não é para roubar, não." Em sua pauta de prioridades para o país, defendeu a isenção do IR, a PEC da Segurança Pública, o combate à escravidão e o cuidado com a população idosa, classificando como uma bandeira pessoal a fiscalização de casas de longa permanência. Ele também alertou para o perigo das apostas online, como as "bets" e o "tigrinho," que estão "acabando com as famílias."

Para Dimas Ramalho, o caminho para o Brasil é pela democracia, paz, diálogo, respeito à Constituição e ao voto direto. “Eu sou do verbo esperançar, aquele que luta para que as coisas aconteçam”, disse. Ele encerrou seu discurso com a frase: "A gratidão é a memória do coração" e conclamou os agentes públicos a serem a "esperança do nosso povo."

O mais novo Cidadão Jaboticabalense, Dr. Dimas Ramalho, juntamente com autoridades municipais e estaduais.
O mais novo Cidadão Jaboticabalense, Dr. Dimas Ramalho, juntamente com autoridades municipais e estaduais.

Ao final, o presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, vereador Ronaldo Peruci (AVANTE), destacou que “a concessão de Título de Cidadão é a mais alta honraria que nosso município pode oferecer a alguém que não nasceu em nosso solo, mas que, por suas ações e seu caráter [se faz merecedor]”, e que Dr. Dimas Ramalho contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade por meio de emendas parlamentares. “Esse título não é apenas um ato formal, é a materialização do nosso reconhecimento e de nossa gratidão. Viva Jaboticabal! Viva Dimas Ramalho!, finalizou Peruci.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal: Prof. Jonas (PSD), Dr. Jonatas Carnevalli Lopes (SD), Gregório Casagrande (SD), Renata Assirati (PODE) e Ronaldo Bolognezzi (MDB).







Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477