"Farol de Esperança": Olhos da Alma é celebrada por sua trajetória de 25 anos em Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 29/04/2025 16h52, última modificação 30/04/2025 08h54


A noite da última segunda-feira (28.abr.25) foi marcada por emoção e reconhecimento na Câmara Municipal de Jaboticabal. Em sessão solene, a instituição Olhos da Alma – Cristiane da Costa foi homenageada pelos seus 25 anos de atuação na comunidade de Jaboticabal e região. O evento reuniu autoridades locais e regionais, representantes da instituição e membros da sociedade civil, que celebraram o impacto transformador da organização na vida de pessoas com deficiência visual.

A solenidade teve momentos marcantes, como a emocionante interpretação em Libras do Hino Nacional Brasileiro pela pedagoga surdocega Janaína Iwanaga, que demonstrou a inclusão e a sensibilidade presentes na celebração.


Janaína Iwanaga, pedagoga surdocega - surda desde o nascimento, começou a perder a visão por volta dos 15 anos - faz a interpretação em LIBRAS do Hino Nacional Brasileiro.

O vereador Ronaldo Bolognezzi (MDB), idealizador da homenagem por meio do Decreto Legislativo nº 862/2025, aprovado por unanimidade na Casa de Leis, entregou placas comemorativas a 25 pessoas que contribuíram para a história da Olhos da Alma. Em seu discurso, Bolognezzi fez sua audiodescrição e sinalização em Libras, ressaltando o papel fundamental da instituição. "A Olhos da Alma não é apenas uma entidade assistencial. Ela é o verdadeiro espaço de acolhimento, de reabilitação, de formação e, acima de tudo, de esperança", enfatizou o vereador, sublinhando o compromisso da instituição com a educação, saúde, esporte, lazer e desenvolvimento pessoal dos assistidos.


Vereador Ronaldo Bolognezzi, autor da homenagem, durante o uso da tribuna na sessão solene.

Um vídeo institucional apresentou um panorama do trabalho desenvolvido pela Olhos da Alma ao longo de sua trajetória. Em seguida, o professor e ex-aluno da instituição, Valdecir Kuhl, compartilhou sua experiência pessoal, destacando o suporte e a autonomia que encontrou na organização. "“É com profunda emoção e sincera gratidão que ocupo esta tribuna para homenagear uma instituição que, há 25 anos, tem sido farol de esperança e transformação para pessoas com deficiência visual. Como pessoa cega, encontrei ali não apenas suporte pedagógico, mas a certeza de que era possível construir uma trajetória com autonomia, conhecimento e propósito. Foi naquela casa que floresceu meu desejo de ensinar e de retribuir, com trabalho e dedicação, tudo o que recebi", declarou, finalizando sua fala em latim com a inspiradora frase "Per aspera ad astra - Por caminhos difíceis, chega-se às estrelas"


Ex-aluno e professor da Olhos da Alma, Valdecir Kuhl, que perdeu a visão na adolescência, faz o discurso em nome dos homenageados.

A presidente e fundadora da instituição, Gislene Maria de Castro Martins Duarte, emocionou os presentes ao compartilhar a motivação por trás da criação da Olhos da Alma: o amor incondicional por sua filha Cristiane da Costa, que é deficiente visual. Gislene enfatizou a importância da união e do apoio mútuo na construção da história da instituição e testemunhou a presença constante de Deus nos momentos de dificuldade. “Nós não vamos a lugar algum sozinhos. O ser humano precisa do outro para nascer, para viver, para crescer, para estudar, para amar e até mesmo para morrer”, expressou Gislene.


Gislene Maria de Castro Martins Duarte, presidente da Olhos da Alma, faz um discurso emocionante sobre a trajetória da instituição.

O prefeito Municipal, Emerson Rodrigo Camargo, também realizou sua audiodescrição e sinalização em Libras, expressando sua admiração pelo trabalho da Olhos da Alma e pela vocação das pessoas envolvidas. "Vocações são para poucos. Os vocacionados, que são chamados, são aqueles que enfrentam todos os desafios que a sociedade coloca, inclusive a ruptura de paradigmas", afirmou o prefeito, ressaltando a capacidade da instituição de promover uma transformação profunda na vida das pessoas.

Encerrando a solenidade, o presidente do Legislativo, Ronaldo Perucci (AVANTE), que também fez sua audiodescrição, lembrou de seu pai, que perdeu a visão com a idade, e destacou a relevância da Olhos da Alma tanto para aqueles que nasceram com deficiência visual quanto para os que a adquiriram ao longo da vida. "Nessa vida nós temos a incumbência, a missão de ser cristão, de ser uma pessoa que ajuda e estende a mão ao próximo", concluiu.

Os vereadores Renata Assirati, Dr. Célio Morais, Prof. Jonas e Dr. Jonatas Carnevalli Lopes também prestigiaram a homenagem à Instituição Olhos da Alma, que celebra 25 anos de dedicação, acolhimento e promoção da inclusão em Jaboticabal e região.

Receberam as placas comemorativas: Prefeito de Jaboticabal - Prof. Emerson Rodrigo Camargo; Prefeito de Taquaritinga - Dr. Fulvio Zuppani; Prefeito de Taquaral - Ari Fernando Jacinto; Prefeito de Guariba Dr. Francisco Dias Mançano Junior; Prefeita de Barrinha - Maria Lúcia Teresinha Grotta; Prefeita de Taiaçu - Sueli Aparecida Mendes Biancardi; Prefeita de Monte Alto - Profa. Maria Helena Aguiar Rettondini; Antonio Alceu Bellodi (In Memoriam); Associação Mulher Unimed de Jaboticabal; Faculdade São Luís de Jaboticabal; Carina Siqueira Damico (aluna); Nerli Diogo da Silva Oliveira (mãe); Maçonaria Major Hilario Tavares Pinheiro; Rotary Club de Jaboticabal;Lions Club de Jaboticabal; Fraternidade Acadêmica Joselyn de Godoy; Loja Maçônica Simbólica Mista Igualdade e Harmonia 05; Izilda Aparecida Costa (voluntária); Valdecir Kuhl (funcionário); Alessandra Aparecida Branco Vieira; Dr. Murilo Gaspardo; Marcos Henrique Osti; Cássio Santa Cruz; Loja Maçônica Fé Perseverança; e Dr. Carlos Eduardo Pedroso Fenerich.

Confira o álbum de fotos:


Assista a íntegra da sessão:


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477