Festa do Quitute movimenta Estação de Eventos Cora Coralina até dia 16 de julho

por Ana Paula publicado 14/07/2023 08h33, última modificação 14/07/2023 08h39

Até domingo (16.jul.2023), Jaboticabal respira os ares da 39ª Festa do Quitute e ExpoFeira de Arte e Artesanato, que neste ano traz como tema “Conectando Famílias”. Ao todo, serão seis dias regados a muita comida, música, arte e diversão. A entrada é gratuita.

Considerada uma das maiores festas gastronômicas do interior paulista, o evento marca o aniversário da cidade, que neste ano completa 195 anos no domingo, e serve como fonte de captação de renda para diversas entidades sociais da cidade.

A abertura oficial da festa, na última terça-feira (11.jul.2023), reuniu autoridades, líderes religiosos, além de milhares de jaboticabalenses e visitantes. A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Experimental da Escola de Arte de Jaboticabal, acompanhada pelo Coral Infantojuvenil da descentralização da Escola de Arte e do Coral “Mãos que EnCantam”, formado por crianças surdas e ouvintes, com interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

Dr Edu Fenerich fala em nome do Legislativo na Festa do Quitute
Presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, saúda autoridades, entidades e quituteiros em nome do Poder Legislativo na Festa do Quitute.

“Que possamos de maneira saudável viver momentos inesquecíveis de alegria e muita felicidade. Que Deus, e a nossa Padroeira, Nossa Senhora do Carmo, possa nos proteger e abençoar sempre. Ótima festa a todos!”, desejou Fenerich em nome do Poder Legislativo, que participou da solenidade ao lado dos vereadores Renata Assirati, Ronaldinho, Val Barbieri, Dr. Mauro Cenço, Daniel Rodrigues, Gregório Casagrande, Gilberto de Faria e Profa. Paula.

“A vocês, Cidade Coragem... Por que Cidade Coragem? Nós superamos pandemia, superamos tragédias, estamos aqui vivos, amamos a nossa vida, e não podemos nunca deixar de conectar famílias. Porque o que é mais importante, é encontrar pessoas, agradecer a Deus, celebrar a vida e dizer: Jaboticabal, 195 anos. Eu te amo!”, manifestou o prefeito ao declarar aberta a Festa do Quitute, considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Jaboticabal pela Lei nº 4.963/2019, de iniciativa do vereador Dr. Edu Fenerich.

QUITUTES, MÚSICA E ARTE – No cardápio, uma variedade de salgados e doces, que atraem quituteiros de todas as idades. Os quitutes à venda são produzidos e servidos por centenas de voluntários das 39 entidades participantes. Todo o dinheiro arrecadado serve como fonte de custeio para cada uma delas na manutenção dos serviços prestados à população. Por isso, a festa é considerada um sinônimo de solidariedade. CLIQUE AQUI e confira o Cardápio do Quitute 2023.

Além da gastronomia, três palcos montados em locais estratégicos da estação de eventos recebem ao longo dos dias cerca de 80 shows musicais de diversos ritmos, com artistas locais, regionais e nacionais. Entre eles, Fernandinho, que se apresentou na abertura da festa; Fernando e Sorocaba, que sobe no palco na sexta-feira (14.jul.2023); e Turma do Pagode, no sábado (15.jul.2023).

E para quem gosta de arte, no pavilhão interno, artistas e artesãos comercializam diversas produções locais e regionais das mais variadas técnicas. São obras feitas em papel, madeira, tela, tecido, e muito mais.

Assista a íntegra da cerimônia (Fonte: Facebook Prefeitura Municipal de Jaboticabal):