Grupo de Ciclistas pedem rota turística para pedal em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 21/10/2022 15h06, última modificação 21/10/2022 15h06

A Câmara Municipal de Jaboticabal sediou no dia 14 de outubro a palestra “Ciclismo, Turismo e História”, com a turismóloga Camila Barossi. O objetivo do evento, que acabou ganhando um tom de audiência pública no decorrer da apresentação, com pontuações do público, foi discutir a importância do ciclismo na preservação da história local e no turismo como forma de emprego e renda.

O evento fez parte da Semana Municipal do Ciclismo, instituída pela Lei Ordinária nº 5284 de 29/04/2022, de autoria da vereadora Dra. Andréa Delegada (PSC), e contou com a presença de vários ciclistas.

A turismóloga defendeu que a exploração do turismo ciclístico pode fomentar a geração de renda no Município. “Tem bastante rota que pode ser colocada como atrativo. Em duas rodas, a gente consegue ir pra lugares que a população não vai, porque não dá pra chegar de carro, ou andando é longe... Trazendo o ciclista pra cá, fomenta a nossa economia, com os hotéis, bares, restaurantes, comércio de artesanato, souvenir, comércio informal”, sugeriu Camila.

Camila Barossi durante palestra na Semana Municipal do Ciclismo, na Câmara de Jaboticabal.

O caminho para a concretização de rotas turísticas para o pedal em Jaboticabal pode estar junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Isso porque, o órgão serve como consultor e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas em Jaboticabal, e por dar assessoramento à municipalidade nas questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade.

De acordo com Camila, “aqui na cidade temos bastante ciclistas que vão para outros pontos em cidades vizinhas... O pessoal vai tudo pra região, e aqui em Jaboticabal? A gente, não vai fazer nada pra Jaboticabal?! [Aqui] Tem a rota das Capelas que está sendo desenvolvida. Então vamos pleitear [no COMTUR] pra poder fazer a implantação da rota das Capelas do Jabuticabal”, contou a palestrante.

A rota citada por Camila, intitulada “As Capelas do Jabuticabal”, é uma trilha de bike com 12 capelas, 90 km e 1300 de altimetria. A trilha é “dividida em três etapas, para não dificultar... A ideia, até orientada pelo [setor de] turismo da prefeitura, é o lançamento por etapas... As trilhas [em Jaboticabal] existem, mas precisamos criar uma associação para levar [os projetos] ao COMTUR, e fazer o lobby para que a votação no COMTUR seja ao nosso favor... Que a gente possa realmente criar atividades voltadas para o ciclismo... Vamos mostrar que o ciclismo de Jaboticabal tem tudo pra crescer”, defendeu José Mario, ciclista e proprietário da Assessoria ZéDeBike.

José Mário fala da programação da Semana Municipal do Ciclismo.

Ainda durante a palestra, Camila citou os pontos turísticos reconhecidos como oficiais pelo município, e criticou a falta de novos incentivos. “A Pinacoteca Municipal está fechada, cujo acervo se encontra no museu; o Museu Histórico “Aloísio de Almeida”, fechado pra reforma; o Lago Municipal Carlos Rodrigues Serra, [com] deck quebrado, é meio largado; a Casa do Artesão faz um trabalho admirável, mas não tem muita divulgação; Mercado Municipal, antigamente tinha bastante feirantes [na área interna], a Escola de Arte Professor Francisco B. Marino, a arquitetura é linda, mas ninguém vai pra lá para ficar turistando”, opinou Camila. Por outro lado, a turismóloga apontou pontos turísticos não oficiais, que, segundo ela, poderiam ter mais atenção do poder público para serem explorados oficialmente como rota história, religiosa ou de ecoturismo, como o Cemitério da Febre Amarela, a Capela da Fazenda Canadá, a Capela de Santa Rita, a Ponte Caída de Barrinha, as Cascatas do Córrego Rico. “Conheço a maioria [destes pontos], são maravilhosos e ainda não entraram como ponto turístico da cidade. Vamos tentar pleitear com a prefeitura”, manifestou a palestrante.

Vereadora Dra. Andréa Delegada, autora da lei que instituiu a Semana Municipal do Ciclismo, durante o evento realizado na Câmara.

Para a vereadora Dra. Andréa Delegada, que também adepta do ciclismo, “é importante nós, enquanto ciclistas, movimentarmos o COMTUR pra ter algum projeto de atrativo pra nossa cidade. Atrairmos ciclistas de Monte alto, Taquaritinga, Sertãozinho... Cabe a nós, arregaçarmos as mangas e cobrarmos quem de direito... para quem sabe, termos nossa rota rural, ou rota gastronômica, ou rota do Amendoim... e com isso a gente gerar renda, gerar emprego, e trazer melhorias pra nossa cidade. Todos nós lutamos pra isso”, finalizou a parlamentar.

A palestra foi uma realização da autora da iniciativa legislativa em parceira com a Assessoria ZédeBike, com apoio da ACIAJA, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Além do evento na Câmara Municipal, a Semana ainda contou com a palestra “Segurança no Trânsito”, no Auditório da ACIAJA, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, que abordou sobre os riscos de acidentes nas estradas e nas áreas urbana e rural; da Feira do Rolo, com a venda e troca de usados (bikes, acessórios, vestuário), além da apresentação da logomarca oficial da trilha “As Capelas do Jabuticabal”, que será usada no emplacamento e na divulgação turística, ambos os eventos, na área externa do Mercado Municipal.

Assista a íntegra da palestra >