Histórias de empatia marcam solenidade de entrega de títulos de Cidadania, Benemérito e diploma de Honra ao Mérito

por Ana Paula publicado 16/02/2022 16h13, última modificação 16/02/2022 16h32

A Câmara Municipal de Jaboticabal outorgou três títulos de cidadania em sessão solene na noite dessa segunda-feira (14/02), tornando André Schiavon Villa Nova, Iramaia da Rocha e Maria Carboni os mais novos Cidadãos Jaboticabalenses. O Legislativo igualmente procedeu a entrega do Título de Cidadão Benemérito a Mário Fernando Berlingieri e o Diploma de Honra ao Mérito à Helija Organização Contábil, conforme decretos legislativos aprovados por unanimidade pelos vereadores.

A cerimônia teve início com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à organização contábil Helija, na solenidade representada pelo seu sócio-administrador Antônio Carlos Ijanc' e por Rafael Ijanc'. Para a autora da homenagem (Decreto Legislativo nº 764/2021), vereador Val Barbieri (PRTB), “a Helija nos orgulha, e muito, pois além da responsabilidade social [a empresa contribui com causas sociais na cidade, sobretudo à causa animal] assumida por seus dirigentes, ela colabora para que nossa querida Jaboticabal cresça e evolua não só economicamente, mas também na construção de uma sociedade com um futuro melhor para todos”, discorreu a parlamentar.


Antônio Ijanc' segura o Diploma de Honra ao Mérito à Helija, ao lado de Rafael Ijanc', entregue pelas mãos das vereadoras Val Barbieri e Renata Assirati, presidente da Câmara de Jaboticabal.

Antônio Ijanc', por sua vez, relembrou o início do sonho do escritório contábil, nascido no final da década de 60, e da trajetória laboral até a atualidade, a beira de completar 55 anos de atividade. “... Desde 1967 contamos com a mesma coragem para enfrentar todos os desafios diários, tendo como missão agregar valores socioambientais para toda coletividade. Olhando tanto internamente, influenciando e trazendo capacitação para nossos funcionários, como externamente agregando valores para nossos clientes, além de conteúdo para a sociedade. Hoje, recebendo com muito orgulho este reconhecimento, galgamos mais um degrau em nossa história, de muito amor e respeito tudo e a todos.”, declarou o dirigente da Helija.

Na sequência, a presidente da Câmara de Jaboticabal, Renata Assirati subiu à tribuna para saudar com o Título de Cidadão Benemérito, Mario Fernando Berlingieri (post mortem) – o Marinho, como era conhecido –, que faleceu aos 71 anos em 2021. Renata leu um breve histórico de sua trajetória e ressaltou os trabalhos sociais desenvolvidos por ele na cidade de Jaboticabal, com destaque para o trabalho desenvolvido no Educandário Lar do Caminho. “Sua vida profissional e pessoal foi realmente muito ativa. Mas o que marcou realmente sua vida foi a mão que estendia a alguém que necessitava. Muito obrigada, Marinho, por ser uma pessoa tão especial, tão importante. Queríamos sua presença aqui, mas Deus quis tê-lo ao lado. Então, respeitamos. E honramos sua vida aqui na terra”, pronunciou Renata, autoria do projeto que originou o Decreto Legislativo nº 753/2021.


Sonia Maria Bedore Berlingieri e Taísa Lúcia Berlingieri recebem o Título de Cidadão Benemérito dedicado ao Dr. Mário Fernando Berlingieri (post mortem) das mãos da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Taísa Berlingieri, filha de Marinho, foi quem ocupou a tribuna em nome da família. “O Marinho, meu pai, foi um grande exemplo em nossas vidas. Toda sua existência foi dedicada a caridade, não só a caridade material, mas principalmente a caridade da escuta, do acolhimento, do respeito, da tolerância.  O bem em movimento, o pescador de almas, o conquistador de mentes e corações. Esses foram os títulos dado a ele por amigos no livro que o professor Beduschi fez em sua homenagem. E esse era o Marinho, um ser humano iluminado... filha e que nunca ficará ausente, pois se tornou imortal e vive eternamente em cada coração e alma dos que receberam suas palavras, seu sorriso e seu amor”, relatou Taísa.

Depois foi a vez do vereador Dr. Edu Fenerich discorrer sobre o piracicabano de nascimento, André Schiavon Villa Nova, o primeiro da noite a receber o Título de Cidadão Jaboticabalense, conforme o Decreto Legislativo nº 744/2020. O parlamentar fez um breve resumo sobre a biografia de Villa Nova e suas contribuições para a cidade de Jaboticabal. “... Parodiando antiga campanha publicitária de uma instituição bancária, “Você é gente que faz”... E a então Madre e agora Santa Teresa de Calcutá, afirmou sabiamente que: “Não é o que você faz, mas, o amor que dedica ao que faz, que realmente importa.” Santa Teresa de Calcutá também nos ensinou que: “As mãos que ajudam são mais sagradas que as bocas que rezam”. Simples assim! André, você hoje recebe uma nova certidão de nascimento. Jaboticabal que há muito você adotou como mãe, hoje o recebe como filho muito querido. Muito obrigado pelo que fez, faz e certamente continuará a fazer por nossa terra e por nossa gente.”


André Villa Nova, ao lado de sua esposa Marilda De Stefani Villa Nova, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Dr. Edu Fenerich e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Para André Villa Nova, que veio morar em Jaboticabal em 1985, “receber o titulo de Cidadão Honorário dessa terra de gente trabalhadora e hospitaleira é motivo de muita felicidade para mim e minha família... dois terços de vida morando em Jaboticabal... [que] é a cidade que me deu a primeira carteira de trabalho, que para mim teve um significado muito grande... E aqui iniciei minha carreira empresarial, onde eu pude desenvolver minhas habilidades empreendedoras, ... e também pude começar a participar de causas sociais. E o que posso dizer aqui, é que você recebe muito mais do que dá. Um dos meus melhores presentes dessa cidade foi formar minha família, agradeço de todo coração todos esses momentos. A essa cidade dei e continuarei dando meu empenho e dedicação!”, manifestou Villa Nova.

Na sequência, a guaribense de nascimento, Dra. Iramaia da Rocha, recebeu o Título de Cidadã Jaboticabalense. Beto Ariki, autor do projeto que se tornou Decreto Legislativo nº 745/2020, ocupou a tribuna para saudar a homenageada. “... Às vezes as pessoas recebem [a honraria] pelo trabalho desenvolvido no município, pela carreira emocional, pelo trabalho social, pelas amizades. E a senhora consegue reunir em um conjunto todas as qualidades. poderia ler seu currículo inteiro, mas olhando para a senhora as palavras saem automáticas e isso nos deixa muito feliz de poder receber em Jaboticabal sua nova certidão de nascimento aqui em nossa cidade é uma honra para mim e para Jaboticabal tenha certeza”, exprimiu Ariki.


Dra. Iramaia da Rocha recebe o Título de Cidadã Jaboticabalense das mãos do vereador na Legislatura 2017-2020, Beto Ariki, e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Em seu pronunciamento, Dra. Iramaia relembrou passagens de sua vida, de amigos, da carreira como professora e também como advogada. “Eu acredito que fui adotada por Jaboticabal, pois essa cidade me adotou como filha. Aqui cheguei pela receptividade dos amigos de hoje e de outrora, professores e advogados dos quais não posso, me esquecer.... Portanto, se permita viver algo novo; se torne sempre uma pessoa melhor. Você é produto do meio onde convive. Agora eu sou uma cidadã Jaboticabalense!”, disse a homenageada.

Por sua vez, o vereador Prof. Jonas saudou mais uma nova cidadã jaboticabalense: a professora Maria Carboni, que recebeu a honraria conforme o Decreto Legislativo nº 760/2021, de autoria do parlamentar. “Ao longo dos quarenta e sete anos de dedicação que a trouxeram até este momento, foi uma mulher não só de fibra, como a maioria neste nosso país, mas também de amor à sua vocação, o ensinar, a única revolução verdadeira que permite a quem quer que seja tomar as rédeas de seu destino, é por isso que estamos aqui hoje, para saudar essa mulher, brasileira, educadora e agora, com muito prazer, mais nova cidadã jaboticabalense”, enalteceu Prof. Jonas em seu discurso, que também traçou uma breve biografia da homenageada.


Profa. Maria Carboni recebe o Título de Cidadã Jaboticabalense das mãos do vereador Prof. Jonas e da presidente da Câmara, Renata Assirati.

Para a professora Maria Aparecida Carboni, “A educação transforma vidas é só por ela que a vida assim pode ser modificada, querido professor Jonas... Como diz Gumarães Rosa: “A beleza não está nem na chegada e nem na partida, a beleza está na caminhada”, e que caminhada Jaboticabal me permitiu e permite fazer!... Essa cidade me deu esse tesouro imenso, um trabalho através do qual todos os dias eu aprendo a ser uma educadora. Me deu amigos, me deu amparo e tantas situações desafiadoras que eu tive que enfrentar pela vida. Nesta noite histórica para mim, que estou nascendo Jaboticabalense, eu agradeço imensamente... e fico muito orgulhosa, de no dia 14 de fevereiro, dia que coincidentemente, a escola que me abrigou aqui inicialmente, o Colégio Santo André, que hoje comemora 108 anos... é que neste dia, eis-me jaboticabalense com muito orgulho”, agradeceu a professora.


Prof. Emerson Camargo durante seu pronunciamento: “... O adjetivo que veio à cabeça foi solidariedade, desprendimento, abnegação e empatia..."

O prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo, prestigiou a solenidade e parabenizou os homenageados da noite. “... O adjetivo que veio à cabeça foi solidariedade, desprendimento, abnegação e empatia. Cada um de vocês que aqui estão, representam isso! Abnegaram suas vidas, se tornaram empáticos ao se colocar no lugar dos outros. Fizeram renúncias de si para cuidar de outras pessoas e trouxeram carinhosamente a história de sempre cuidar das pessoas. Obrigada por vocês existirem e obrigada por tudo que fizeram e por tudo que fazem. Que Deus abençoe infinitamente vocês e vossas famílias, e que todos nós tenhamos luz, sabedoria e paz no coração”, concluiu o prefeito.

Além de familiares e amigos, obedecendo o limite de 60% da capacidade do plenário (uso de máscara facial obrigatório), prestigiaram a cerimônia presencialmente os vereadores Ronaldinho, Dr. Mauro Cenço e Gilberto de Faria, além da promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Dra. Ethel Cipele.


Compuseram a Mesa: [esq. à dir.] Promotora de Justiça, Dra. Ethel Cipele; prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo; presidente da Câmara, Renata Assirati; vice-presidente da Câmara, Gilberto de Faria; e vereador na Legislatura 2017-2020, Beto Ariki.

A galeria de fotos está disponível pelo canal da Câmara no Facebook (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal).





Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478