Histórias inspiradoras marcam sessão solene pelo “Dia Internacional da Mulher”

por Ana Paula publicado 10/03/2022 17h08, última modificação 11/03/2022 09h23

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou, na noite de terça-feira (08/03), 26 mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As indicadas pelos vereadores representaram no ato as cerca de 37 mil mulheres residentes em Jaboticabal, conforme dados do último Censo Demográfico do IBGE [2010].

A solenidade foi conduzida pela presidente da Casa, Renata Assirati, primeira mulher a presidir o Legislativo jaboticabalense desde 1868 quando da instalação da Câmara de Jaboticabal. Compuseram ainda a Mesa as vereadoras Dra. Andréa Delegada, Prof. Paula e Val Barbieri, e o vice-prefeito Nelson Gimenez.

Vereadora Val Barbieri saúde as homenageadas em nome da Câmara Municipal.

A saudação às homenageadas, em nome do Poder Legislativo, ficou por conta da vereadora Val Barbieri (PRTB). Em seu discurso, a parlamentar chamou a atenção para a importância da representatividade feminina nos diversos âmbitos da sociedade, e chamou a todos para uma reflexão sobre o papel da mulher. “O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens às mulheres... quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto global,... ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra nós. Mesmo sendo maioria quanto ao número de eleitores, ficamos em desvantagem na representação dos cargos políticos... Avançamos, mas temos muitos espaços a conquistar... Desejo nesta data que seja implantada no Brasil a democracia de gênero. Que toda mulher seja tratada com todos os direitos, garantias individuais e fundamentais que estão na nossa Constituição Federal. Que seja assegurada, a cada mulher, a liberdade de viver!”, manifestou Val.

Entre Anas, Marias, Aparecidas... cada homenageada foi apresentada uma a uma, ao lado dos vereadores que fizeram as respectivas indicações, em um momento em que puderam ouvir e compartilhar um pouco de suas próprias trajetórias. Histórias recheadas de desafios, medos, dores, alegrias, e, sobretudo, de superação e conquistas. Mulheres que tiveram que batalhar para conquistar sua profissão, criar os filhos, derrotar preconceitos e obstáculos dos mais variados para seguir firmes em seus propósitos.

Carlota faz seu pronunciamento em nome das homenageadas.

Maria Carlota Niero Rocha, que já exerceu o cargo de vereadora e foi a única mulher, até a atual Legislatura, a ocupar o cargo de prefeita da cidade, subiu à tribuna como homenageada para falar em nome delas. Carlota passeou pela história, relembrando perseguições sofridas pelas mulheres; destacou as inúmeras lutas que a classe feminina teve que travar - e ainda trava - para a conquista de direitos, como o de votar e ser votada, entre outros. “Tivemos conquistas, mas nós temos um longo caminho a percorrer... Quero deixar os meus mais sinceros agradecimentos a todas as hoje aqui homenageadas. Quantas histórias de vida diferentes, histórias de muito trabalho, de muita garra, mas principalmente, do carinho dedicado à família, aos amigos, a religião que todos nós temos que ter e especialmente dedicado à educação.”

Vice-prefeito, Nelson Gimenez, fala em nome do Poder Executivo, em representação ao prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo.

Na sequência, o vice-prefeito, Nelson Gimenez (PATRI) saudou as mulheres em nome do Poder Executivo, representando o prefeito municipal Prof. Emerson Camargo (PATRI). “É um prazer participar desta homenagem e verificar lindas histórias. Histórias fantásticas... por grandes problemas que passaram e que estão aí superando, que caminham, ver a força que essas mulheres têm”, pontuou Gimenez.

Renata Assirati, primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da Câmara, preside a sessão solene pelo Dia da Mulher; vereadores Dra. Andréa Delegada, Profa. Paula e Val Barbieri compuseram a Mesa.

A presidente da Casa, Renata Assirati, que não escondeu o orgulho em ocupar o mais alto cargo do Legislativo, destacou o trabalho das colegas vereadoras, dos vereadores pelo carinho e reconhecimento, e dos servidores do Legislativo, e parabenizou as homenageadas. “Externo, ainda, a grata satisfação de todos nós, representantes da população de Jaboticabal, em podermos prestar esta singela, porém, maravilhosa homenagem, que contou com tão lindas histórias de mulheres fortes, determinadas, dedicadas, empreendedoras, cuidadoras... responsáveis por tão grandes feitos, que proporcionam o progresso, a paz e o amor de tantas pessoas e também da nossa sociedade”, conclui a Chefe do Legislativo.

A íntegra da galeria de fotos está disponível no Facebook (www.facebook.com/CamaraJaboticabal). Confira em PARTE 1; PARTE 2; PARTE 3 e PARTE 4.

PARA SABER – A sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher é uma tradição na Câmara de Jaboticabal e ocorre anualmente. A homenagem foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 217/1998, alterado pelo Decreto Legislativo nº 630/2015. A íntegra da sessão está disponível nos canais da Câmara no YouTube e Facebook.

As homenageadas de 2022:

Por Pepa Servidone: Ana Cláudia Votorino Ferrari e Ana Tereza Bellodi

Por Dra. Andrea Delegada: Marta Postai Bassi e Tânia Maria Petrazzi

Por Gregorio Casagrande: Aparecida Matheus e Julia Gladenucci Zampieri

Por Dr. Edu Fenerich: Divina Souza da Mata Vieira Nair Aparecida Greggio de Abreu

Por Daniel Rodrigues: Jussara Gonçalves de Lima e Maria Berenice Perez Rodrigues

Por Gilberto de Faria: Maria Benedita Gerena Pereira e Rita Aparecida Mirabelli Cozzi

Por Prof. Jonas: Dalva Teresa da Silva e Nilsen Teresinha Neves

Por Dr. Mauro Cenço: Aparecida Virissiano dos Santos e Tatiana Berlingieri Lusvargui

Por Profa. Paula: Elenice Ferreira Manduca Mainardi e Maria Carlota Niero Rocha

Por Paulo Henrique Advogado: Maria Aparecida Monteiro Ferreira e Adriana Lúcia Fonseca da Silva

Por Renata Assirati: Ana Maria Barbosa Mattos Baptista e Eliane de Paula Turco