HMSI completa 115 anos de resistência e provedores são homenageados na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 03/07/2019 16h51, última modificação 03/07/2019 16h59
Durante o evento, o prefeito Municipal, José Carlos Hori, anunciou a vinda de emendas parlamentares que devem somar R$ 1 milhão, destinadas à Santa Casa.

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou na noite dessa terça-feira (02/07), em sessão solene, todos aqueles que ocuparam ao longo da história o cargo de provedor da Irmandade de Misericórdia, do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI), que completou 115 anos nessa terça. No total, 12 pessoas, entre àqueles que ocuparam o posto de provedor, e representantes daqueles já falecidos, receberam na solenidade o Diploma de Honra ao Mérito.

De natureza filantrópica, o HMSI é o único hospital em Jaboticabal a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de prestar atendimento a uma população regional de mais de 140 mil pessoas, provenientes das cidades de Jaboticabal, Guariba, Pradópolis e Barrinha. A instituição de saúde igualmente atende convênios como UNIMED Jaboticabal, FAEC, Economus, Plantel, Cabesp, UNIMED Intercâmbio, APAS, Sabesprev e Correios, e pacientes particulares. Só em 2018, foram quase cinco mil internações, das quais 71% foram pacientes do SUS, ultrapassando o índice de 60% obrigatório por se tratar de uma instituição filantrópica.

A CERIMÔNIA – O autor da propositura [Decreto Legislativo nº 721, de 07 de maio de 2019], vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), foi o responsável por saudar os homenageados. O parlamentar destacou a perseverança de seus provedores, conselheiros e colaboradores, e discorreu sobre a história da Irmandade de Misericórdia na cidade. “Nesse período de mais de um século, o Hospital e Maternidade Santa Isabel enfrentou e venceu, por meio do trabalho de centenas de pessoas, inúmeras e imensuráveis dificuldades de toda a ordem, conseguindo se manter vivo e prestar atendimento médico de qualidade aos jaboticabalenses de nascimento ou adoção, notadamente aos mais necessitados. Atualmente [o HMSI] é co-administrado pela Irmandade de Misericórdia e pela UNIMED Jaboticabal... Sem essa somatória de esforços e recursos, dificilmente o hospital estaria com as portas abertas...”, manifestou Fenerich.


Dr. Edu Fenerich, autor da homenagem, durante seu discurso de saudação aos homenageados.

Ainda para o vereador, o amor pela profissão e o compromisso para com a saúde da população faz com que o trabalho do HMSI siga prosperando apesar, sobretudo, das barreiras financeiras enfrentadas pela instituição desde os anos iniciais de suas atividades, na primeira década de 1900. “Foi e é precisamente em função deste trabalho voluntário [provedores e conselheiros não recebem remuneração ou benefícios pelas atividades desenvolvidas no cargo], competente e dedicado, que ao completar 115 anos, o nosso Hospital e Maternidade Santa Isabel permanece vivo e atuante no seio da nosso comunidade. Exatamente por essa razão é que, a calorosa gente jaboticabalense, que por delegação expressa, temos a honra de representar, presta nessa noite, singela, porém, merecida homenagem, àqueles que por mais de um século exerceram e exercem as árduas funções de provedores da nossa Santa Casa”, expressou Fenerich. [OUÇA O DISCURSO NA ÍNTEGRA]

Após o discurso do autor da homenagem, um a um, entre àqueles que ocuparam o posto de provedor, e representantes daqueles já falecidos, receberam o Diploma de Honra ao Mérito, considerada a maior honraria por merecimento entregue pela Câmara.


Dr. Gerbasi se emociona em seu pronunciamento.

Representando os homenageados, Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi, há oito anos à frente da Irmandade de Misericórdia, destacou a capacidade de atendimento, bem como a contínua atualização e melhoria da infraestrutura e do corpo funcional do hospital.

“Com toda dificuldade que a gente tem, o hospital não ficou parado. A gente vem aos pouquinhos aumentando a complexidade do hospital, investindo em tecnologia, em melhoramento na parte humana para avançarmos a cada dia no atendimento ao nosso paciente, tanto do SUS como dos convênios... É o local de nascimento da grande maioria das crianças em Jaboticabal. Temos uma maternidade muito bem estruturada, e hoje é referência no Brasil... No fim do ano passado, no dia 17 de dezembro, [começamos] o plantão de neurologia. Esse plantão é para dar melhor atendimento à população. O que a gente quer é transformar o hospital em referência em AVC tipo 2, que o paciente que tiver um AVC aqui na cidade ou microrregião, seja atendido o mais rápido possível”, destacou Gerbasi, que se emocionou ao final de seu discurso. [OUÇA O DISCURSO NA ÍNTEGRA]


“Eu tenho certeza que cada provedor poderia ter escrito um livro “Minha vida dentro do Santa Isabel” - José Carlos Hori.

Por sua vez, o prefeito Municipal, José Carlos Hori, parabenizou os homenageados e anunciou a vinda de emendas parlamentares que devem somar R$ 1 milhão, destinadas à Santa Casa. “Eu tenho certeza que cada provedor poderia ter escrito um livro “Minha vida dentro do Santa Isabel”. Nós, sociedade, não sabemos e não temos como imaginar o que é a nossa Santa Casa já fez pelas pessoas... Quantas vidas foram salvas e quantas vidas trouxeram ao mundo pelo seu belíssimo quadro de funcionários e profissionais. Eu fico imaginando as filhas, netas, que estão aqui representando os homenageados, o orgulho que vocês têm dessas pessoas; de toda a história que essas pessoas têm, não só por Jaboticabal, mas principalmente pela nossa Santa Casa. Parabéns pela coragem de assumir isso, abrir mão inclusive da própria família, de lazer, para cuidar do maior bem da nossa cidade, que é o nosso hospital... A Câmara também, através de projetos como esse, do Edu, vem ressaltar não só os valores fiscalizadores da Câmara, mas vem ressaltar os valores familiares. Uma noite que enaltece valores básicos... E uma boa notícia: conquistamos, junto com o vice-prefeito, Vitório De Simoni, e o deputado Baleia Rossi, uma verba de meio milhão para a Santa Casa. O nosso secretário de Saúde [José Roberto da Silva] nos avisou também que o Luiz Carlos [vereador], através do deputado Gilberto Nascimento, também manda uma outra verba de meio milhão de reais para a nossa Santa Casa”, declarou o Chefe do Executivo. [OUÇA O DISCURSO NA ÍNTEGRA]


Mesa dos trabalhos da sessão solene.

“A gente sabe que toda instituição passa por dificuldade e não seria diferente com o Hospital Santa Isabel... que possamos comemorarmos não só 115, mas 200, 300, 500 anos pela frente, como Deus achar suficiente”, finalizou o 2º secretário da Casa, vereador Ednei Valêncio, que presidiu a sessão solene. [OUÇA O DISCURSO NA ÍNTEGRA]

Após a cerimônia, autoridades e público presente pôde conferir uma exposição com fotos de todos que ocuparam o cargo de provedor ao longo da história, no hall de entrada da Câmara, e que devem compor a Galeria de Provedores do HMSI. Prestigiaram a solenidade os vereadores Wilsinho Locutor (PSB), Luís Carlos Fernandes (PSC) e Dona Cidinha (PRB), além do secretário de Saúde, João Roberto da Silva.

Confira a relação dos provedores do HMSI que receberam na cerimônia o Diploma de Honra ao Mérito:

1930 a 1937 – Antonio de Paula Eduardo (in memoriam) – representado por Heloisa Bellodi
1937 a 1944 – Major Américo de Araújo Lopes (in memoriam)– representado pela bisneta, Raquel de Araújo Freitas
1944 a 1949 – Pedro Dória (in memoriam) – representado pela neta, Maria Christina Dória
1949 a 1955 – Dr. Antonio Arrobas Martins (in memoriam) – representado pelo neto, Dr. Fernando Arrobas Martins
1955 a 1971 – Armando Lerro (in memoriam) – representado pela filha, Maria do Carmo Lerro Verardino
1971 a 1985 – Romário Niero (in memoriam) – representado pela filha, Elenice Niero
1985 a 1991 – José Francisco Baratela
1995 a 2003 – Luiz D’Aparecida Gerbasi
2003 a 2005 e 2007 a 2009 – Mário Fernando Berlingieri
2005 a 2007 – Dr. Jeyner Valério Júnior
2009 a 2011 – Dr. José Francisco A. Geraldo Martins
2011 a 2021 – Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi

Assista à íntegra da sessão na WEBTV da Câmara:



Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478