Homenageados celebram laços com a "Cidade das Rosas" em sessão solene

por Ana Paula Junqueira publicado 10/09/2025 10h15, última modificação 10/09/2025 10h31

A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou na noite de segunda-feira (8.set.2025) uma sessão solene para a entrega de títulos de Cidadania Jaboticabalense e Diploma de Honra ao Mérito. A cerimônia, marcada pela emoção e reconhecimento, foi realizada no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos.

Quatro pessoas receberam o Título de Cidadão Jaboticabalense, honraria concedida a aqueles que não nasceram na cidade, mas que demonstram profundo compromisso com seu desenvolvimento.

O vereador Gilberto de Faria entregou o título a Adriano Ferreira da Silva, descrevendo-o como um "exemplo de superação e compromisso público" e um representante dos valores de "coragem, trabalho e educação... Este título é o reconhecimento de tudo o que ele já fez, faz e ainda fará por Jaboticabal". Em seu discurso, Adriano, que é natural de Sertãozinho/SP e Sargento da Reserva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, agradeceu a homenagem e destacou a importância da família e dos amigos em sua trajetória.

Adriano Ferreira da Silva, ao lado da esposa Eliene de Souza Santos Ferreira da Silva, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Gilberto de Faria em sessão solene realizada no dia 08/09/2025.
Adriano Ferreira da Silva, ao lado da esposa Eliene de Souza Santos Ferreira da Silva, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Gilberto de Faria.

Na sequência, o presidente Ronaldo Peruci homenageou Márcio André Pureza, policial militar em Jaboticabal, a quem classificou como "um homem que, embora não tenha nascido no nosso solo, escolheu esta terra para servir e proteger". Márcio Pureza, que é nascido em Taquaritinga/SP, expressou seu carinho pela “Cidade das Rosas”, ao discorrer passagens históricas da cidade que, para ele, "representa laço de amor e de fraternidade", além de reafirmar seu compromisso com a Polícia Militar: “É o meu compromisso com a Polícia Militar, lealdade e constância, servir e proteger”.

Márcio André Pureza, ao lado da namorada Zanine Zecheto Pito, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Ronaldo Peruci em sessão solene realizada no dia 08/09/2025.
Márcio André Pureza, ao lado da namorada Zanine Zecheto Pito, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Ronaldo Peruci.

O vereador Mandi Serralheiro homenageou o empresário Silvane Adriane de Sousa, natural de Chapada do Norte/MG, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Mandi enfatizou que o título é o reconhecimento de que Silvane, carinhosamente chamado de "ferrugem", "é de fato jaboticabalense de coração. Sempre esteve presente nas causas comunitárias, ajudando projetos sociais e contribuindo para que Jaboticabal seja cada vez melhor". Silvane agradeceu emocionado e afirmou que "é somente com o trabalho que a gente pode fazer com que o mundo seja melhor".

Silvane Adriane de Sousa, ao lado da esposa Eliana Maria Nogueira de Sousa, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Mandi Serralheiro em sessão solene realizada no dia 08/09/2025.
Silvane Adriane de Sousa, ao lado da esposa Eliana Maria Nogueira de Sousa, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Mandi Serralheiro.

O vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes entregou o título de Cidadão Jaboticabalense a Wilson Carlos Pazini, destacando sua contribuição intelectual e humana. "Ele deixa um legado para nós, de formação intelectual [agrônomo pela UNESP], mas também de uma pessoa de bondade, honesta", disse o vereador. Emocionado, Pazini, que é nascido em Jales/SP, compartilhou sua história e revelou que já se sentia filho de Jaboticabal desde sua chegada em terras jaboticabalenses, em 1982, para estudar. “Desde então, eu me considerava, e agora me considero mais ainda, cidadão jaboticabalense, com essa honrosa homenagem", disse Pazini.

Wilson Pazini, ao lado da esposa Maria Rita Cotillo Pazini, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes em sessão solene realizada no dia 08/09/2025.
Wilson Pazini, ao lado da esposa Maria Rita Cotillo Pazini, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes.

Além dos títulos, a solenidade também serviu de palco para a homenagem à Relojoaria Colombo com o Diploma de Honra ao Mérito por seus 100 anos de atividade. O vereador Wilsinho Locutor, autor da propositura, relembrou a história do estabelecimento, que começou como uma simples oficina em 1925, fundada pelo ourives italiano Colombo Berlingeri. O vereador destacou a passagem da empresa por gerações, além da visão empreendedora de Aldo Berlingeri, que transformou a marca em sinônimo de "qualidade e preço justo... Hoje, passados 100 anos de história, a Relojoaria Colombo segue firme como uma das principais referências da cidade. A tradição continua através das gerações, dando continuidade ao trabalho iniciado há um século. Sempre preservando os valores que fizeram da Colombo um nome respeitado e admirado”, discorreu o parlamentar.

Representantes da Relojoaria Colombo, Márcia Berlingeri e Marcos Alberto, recebem o Diploma de Honra ao Mérito das mãos do vereador Wilsinho Locutor em sessão solene realizada no dia 08/09/2025.
Representantes da Relojoaria Colombo, Márcia Berlingeri e Marcos Alberto, recebem o Diploma de Honra ao Mérito das mãos do vereador Wilsinho Locutor.

Representando a empresa, Hugo Berlingeri e Paulo Brunini fizeram uso da palavra. Hugo exaltou a história da família: “falar da relojoaria Colômbia é falar também da própria cidade de Jaboticabal. É uma história que começa em 1925 com Colombo Berlingeri, ourives italiano que aqui encontrou seu lar, sua vocação e sua missão. Com mãos habilidosas e olhar atento ao detalhe, ele fundou sua oficina. Mais que relojoeiro e ourives, Colombo foi artesão da confiança. Seu capricho e dedicação rapidamente conquistaram a comunidade”, exaltou Hugo. Já Paulo Brunini, com 55 anos de casa, se emocionou ao relembrar a trajetória da Colombo, "marcada pela dedicação, perseverança e paixão. Ao longo desses 100 anos, nossa loja não apenas acompanhou as transformações do mercado e da sociedade, mas também soube se reinventar, mantendo sempre o compromisso com a qualidade e o atendimento que conquistou a confiança de tantas pessoas. Cada cliente atendido, cada sorriso registrado nesse espaço de tempo, é testemunho de uma história construída com esforço e amor ao trabalho. Este momento é de agradecimento a todos aqueles que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória.”

O prefeito municipal Prof. Emerson Camargo parabenizou e agradeceu aos homenageados em nome do Poder Executivo, ressaltando que "mais importante do que talvez os registros da história são os registros que vocês deixam nas pessoas que ficam depois de vocês. Fica aqui, em nome da nossa querida cidade, nosso agradecimento, mas acima de tudo, nosso reconhecimento pela eternidade de tudo o que vocês representam pra gente”, pontuou o Chefe do Executivo.

Mesa dos trabalhos da sessão solene realizada no dia 08/09/2025 para a entrega dos Títulos de Cidadania Jaboticabalense a Adriano Ferreira da Silva (DL nº 877 de 08 de abril de 2025, de autoria do vereador Gilberto de Faria), Márcio André Pureza (Decreto Legislativo nº 858, de 17 de dezembro de 2024, de autoria do vereador Ronaldinho), Silvane Adriane de Sousa (DL nº 872 de 08 de abril de 2025, de autoria do vereador Mandi Serralheiro) e Wilson Pazini (DL nº 865, de 03 de março de 2025, de autoria do vereador Dr. Jonatas César Carnevalli Lopes), e do Diploma de Honra ao Mérito à Relojoaria Colombo (DL nº 876 de 08 de abril de 2025, de autoria do vereador Wilsinho Locutor).
Mesa dos trabalhos da sessão solene para a entrega das honrarias.

Por fim, a presidente da Casa, vereador Ronaldo Peruci, encerrou a cerimônia agradecendo a todos os presentes e destacou que “as homenagens que prestamos hoje não são meros atos protocolares. São o reconhecimento público da alma da nossa cidade, representada por pessoas e instituições que, com seus trabalhos e dedicações, engrandecem diariamente Jaboticabal”.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores Dr. Célio Morais, Gregório Casagrande, Renata Assirati; a vice-prefeita, secretária de Planejamento e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Andréa Delegada; o Capitão PM, Carlos Eduardo Koto; e o 1º Sargento PM Dinael Buzinaro Ricardo, comandante da Estação de Bombeiros de Jaboticabal.


Veja o álbum de fotos:



Assista a íntegra da sessão:




Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477