Homenagem à APAE destaca importância da luta pelo direito das pessoas com deficiência

por Ana Paula publicado 02/12/2021 11h53, última modificação 02/12/2021 13h43

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, na segunda-feira (29/11), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaboticabal (APAE) pelos 50 anos de sua fundação. A entidade recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, conforme o Decreto Legislativo nº 762, de 19 de outubro de 2021, de autoria do vereador Prof. Jonas (REPUBLICANOS), em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade jaboticabalense e região.

Além da honraria entregue à APAE, 50 pessoas, que de alguma forma contribuíram ou contribuem para a efetiva realização do trabalho da entidade ao longo de sua história, receberam uma placa comemorativa instituída pelo Decreto Legislativo nº 761, de 19 de outubro de 2021, de autoria da vereadora Renata Assirati (PSC), e aprovada na Câmara por unanimidade. Por conta do número de homenageados, a presença na solenidade ficou restrita aos homenageados.


Os homenageados, ou respectivos representantes, ocuparam a galeria do Plenário para a solenidade.

A CERIMÔNIA – A história cinquentenária da entidade foi lida pelos anfitriões: a presidente da Casa, Renata Assirati, e Prof. Jonas; e pelo atual presidente da APAE, Celso Cassiano, em seus respectivos pronunciamentos.


Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati, saúda os homenageados.

A Chefe do Legislativo abriu a rodada de discursos para saudar os homenageados e contar o início da trajetória da entidade no município. Em seu discurso, Renata também relembrou da sua contribuição direta à instituição quando chefiou a pasta municipal de saúde, em 2016. “... a APAE de Jaboticabal foi credenciada pelo Ministério da Saúde como CER tipo 2 (Centro especializado de reabilitação físico e mental), tendo os repasses por mês do Ministério da Saúde, de R$ 140 mil até hoje... Parabéns, APAE de Jaboticabal, por construir uma história tão bela, magnifica e de sabedoria! E mais do que isso, de comprometimento com a nossa comunidade, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Parabéns aos homenageados, à diretoria, funcionários, colaboradores, parceiros da APAE de Jaboticabal pelos seus 50 anos de fundação...”, exprimiu Renata.

Na sequência, uma a uma das 50 pessoas escolhidas para representar simbolicamente os anos de atividade da APAE, entre dirigentes e ex-dirigentes, alunos e ex-alunos, funcionários e ex-funcionários, voluntários, pessoas da comunidade, receberam a placa comemorativa.


Adriane Valéria Bage durante seu pronunciamento em nome dos homenageados.

Adriane Valéria Bage foi a responsável pelo pronunciamento em nome homenageados. “Somos uma associação de pais e amigos dos excepcionais. Somos seres únicos, diferentes, incomuns e incompletos. Na verdade, somos todos seres excepcionais. Foram excepcionais as pessoas que tomaram a iniciativa de criar uma associação que promovesse o bem-estar às pessoas com deficiência, que não possuíam um serviço local organizado na década de 70. Foram excepcionais as pessoas que não mediram esforços para fazer vingar esta entidade, que já transformou a vida de milhares de atendidos. Foram excepcionais as pessoas que se dedicaram, e são excepcionais as pessoas que ainda se dedicam de corpo e alma a esta nobre causa ...”, manifestou Adriane.


Prof. Jonas: "Eu, como professor, sei do trabalho sério realizado pela APAE. Sei do empenho."

Por sua vez, o vereador Prof. Jonas discorreu sobre a história da APAE de 2001 a 2010. “... Vocês perceberam que é uma história dinâmica, é uma história de amor ao próximo, é uma história de profissionalismo... Eu, como professor, sei do trabalho sério realizado pela APAE. Sei do empenho. Essa história... foram seus pais e avós [em referência aos homenageados presentes e respectivos representantes] que construíram isso. Às vezes nos pensamos: o que deixaremos para nossos filhos?! A honestidade, o trabalho! O que eles deixaram, seus pais, seus avós, para vocês, foi um legado! Um legado de amor ao próximo. Nós vamos passar, mas a APAE é para o resto da vida...”, expressou Jonas.


Celso Cassiano, presidente da APAE, enaltece a dedicação de todos os profissionais e apoiadores da entidade.

Para o atual presidente da APAE, Celso Cassiano, que contou sobre a trajetória da APAE de 2011 a 2020 e destacou a dedicação prestada por todos que por lá passaram ao longo do cinquentenário, “o profissional que trabalha na APAE, além da profissão técnica que ele exerce, precisa ter um desprendimento maior, porque aquelas pessoas que ali estão [os atendidos] precisam de um tratamento diferente. Ele precisa do nosso amor e do nosso carinho... À nossa equipe de profissionais, que atuou e que esta atuando, temos que agradecer imensamente. Nós diretores somos condutores, os colaboradores nos ajudam a manter os nossos convênios, nos ajudam a propiciar a possibilidade, mas quem executa e quem faz é a equipe APAE. Eu tenho certeza absoluta que nunca pereceremos falta de profissional pelo carinho e pela dedicação e compromisso que todos demonstram trabalhar na APAE. É muito gratificante dirigir uma entidade com uma equipe completa, única e atuante como temos na nossa APAE de Jaboticabal. Parabéns a todos nós e que Deus nos ajude”, discursou Cassiano.


Vera Lúcia Ferreira, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo: "É nossa função fazer valer o direito das pessoas com deficiência."

A presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, Vera Lúcia Ferreira, que marcou presença na solenidade, enalteceu a importância da luta da entidade pelos direitos de igualdade de condições das pessoas com deficiência para as demais. “50 anos de APAE de Jaboticabal, uma história linda! Quantas coisas boas foram feitas nessa cidade. Quantas pessoas se dedicaram... Trabalhar com pessoas com deficiência intelectual múltipla, e autista, é uma missão que Deus deu pra nós... É nossa função fazer valer o direito das pessoas com deficiência. Nós temos que brigar por eles. Muito avançamos, mas temos muito a avançar... E quero deixar aqui um apelo, para que as famílias lutem conosco. Estamos em um momento difícil. Queremos todos na inclusão, mas a gente sabe que não tem condições, e também não queremos que os nossos atendidos sirvam de cobaia numa sociedade que ainda não está preparada. Vamos brigar sim com vocês... Que as pessoas com deficiência seja respeitada, é isso que a gente quer”, defendeu Vera Lúcia.


Prefeito de Jaboticabal, Prof. Emerson Camargo, durante seu pronunciamento.

O prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo, igualmente ressaltou a importância do trabalho desempenhado pela entidade. “... Se não fosse o terceiro setor, eu acredito que a sociedade seria uma catástrofe. Porque, na verdade, quem faz o trabalho dos governos, quem faz o trabalho dos governantes, é o terceiro setor. Responsabilidade essa que deveria ser incumbida em todos os líderes mundiais. E são vocês que fazem isso... É um entregar profundo por uma luta e uma causa cada vez maior. É a construção dessa entrega que faz a APAE nesses cinquenta anos seja hoje quem ela é”, pontuou Camargo.

Marcaram presença na cerimônia os vereadores Dra. Andréa Delegada, Gregório Casagrande, Dr. Mauro Cenço, Ronaldinho e Val Barbieri, o prefeito municipal de Barrinha, Zé Marcos (homenageado), o prefeito municipal de Guariba, Celso Romano (homenageado), e a diretora da APAE de Monte Alta, representando Francisco Inoccêncio Pereira (presidente do Conselho Regional do Rio Turvo, da FEAPAE/SP).


Vista parcial do Plenário durante a cerimônia de homenagem à APAE e seus colaboradores.

A íntegra da sessão pode ser revista pelo canal da Câmara no Youtube e também pelo Facebook. A galeria de fotos está disponível no Facebook.

PARA SABER – No país há mais de duas mil APAES, que prestam atenção integral a milhares de usuários. Segundo Vera Lúcia, o Estado de São Paulo conta atualmente com 308 APAEs, prestando atendimento a mais de 70 mil pessoas dos 645 municípios do estado. São mais de 25 mil funcionários em todas APAEs do Estado para prestar atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares. Em Jaboticabal, são atendidas mais de 300 pessoas da cidade e região, nas áreas da assistência social, educação especial, prevenção e habilitação ou reabilitação da pessoa com deficiência, além do acolhimento de jovens e adultos com deficiência na modalidade Residência Inclusiva, entre outros.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478