Homenagem às Mulheres: Câmara de Jaboticabal celebra Dia Internacional com emoção e reconhecimento

por Ana Paula publicado 15/03/2024 14h27, última modificação 15/03/2024 15h00

A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou uma sessão solene, na noite de sexta-feira (08.mar.24), para homenagear 26 mulheres de diferentes áreas de atuação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A solenidade foi um momento de celebração das conquistas das mulheres, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda precisam ser superados na luta pela igualdade de gênero.

A vereadora Dra. Andréa Delegada, responsável pela saudação às homenageadas em nome do Poder Legislativo, destacou a importância da data e da luta pela igualdade de gênero. “Além de enaltecermos aquelas que vieram antes de nós, não podemos nos esquecer de prosseguirmos na luta para o enfrentamento dos graves problemas decorrentes da desigualdade de gênero que ainda persiste, não só no nosso país, como no mundo todo... Nessa noite nossas homenageadas reúnem uma série de histórias de vida; histórias de superação, de resgate da família, de luta, de amor ao próximo, de doação por algo muito maior. Mulheres, que de uma forma singular marcaram a vida de muitas pessoas”, disse.

Sessão solene do Dia Internacional da Mulher no dia 08/03/2024 na Câmara de Jaboticabal. Sessão solene do Dia Internacional da Mulher no dia 08/03/2024 na Câmara de Jaboticabal.
Homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher durante a sessão solene.

Em um plenário repleto de familiares e amigos emocionados, histórias de superações, lutas e amor ao próximo foram reveladas. Cada homenageada recebeu das mãos dos vereadores autores das indicações, uma placa comemorativa.

Larissa da Silva Scarpellini Grigório, discursando em nome das homenageadas, ressaltou o significado do dia e agradeceu a honraria. "“... queremos celebrar as mulheres de todos os tempos, todos os espaços, que contribuíram e contribuem para ressignificar e reconstruir as histórias das mulheres na sociedade que saibamos reconhecer as lutas, conquistas e o sonho de todas as mulheres, incluindo as que nos procederam nessa jornada extraordinária que é a vida para hoje, para sempre: gratidão e esperança de um futuro mais justo, solidário e afetuoso para todas”.

Larissa Grigório fala em nome das homenageadas na sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher.

As vereadoras desta 18ª Legislatura, Dra. Andréa Delegada, Profa. Paula, Renata Assirati e Val Barbieri, também foram homenageadas com um mimo pelos vereadores em representação às mulheres do Legislativo.

Em nome do Poder Executivo, o prefeito Emerson Camargo discursou sobre a força da mulher na sociedade. “Eu não consegui ver aqui a palavra frágil... Eu vi a palavra trabalho, dedicação, superação, ruptura de barreiras, conquistas, vitórias, principalmente protagonismo de vidas. Mulher é sinônimo de amor, acolhimento, aconchego é também sinônimo de sabedoria, de força, inteligência e capacidade”, disse ele. “As mulheres conseguem fazer dez coisas ao mesmo tempo com excelência de cem por cento, e nós, homens, fazemos uma limitados a chegar a oitenta e nove. Vocês enfeitam o mundo não apenas com a beleza, mas com toda sensibilidade, com toda inteligência para serem faróis em nossas vidas, para nos mostrarem os melhores caminhos que nós devemos seguir”, finalizou.

Mesa dos trabalhos da sessão solene do dia 08 de março de 2024, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de Jaboticabal, composta pela [esq. à dir.] 1ª Secretária da Câmara de Jaboticabal, vereadora Renata Assirati; vereadora Dra. Andréa Delegada; presidente da Câmara de Jaboticabal, vereador Dr. Edu Fenerich; prefeito municipal Prof. Emerson Camargo; vereadora Profa. Paula; e a vice-presidente da Câmara de Jaboticabal, Val Barbieri.

O presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, parabenizou as servidoras do Legislativo e homenageou todas as mulheres. “Desconfio que a mulher tenha alguma ligação com o Sagrado. Talvez seja uma espécie de cobertor Divino, envolvendo a raça humana. Deve ser isso que mantém aquecidas nossas almas gripadas. É lindo ver a mulher acontecendo, ostentando ternura como se nunca tivesse passado por nenhuma tempestade. Existindo em sua plenitude única celebrando seu nome, sua cor, seu amor, superando desafios com força, garra e fé camuflando suas dores com sorriso se enfeitando de luz, graça e maquiagem. É como assistir a um balé de raios, escrevendo histórias no isto de beleza e fúria de poder e mistérios envolventes. Mulheres, vocês são incríveis e acrescento externando minha admiração por cada uma de vocês. Nunca duvidem disso, e, sobretudo, nunca aceitem menos do que vocês merecem”, exaltou o Chefe do Legislativo.

As homenageadas em 2024 foram: Adriana Aparecida Mialichi Hori, Cristiane de Cassia Soares Servidone (Pepa Servidone); Cristiane Vitta Rodrigues e Adriana Cristina Fogaça de Souza (Dra. Andréa Delegada); Andréia Cristina Rombola Casagrande e Eliana Cristina de Oliveira Lucas Casagrande (Gregório Casagrande); Aneliza Aparecida Pereira Bezerra e Larissa da Silva Scarpellini Grigório (Dr. Edu Fenerich); Elaine Vitoria Silva e  Vani Aparecida dos Santos (Daniel Rodrigues); Ana Gomes de Barros e Edna Aparecida Cerutti Trevisoli (Gilberto de Faria); Marina de Matos Rodrigues Teixeira e Marizelda dos Santos Ballini (Prof. Jonas); Claire Michelle Hara e Cris Scarparo (Dr. Mauro Cenço); Marcia Dacal Seguim Amâncio e Maria Regina Belchior Sant'Anna (Profa. Paula); Maria Vilma de Jesus e Roseli Adão (Paulo Henrique Advogado); Andrea Costa Cesar Iughetti e Luci Ana Toste de Faria (Renata Assirati); Cleria de Fatima Caetano Lopes e Rosemari Garcia Jacob (Ronaldinho); Michele Silva Amistá Celestino e  Zilda Aparecida Machado Bernardes (Val Barbieri).

Confira a galeria de fotos da solenidade:

Assista a íntegra da sessão: