Hospital São Marcos recebe homenagem da Câmara Municipal de Jaboticabal pelos seus 50 anos de fundação

por Ana Paula publicado 08/07/2022 13h52, última modificação 08/07/2022 13h55

No último dia 6 de julho, a Câmara Municipal de Jaboticabal realizou uma sessão solene de homenagem pelo cinquentenário de fundação do Hospital São Marcos. O Cine Teatro “Manoel Marques de Mello” serviu de palco para a cerimônia, que reuniu autoridades locais e pessoas que fazem parte da história do hospital.

A vereadora Dra. Andréa Delegada, autora do Decreto Legislativo que instituiu 52 placas comemorativas, subiu à tribuna para saudar os homenageados. Em seu pronunciamento, a vereadora resgatou a história do nascimento do Hospital São Marcos na Cidade das Rosas, que surgiu do sonho de um grupo de pessoas, entre elas, seu sogro Dr. José Batista Nogueira (in memoriam), que idealizou um local onde os “valores humanos norteariam suas ações... onde todas as dores seriam tratadas com dignidade e amor necessários”. Ainda em sua fala, Dra. Andréa enalteceu o trabalho de todos que passaram pelo hospital: “Falar do hospital São Marcos é antes de tudo falar de pessoas que dedicaram parte de suas vidas ao bem comum, que prestaram seus serviços com todo amor, dedicação e altruísmo”, pontuou a parlamentar.


Vereadora Dra. Andréa Delegada durante seu pronunciamento na sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação do Hospital São Marcos.

Logo depois, as 52 placas comemorativas foram entregues aos homenageados. O número faz alusão ao meio século do trabalho prestado ao longo do tempo por diversos profissionais e famílias. É o caso do Dr. Luciano Nogueira Filho, escolhido para representar os homenageados no uso da tribuna.

Em sua fala, Nogueira Filho destacou a importância do corpo clínico e dos demais funcionários, e relembrou do então jovem grupo de médicos que deu início ao São Marcos: “um grupo de médicos de grande capacidade profissional, exercendo a medicina com ética, respeito e atenção aos pacientes... Durante muitos anos este hospital navegou por mares de atendimento de alto padrão, e ancorado em um porto seguro de seriedade, capacidade, competência, profissionalismo no atendimento a todos que o procuravam”, discorreu o médico, que também destacou os avanços do hospital ao longo dos anos, como por exemplo, a criação da unidade da mulher, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da tomografia, da hemodiálise, entre outros, e a constante busca de seus profissionais por conhecimentos no avanço da saúde, focando na melhoria do atendimento.


Dr. Luciano Nogueira Filho discursa em nome dos homenageados.

Ainda durante seu pronunciamento, o médico externou sua preocupação com a saúde e bem estar das pessoas, e não poupou críticas sobre o atendimento aos pacientes de todos os planos de saúde que atuam na cidade. “... pacientes queixando-se que, quando ficam doentes, quando necessitam de internação para realizar algum procedimento de urgência, são transferidos para outra cidade [mesmo quando o São Marcos possui leitos vagos para internações]... Por quê? Qual a razão? A população de Jaboticabal não merece ser tratada dessa forma... Não estamos apontando culpados, mas essa instituição merece ser ouvida! Não podemos ficar parados procurando culpados, enquanto situações não acontecem. Temos que, em conjunto com todos, procurar soluções... Torcemos pela sua sobrevivência [em referência ao hospital São Marcos]”, manifestou Dr. Luciano Nogueira Filho.


Vereador Mauro Cenço durante seu pronunciamento na sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação do Hospital São Marcos.

Na sequência, o vereador Dr. Mauro Cenço, autor do Decreto Legislativo que instituiu o Diploma de Honra ao Mérito ao hospital, ocupou a tribuna e destacou a importância do esforço coletivo dos envolvidos no trabalho do São Marcos: “Pessoas que sonharam, pessoas que concretizaram esse sonho, pessoas que continuam a aparar as arestas desse sonho, fazendo dele uma iluminada realidade”, expressou o vereador.


Dr. Paulo Miki Junior durante seu discurso em nome do Hospital São Marcos: “438 mil horas, 18.250 dias, 600 meses, 50 anos! Enfrentando e vencendo as mais diversas dificuldades..."

Para o presidente do hospital, Dr. Paulo Miki Junior, a principal característica do São Marcos nesses 50 anos foi à capacidade de adaptação às mudanças. Definiu a sessão solene como uma noite de vários significados, onde 52 pessoas que, no decorrer dos anos, de uma forma ou de outra, deixaram suas marcas no hospital. “438 mil horas, 18.250 dias, 600 meses, 50 anos! Enfrentando e vencendo as mais diversas dificuldades... Temos aprendido muito ao longo da jornada, e aprendemos principalmente que as pessoas são nossos ativos mais importante... Aprendemos com nossos erros, aprendemos a não culpar os outros pelos nossos erros. Aprendemos e buscamos novas direções. Estamos nos adaptando frente a tantas mudanças, percalços frente à pandemia e suas consequências. E ao nos adaptarmos, sabemos que continuaremos a errar. Mas também sabemos que iremos aprender e assim crescer, evoluir. Somos parte de Jaboticabal! Importante aliado do SUS e das prefeituras da região. E estamos nos tornando referência em saúde mental. Somos o Hospital São Marcos, todos nós. E somos acima de tudo, gratos por isso”, exprimiu Miki Junior.


Presidente do São Marcos recebe Diploma de Honra ao Mérito conferido ao hospital.

Por sua vez, o secretário de Administração Municipal, Ricardo Pontes Gestal, que na oportunidade representou o prefeito, Prof. Emerson Camargo, ressaltou que a longevidade do hospital é marcada por sua “existência, que garante mais existência, pois milhares de vida ali foram salvas ao longo dos 50 anos de serviços médicos de qualidade”, e ratificou o compromisso do governo municipal “de continuarmos na busca da qualidade de vida do povo jaboticabalense”.


Secretário de Administração, Ricardo Pontes Gestal, durante seu pronunciamento em nome do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo.

Antes de declarar encerrada a solenidade, a presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati, rememorou a importância do hospital na construção de sua carreira como profissional da saúde, onde atuou como coordenadora de enfermagem e enfermeira responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH): “... Tenho uma gratidão gigantesca por este hospital... À toda a família São Marcos... muito obrigada por fazerem parte da minha história e da minha vida. Pessoas que trabalhei, que fizeram muito por mim e, claro, pela saúde de muitas pessoas. Essa homenagem de 50 anos só mostra a importância que o hospital São Marcos sempre foi para Jaboticabal. E mostra que o futuro está aí, para fazer sempre o melhor”, finalizou.


Presidente da Câmara, Renata Assirati, durante seu pronunciamento na sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação do Hospital São Marcos.

Prestigiaram a solenidade os vereadores Dr. Edu Fenerich, Val Barbieri e Ronaldinho. A íntegra da galeria de fotos está disponível no Facebook da Câmara (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal).


Autoridades municipais e representantes do Hospital São Marcos.



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478