Ialorixá Neide Ribeiro recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 19/08/2022 16h56, última modificação 19/08/2022 16h59

A Câmara Municipal de Jaboticabal confere em Ato Solene, no próximo dia 25 de agosto (quinta-feira), às 17 horas, Diploma de Honra ao Mérito à Ialorixá Neide Ribeiro.

A honraria foi proposta pela vereadora Profa. Paula (PT) e aprovada em sessão ordinária no dia 21 de março de 2022, resultando no Decreto Legislativo nº 780 de 22 de março de 2022.

Conhecida popularmente como Oyá Neide, também é referência por sua militância em defesa dos Direitos da Comunidade Negra e das Tradições de Matriz Africana e Iorubana.

Jaboticabalense de nascimento, a Ialorixá deixou o município ainda criança. Atualmente, Neide é matriarca do Egbé Awo Àse Yá Mesan Orun, instituição tradicional de matriz africana que se dedica à preservação da cultura e das tradições milenares do povo Iorubá da cidade de Ribeirão Preto (SP).

“O reconhecimento dos esforços de Neide Ribeiro na luta pela inclusão da cultura do povo negro em nosso país deve ser destacado e lembrado, por isso decidimos atender a esta solicitação popular”, manifestou Profa. Paula, autora da homenagem.