Implantação de 1/3 de hora atividade e piso salarial são temas de audiência pública na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 01/06/2022 10h42, última modificação 01/06/2022 10h42

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (CECELMA) da Câmara Municipal de Jaboticabal promove uma audiência pública, na próxima quarta-feira (08/06), às 19 horas, para tratar sobre a reivindicação de implantação da jornada de 1/3 de hora atividade e do piso salarial de professores de creche e do magistério que atuam na rede municipal. O evento é aberto ao público, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara no YouTube (www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal) e Facebook (www.facebook.com/CamaraJaboticabal).

Entre as pautas de reivindicação dos professores está a adequação do 1/3, referente ao direito da jornada extraclasse dentro da jornada normal de trabalho. Isso porque, conforme legislação federal (Lei nº 11.738/2008), a composição da jornada de trabalho deve ser distribuída em 2/3 (dois terços) para o desempenho das atividades de interação com os educandos e 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse (preparar aula, correções de provas, planejamento, entre outros). Os professores igualmente reivindicam a adequação do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica municipal.

O evento contará com autoridades do Poder Executivo, do Legislativo, representante sindical do funcionalismo público, além de profissionais da educação da rede de ensino municipal. “Entendemos que é uma luta importante da categoria, que deve cobrar o Poder Público dessa implantação. Por isso abrimos o diálogo na Casa e queremos ouvir os professores e também o Executivo. Contamos com a presença de todas e todos”, convidam os membros da CECELMA, Profa. Paula (presidente), e os vereadores membros Prof. Jonas (Republicanos) e Gregório Casagrande (Solidariedade).