Ato cívico e inauguração da nova sede do CAPS marcam dia do aniversário de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Pretto Miranda Cabeleireiro, e a 1ª secretária, Dona Cidinha, participaram do ato solene.

O hasteamento das bandeiras, nessa terça-feira (16/07), marcou o início das festividades cívicas no dia em que Jaboticabal completou 191 anos. O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Pretto Miranda Cabeleireiro, e a 1ª secretária, Dona Cidinha, participaram do ato solene ao lado do prefeito José Carlos Hori e de secretários municipais.

Os pavilhões foram hasteados na Praça Doutor Joaquim Batista, considerada o marco zero do município, pelos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, e pelo Bispo diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva. A execução do Hino Nacional ficou por conta da banda do Clube dos Desbravadores Integração. O público presente igualmente entoou o Hino de Jaboticabal em respeito e celebração à fundação de Jaboticabal, em 1828.

Clube Desbravadores Integração se apresentam no ato cívico.

“Eu não sou jaboticabalense de nascimento, mas estou aqui há quase 40 anos, e essa cidade me abraçou. Desde que a gente se tornou uma pessoa com conhecimento cívico, a gente tem feito e tem trabalhado para a construção da cidade. E para mim é uma alegria hoje estar aqui representando a Câmara como presidente da Casa de Leis... e ‘Uma grande cidade é aquela que recebe bem quem chega, deixa saudade a quem parte, e principalmente, cuida muito bem de quem fica’. Fica essa mensagem à Jaboticabal. Uma cidade de gente simples, acolhedora e solidária. Parabéns, Jaboticabal, e toda sua sociedade, na verdade, por seus 191 anos”, manifestou o Chefe do Legislativo.

Autoridades participam de ato cívico no marco zero da cidade.

Na sequência, autoridades participaram da missa solene em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, pelos 191 anos de Jaboticabal e ainda pelos 90 anos da Diocese de Jaboticabal. A cerimônia eucarística foi conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, e demais sacerdotes da diocese, na Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Bispo Dom Eduardo conduz missa em ação de graças à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, em comemoração aos 191 anos do município e dos 90 anos da Diocese de Jaboticabal.

“Celebrar uma festa como essa, é sempre um convite a celebrarmos um agradecimento ao que se foi. As pessoas que passaram, derrubaram sangue nesse chão, suaram para que as coisas acontecessem. Celebrar o dia de hoje é fortalecer os sonhos. O cidadão que não tem sonhos para si, para a família e a para própria sociedade, é um cidadão que não constrói história e não consegue viver com plenitude a alegria da própria vida, ou pertença a algum grupo. E hoje nós celebramos isso sob a proteção de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dessa cidade, que foi cultivada na sua devoção por nosso fundador João Pinto Ferreira. E por isso, se hoje podemos celebrar muitas coisas bonitas, podemos dizer que se deve a essa iniciativa, a essa opção que ele fez, na certeza de que Nossa Senhora do Carmo, protetora, tem nos acompanhado. A ela nos voltamos e pedidos que nos conserve fortalecidos, protegidos, mas acima de tudo, animados, empolgados e desejosos de fazermos a diferença na história dessa cidade”, declarou Dom Eduardo.

Nova sede do CAPS na Rua Santo André, nº 608, no bairro Nova Jaboticabal.

As comemorações continuaram com a inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que passa a atender na Rua Santo André – 608, no bairro Nova Jaboticabal. Especializada em saúde mental, a unidade atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e oferece uma equipe multiprofissional. De acordo com o prefeito municipal, a mudança de sede vai garantir, além de melhor espaço para os atendimentos, economia aos cofres públicos. “É um novo e amplo espaço para atender as pessoas com problemas de ordem emocional, psicossocial. Nós passamos a pagar [com a mudança] aproximadamente um terço em relação ao aluguel que se pagava antigamente. Isso faz parte da administração. Dar qualidade ao atendimento, ao funcionário [é necessário], mas também fazer gestão, e diminuir, por exemplo, o valor do aluguel. Estou muito feliz. Só tenho que agradecer. 191 anos! Um momento mágico, de festividade. Aqui agora no CAPS [entregue]. Muita gratidão a Deus, aos colaboradores e a toda população”, finalizou o prefeito.

Inauguração da nova sede do CAPs.