Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal participa de lançamento do projeto do novo Canil Municipal

por Ana Paula publicado 05/05/2023 11h33, última modificação 05/05/2023 11h37

Inaugurado há quase 30 anos em Jaboticabal, o atual Canil Municipal sofre com a superlotação de animais abandonados e problemas estruturais. Para reverter esta situação, e oferecer um local apropriado ao bem-estar dos animais acolhidos, e também aos funcionários que atuam no local, a prefeitura municipal apresentou no dia 19 de abril de 2023, no Paço Municipal, um projeto para a construção de um novo Canil.

Confeccionado considerando a possibilidade de construção modular, a obra será feita por etapas. A primeira delas deve contar com um aporte de R$ 464 mil. O investimento global para a conclusão da totalidade da obra está estimada em aproximadamente R$ 1.5 milhão.

O projeto foi apresentado pelo prefeito municipal Prof. Emerson Camargo, juntamente com o engenheiro responsável, a autoridades, profissionais ligados à área animalista, representantes da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da 6ª Subseção da OAB Jaboticabal, além de protetores dos animais. É o caso do senhor Gilberto Lopes de Oliveira, hoje com 86 anos – mais de 25 deles devotados à causa animal –, amante da raça Pit Bull e que dedicou cerca de parte de sua vida para cuidar dos amigos de quatro patas. “Há vinte anos falavam em reformar o canil, mas não saía do papel. Agora espero que realmente dê certo”, torce o protetor.

Projeto é apresentado pelo engenheiro responsável.

“Olhamos o orçamento que temos, para o projeto. Agora o trâmite para sair do papel, é o da burocracia. Mas ele vai sair do papel! O terreno existe. A área já está sendo constituída e será instituída por meio da Câmara. Como é um processo modular, por etapa, nosso engenheiro já preparou a proposta para isso. Os animais hoje vão poder ir para o novo canil. Também temos que reforçar as outras políticas públicas existentes [como a da castração]. A compreensão de todos é quando todos se envolvem. E cada um tem que fazer a sua parte”, manifestou Prof. Emerson na oportunidade.

Prefeito Prof. Emerson mostra a área que deve receber o novo canil - próximo ao bairro Residencial.

A Vice-Presidente da Câmara, e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Casa de Leis, vereadora Val Barbieri, que participou do lançamento juntamente com os vereadores Daniel Rodrigues (igualmente membro da comissão), e da vereadora Renata Assirati, comemorou a conquista. “O canil em Jaboticabal tem 27 anos e nunca passou por uma reforma. E hoje recebemos a notícia de que será construído um novo canil de acolhimento para esses animais... Com a qualidade de vida melhorada, um espaço de soltura, a área verde, baia de quarentena, local para pós-cirúrgico. Hoje vivemos dias em que as leis animalistas estão acontecendo e cada vez mais tem cobrança pra que sejam respeitadas e aplicadas, inclusive pelos gestores públicos. Hoje é um entendimento que o prefeito teve de acolher esse projeto”, pontuou a parlamentar.

Para o médico veterinário, e presidente da Associação Protetora dos Animais de Jaboticabal (APA), Dr. Jeffrey Lui, que trabalha com animais há 30 anos, a união entre Poder Público e população em geral, é fundamental para o bem-estar dos animais. “Pensamos muito positivamente para que isso ocorra. Temos que pensar que vamos ter um canil onde os animais serão inicialmente tratados e curados, prontos para a adoção. Como representante da APA, a preocupação sempre foi em controlar a população dos animais para evitar esse abandono. Peço para que a população seja mais consciente, cuide de seus animais, não os abandone, e nos procure para fazer a castração desses animais evitando as crias indesejadas, que provavelmente seriam abandonadas. Eles merecem ter um lar, espaço, carinho e família. Canil ou abrigo é temporário, e para que esses animais permaneçam temporariamente, eles precisam que as pessoas os adotem. Então a prefeitura vai dar condições pra que esses animais sejam adotados, e a gente precisa da ajuda de todo o município, de todos os seres humanos”, defendeu o presidente da APA.

A galeria de fotos do evento está disponível no Facebook da Câmara.